Por: Victor Valêncio
São Paulo -SP
O Torneio Internacional de Hockey 3×3 feminino ocorreu na Arena Ice Brasil, no período de 07 a 13 de novembro de 2024, com a presença das equipes: Brasil 1, Brasil 2, Porto Rico, Argentina e Colômbia. O jogo inaugural foi entre as equipes das Argentina e Porto Rico, ocorrido na quinta-feira (07/11/24) às 14:00h.
O hockey no gelo 3×3 é uma modalidade empolgante que combina velocidade, habilidade e intensidade em partidas dinâmicas e emocionantes. O formato 3×3, por si só, já transforma o jogo tradicional de hockey em uma experiência mais rápida e com mais oportunidades de jogadas incríveis.
Times Brasil 1 e Brasil 2, Perfilados antes do jogo
Fonte: Ice Hockey / Crédito: Pedro Stanischesk (2024)
Uma das principais características do jogo de hockey 3×3, é que a redução do número de jogadoras no gelo significa mais espaço para movimentação, maior velocidade e constantes trocas de ataque e defesa. Isso torna o jogo mais rápido e intenso, e bastante agradável de se assistir.
As atletas precisam ser extremamente técnicas e ágeis, já que cada jogadora tem mais responsabilidades na criação e finalização das jogadas. O jogo se torna mais dinâmico, com os tempos mais curtos, com partidas divididas em dois ou três tempos, ou mesmo em formato de “rodadas rápidas”. Isso mantém o ritmo acelerado e os espectadores sempre atentos.
Jogadora do time Brasil
Fonte: Ice Hockey / Crédito: Pedro Stanischesk (2024)
Por ser um torneio internacional, a competição reúne equipes femininas de diferentes países, promovendo o intercâmbio cultural e fortalecendo a presença das mulheres no hockey global. Torneios como este destacam a habilidade e o talento das mulheres no hockey no gelo, incentivando a maior participação de atletas, torcedores e patrocinadores.
Além da competição, esses eventos simbolizam um avanço na inclusão e visibilidade do esporte feminino no Brasil. O espírito esportivo e a união entre as atletas fazem desse torneio um espetáculo inspirador tanto para os fãs quanto para a próxima geração de jogadoras.
Times da Argentina e Colômbia antes do jogo
Fonte: Ice Hockey / Crédito: Pedro Stanischesk (2024)
O Brasil não tem uma tradição significativa no hockey no gelo feminino, principalmente devido ao clima tropical do país e à ausência de uma infraestrutura ampla para esportes de inverno. No entanto, há um esforço crescente para promover o esporte, com iniciativas lideradas por entusiastas e pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).
A prática do hockey no gelo no Brasil é restrita a poucos lugares, geralmente em pistas de gelo de shoppings ou centros de lazer, que não são necessariamente adaptadas para competições oficiais. Muitos atletas brasileiros começam no hockey inline (patins em linha) devido à falta de gelo, o que ajuda a desenvolver habilidades que podem ser transferidas para o hockey no gelo.
Goleira do Brasil
Fonte: Ice Hockey / Crédito: Pedro Stanischesk (2024)
A seleção feminina de hockey no gelo do Brasil foi criada para representar o país em competições internacionais, mesmo enfrentando desafios como a falta de jogadoras experientes, patrocínios e poucos locais de treino, a equipe vem se desenvolvendo bastante.
O time feminino compete ocasionalmente em eventos organizados pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF), mas com foco em promover o esporte e adquirir experiência, mais do que buscar títulos. A CBDG tem promovido ações para aumentar a visibilidade e a prática do esporte entre mulheres, como clínicas de treinamento e campeonatos locais.
Jogo entre Brasil 1 e Brasil 2
Fonte: Ice Hockey /Crédito: Pedro Stanischesk (2024)
O Torneio Internacional de Hockey 3×3 feminino, iniciou com o jogo entre Argentina e Colômbia, no dia 07/11/2024. Nos dias seguintes aconteceram vários jogos entre as seleções participantes, na fase classificatória. Foram partidas emocionantes que mostraram o quanto o hockey no gelo pode ser contagiante.
As finais aconteceram na quarta-feira (13/11/2024), a com disputa pelo terceiro lugar, que ficou com a seleção da Colômbia. Na sequência, tivemos a disputa do primeiro lugar entre a equipe da Argentina e da Porto Rico, foi um ótimo jogo, com a equipe celeste mostrando um grande jogo coletivo.
Jogadora da Argentina
Fonte: Ice Hockey / Crédito: Pedro Stanischesk (2024)
O jogo foi bastante acirrado, ficando o placar de 2×1, para a Argentina, por bastante tempo. No final do segundo período a Argentina deslanchou fazendo mais dois gols e encerrando o segundo período com o placar de 4×1. Na volta do terceiro período, Porto Rico marcou o seu segundo gol, esboçando uma reação.
Faltando três minutos para o fim, Porto Rico fez o terceiro gol, dando esperança para a sua agitada torcida, contudo, um minuto depois, o time fez uma penalidade, dando a oportunidade para a Argentina fazer o quinto gol. Faltando um minuto para o final do jogo a seleção celeste fez o sexto gol, e ainda deu tempo para Argentina fazer mais um, Placar Final Argentina 7×3 Porto Rico.
Times da Argentina e Colômbia antes do jogo
Fonte: Ice Hockey /Crédito: Pedro Stanischesk (2024)
Foi uma semana empolgante com grandes jogos de hockey e um ótimo entretenimento para a torcida, que acompanhou atentamente. Esse tipo de torneio dá uma excelente oportunidade de intercâmbio e crescimento de nossa seleção feminina de hockey. É através dessa interação que o time vai “Pegando Casca” para obter resultados melhores no futuro.
Apesar das dificuldades, o hockey no gelo feminino no Brasil tem potencial para crescer, especialmente com o aumento do interesse em esportes diversificados e o apoio das comunidades de hockey. A criação de programas de base e o incentivo para mais mulheres ingressarem no esporte são passos fundamentais para consolidar essa modalidade no país.
Jogadoras da seleção Brasileira de Hockey
Fonte: Ice Hockey /Crédito: Pedro Stanischesk (2024)