TÉCNICAS EM PATINAÇÃO INLINE DOWNHILL


Por: Mônica Valêncio
12/03/2024 – São Paulo -SP

Para aqueles que não têm familiaridade com esporte, na patinação inline Downhill os competidores descem uma área em declive que normalmente é uma estrada em uma montanha ou serra. Os patinadores ganham muita velocidade e precisam ter habilidades avançadas para se manterem em equilíbrio e principalmente saber desacelerar até parar.

Nesse ponto, entram as técnicas para que o patinador possa descer a ladeira com segurança. Antes de tudo, é preciso dizer que esse esporte não é para iniciantes, é necessário que o praticante tenha total domínio do equilíbrio sobre patins e, principalmente, das principais técnicas de frenagem em slide.

Patinadores fazendo Inline Downwill
Fonte: Estef Arletaz (2024)

Antes de falarmos das técnicas, é necessário ressaltar a importância do uso dos equipamentos de proteção, são eles que darão a segurança para que o praticante não se machuque, em uma eventual queda. A patinação Inline Downhill é provavelmente a prática mais extrema de patinação, ela envolve altas velocidades, mesmo quem não é recordista, desce acima de 70 km/h e uma pequena queda pode causar ferimentos muito graves.

Em função disso, é fundamental o uso de equipamentos de segurança, mesmo aqueles que não são usuais para a patinação comum. Os equipamentos devem ser de uso obrigatório para aqueles que se aventuram pelas serras, colinas e ladeiras. Começando pelos protetores de peitoral, eles são equipamentos que têm por finalidade a proteção da parte superior do corpo, mantendo a coluna ereta e protegendo-a em eventualidade de quedas.

Jogadores no “NHL All Star Game 2024”
Fonte: NHL (2024)

Imagem de protetores de peito com ombreira
Fonte: Aliexpress (2024)

A região inferior do corpo também deve estar protegida com protetores de quadril e glúteos. Eles minimizam o impacto do corpo junto ao piso, em caso de queda frontal, lateral ou traseira. Esses protetores também têm um papel fundamental para minimizar a possibilidade de fratura de cóccix em uma eventual queda mais forte.

3.1

Imagem de protetores de quadril e glúteos
Fonte: Amazon (2024)

Itens básicos na patinação, joelheira e cotoveleira, devem ser de boa qualidade, acolchoadas e com um plástico frontal resistente, preferencialmente em ABS. Em uma queda, a maior probabilidade é que os joelhos recebam o primeiro impacto do piso, em função disso, eles devem estar bem protegidos, assim como os cotovelos

Joelheira/Cotoveleira
Fonte: Amazon (2024)

Por último, temos, certamente, o mais importante dos equipamentos de proteção: o capacete. Esse item de segurança é primordial, pois, em caso de queda, a cabeça é sempre a parte do corpo mais frágil, mesmo quando pensamos em patinação convencional o número de acidentes de patinadores com traumatismo craniano é bastante significativo.

No caso do Downhill, os capacetes são totalmente fechados, com proteção de queixo e uma proteção interna bastante acolchoada para proteção em uma queda. Na parte externa, o capacete é feito de material leve e resistente a alto impacto, o design do capacete também é pensado para ajudar na aerodinâmica da descida.

Capacetes de para Downhill
Fonte: Amazon (2024)

Falando propriamente das técnicas para a prática do Inline Downhill, a primeira delas é preciso que o praticante tenha uma postura correta, de equilíbrio, pois as velocidades atingidas são extremamente altas. Uma postura adequada é manter uma perna um pouco à frente da outra, esse movimento aumenta a base de sustentação e distribui o peso igualmente em todas as direções, isso diminui o risco de tombamento.

Os joelhos têm um papel fundamental na segurança da descida, eles devem estar flexionados em menor ou maior grau, dependendo da velocidade que o patinador estiver. O posicionamento do joelho é fundamental para o equilíbrio quer seja quando o patinador estiver em linha reta, ou quando ele estiver fazendo uma curva.

Competidores de Inline Downhill
Fonte: Roller enligne (2017)

O posicionamento do peso do corpo deve estar um pouco à frente. A descida envolve passar por superfícies irregulares que vão gerar alguns solavancos, nesse caso a posição dos calcanhares é fundamental para quer o competidor não fique preso em alguma irregularidade do asfalto, ou mesmo em alguma pedra pelo caminho.

Na descida, é fundamental que o peso do corpo esteja projetado para frente, além de manter um pé na frente do outro como foi falado anteriormente. O foco do competidor tem que ser o que está a sua frente, ele tem que ter em mente o grau de inclinação que usará em cada curva, somente dessa forma ele poderá fazer uma descida com segurança.

O principal desafio da patinação inline downhill é controlar a velocidade, o praticante precisa ser capaz de controlar a rapidez da sua descida, para isso ele tem que ter o conhecimento avançado de como desacelerar para uma velocidade controlada e segura, enquanto patina em declive. Existem várias técnicas que o patinador aprenderá com o tempo de treino.

Patinador em competição de Downwill
Fonte: World Skate (2022)

A escolha da inclinação do declive deve estar acordo com o nível do patinador, para aqueles que não dominam totalmente a patinação é aconselhado que nem tentem praticar a modalidade. É necessário ter a consciência que esse é um desafio para as pessoas que estejam em um nível extremamente alto na patinação, tanto no controle do equilíbrio, quanto no conhecimento dos vários tipos de frenagens, para as diferentes situações que poderão surgir.

Além da maneira tradicional de descer a ladeira, de frente, existe a possibilidade de descer a ladeira de costas, nesse caso o cuidado deve ser redobrado, ainda mais porque o patinador tem a preocupação extra de ter quer olhar, de costas, para onde ele está indo. Mesmo com todos os equipamentos de proteção, ter uma queda de costas pode comprometer seriamente a coluna e a cabeça, ainda que ela esteja protegida com capacete.

Patinador em competição de Downwill
Fonte: Rollsport (2024)

Em um esporte que envolve altas velocidades, os riscos são enormes e o praticante precisar ter um nível elevado na patinação. Ele precisa estar muito seguro e tranquilo para o desafio de descer uma grande área em declive. Tão importante quanto o preparo físico é o preparo mental, a concentração na pista para que tudo saia conforme planejado.

Além da habilidade do patinador em se equilibrar na descida e fazer as curvas com segurança, é fundamental que saiba desacelerar e principalmente parar, para isso o competidor deverá dominar as várias técnicas de frenagem. Algumas dessas técnicas são semelhantes às frenagens do hockey no gelo.

As técnicas são as mais variadas desde a técnica do slide, em que o patinador freia com os pés em formato de um T, até a frenagem em paralelo quando o competidor freia lateralmente, semelhante ao jogador de hockey quando freia levantando uma cortina de gelo.

Patinador de Downhill freando em paralelo
Fonte: Worldskate (2022)

O domínio de cada uma dessas técnicas, de frenagem, é fundamental para que o praticante de downhill possa fazer uma descida segura e com o mínimo de riscos. Durante o percurso várias situações negativas poderão surgir como um asfalto rachado, carros e até animais na pista, em cada uma delas o praticante deverá agir rápido e para isso saber desacelerar é fundamental para a sua segurança.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A patinação inline Downhill pode ser muito prazerosa, mas também muito perigosa, qualquer descuido e o praticante pode ter uma queda muito feia, acarretando arranhões, hematomas, e em casos mais sérios, múltiplas fraturas. Ainda existe o risco real de ser atropelado por um veículo, que possa estar subindo a serra em sentido contrário.

Por isso é fundamental que o praticante iniciante tenha em mente que o esporte pode ser muito perigoso, se ele não estiver preparado para praticá-lo. O futuro atleta deve começar a fazer o downhill em pequenas inclinações e conforme for se sentindo mais seguro, e tiver mais domínio em curvas e freadas, possa ir aumentando o nível de dificuldade das descidas.

Definitivamente esse não é um esporte para iniciantes, para praticá-lo é preciso que o patinador tenha total controle da velocidade, e principalmente que saiba como reduzi-la em diferentes níveis e tenha capacidade de frear os patins de maneira rápida e segura. Todas essas habilidades são adquiridas com muito tempo de patinação e treinos árduos, somente dessa forma o praticante de Downhill terá segurança em descer serras sinuosas, em altíssimas velocidades.

REFERÊNCIAS

https://bigwheelblading.com/gabe-holm-downhill/
https://www.cbhp.com.br/site/wp-content/uploads/2020/02/Regulamento-Inline-Downhill-CBHP-2020.pdf
https://www.devaskation.com/blog/
http://www.inlineplanet.com/Articles/don’tgodownhillo.html
https://inlineskate-rollerblades.blogspot.com/2021/05/a-brief-history-of-roller-skates-from.html
https://www.rollerquad.it/tag/downhill-roller-skating/
https://online-skating.com/second-leg-of-the-2017-downhill-world-cup-ambrose-downhill-in-sant-ambrogio-di-valpolicella-italy/
https://rollerskatecity.com/how-to-roller-skate-downhill-safely/
https://www.rollerenligne.com/en/category/inline-downhill/
https://www.rollsport.de/inline-downhill/
http://www.skatefaq.com/downhill.html
http://www.worldskate.org/inline-downhill.html
https://www.worldskate-rad.org/cgi-bin/worldskate_pages.cgi?page=home
http://www.buggy-rollin.com/
https://www.inlineplanet.com/Articles/don’tgodownhillo.html