Por: Ronaldo Valêncio
São Paulo -SP
Patinar é uma atividade física agradável e divertida, que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Para aqueles que estão iniciando no esporte, temos algumas dicas que podem ajudar a evitar quedas indesejáveis e ferimentos diversos. Essas dicas servem tanto para os iniciantes, quanto para aqueles que ainda não se sentem seguros, sobre as quatro rodinhas, e podem ajudar o praticante a aproveitar ao máximo sua experiência na patinação.
Criança aprendendo a Patinar
Fonte: Modo Brincar (2024)
1. Equipamentos de proteção
É muito comum as pessoas agirem por impulso, na compra de um par de patins, e esquecer de comprar os equipamentos de proteção. Esses itens são tão importantes quanto o próprio par de patins, e jamais devem ser negligenciados. Os equipamentos fundamentais são: Capacete adequado, Joelheiras resistentes e acolchoadas, cotoveleiras, proteção de punho e, para os iniciantes protetor de quadril e cóccix.
Patinadora colocando os equipamentos de proteção
Fonte: Hawaii Surf Point (2024)
A patinação é um esporte emocionante, mas o cuidado começa com o uso adequado dos equipamentos de proteção. São eles que proporcionarão aos praticantes a segurança de deslizar, quase sem atrito, e desfrutar do prazer da patinação. Aqui vale aquela máxima “Não economizar em segurança”, é importante escolher equipamentos robustos e adequados, que darão segurança ao praticante da patinação.
Bermuda para proteção de quadril e Cóccix n
Fonte: Mercado Livre (2024)
2. Escolha adequada dos patins
Antes de se aventurar sobre rodas, é importante escolher os patins certos para as suas necessidades. Existem duas grandes famílias de patins: o Patins Quad e o Patins Inline, os patins Quad têm quatro rodas dispostas em um padrão quadrado (duas na frente e duas atrás), enquanto os patins Inline têm rodas dispostas em linha. Cada família tem modelos diferentes, dependendo do que se pretende praticar.
Criança com todos os equipamentos de proteção
Fonte: Xino Sports (2024)
No caso do Quad, existem modelos para recreação (Tradicional), Patinação Artística, Corrida, Roller Derby e o Hockey Quad. No caso do Inline a quantidade de estilos é ainda maior, existindo patins Inline para: Recreação (Fitness), Urban (Freestyle), Agressive (Street), Slalom, Corrida (Speed), Inline Artístico (Patinação Artística), Downhill, e Hockey Inline.
Quando se está começando do zero, o patim mais indicado é o de recreação, seja ele Quad ou Inline. A partir do momento que o praticante estiver mais seguro e qualificado para fazer diferentes tipos de manobras, e principalmente, tiver o domínio dos diferentes tipos de freadas, ele pode se direcionar para os diferentes estilos da patinação.
Patins Quad Tradicional da Rye e Patins Inline Fitness da HD Inline
Fonte: Rye / Konceptinline (2024)
3. Verificação dos patins:
Antes de colocar os patins nos pés, é necessária a inspeção, e através dela uma verificação geral das condições dos patins em busca de sinais de desgaste. É fundamental se certificar de que o conjunto de rodas, rolamentos e outros componentes estejam em boas condições e devidamente fixados.
4. Escolha locais seguros:
Para quem está iniciando no mundo da patinação, é importante optar por praticar em lugares planos e superfícies lisas. Uma opção interessante são parques, onde não há tráfego de carros, e o patinador iniciante pode se sentir mais seguro, outra opção são as quadras comunitárias, onde o patinador também encontrará condições favoráveis. O iniciante deve evitar ruas movimentadas, áreas congestionadas e locais com tráfego intenso.
Família patinando em parque
Fonte: Blog Patins (2024)
5. Aquecimento
É muito comum as pessoas esquecerem que a patinação é uma atividade física e, como tal, merece todo o cuidado com o aquecimento. É necessário fazer uma sessão mínima de alongamento da musculatura das pernas e braços, para que não haja o risco de distensão ou um estiramento muscular.
6. Equilíbrio e Postura
Para se ter controle total sobre os patins, os pés jamais devem estar paralelos, é preciso que fique um ângulo agudo entre eles, algo entre 60 e 70 graus, os joelhos devem estar ligeiramente flexionados, e o peso do corpo deve estar centralizado no meio dos patins. Essa postura equilibrada dará estabilidade quando o patinador iniciante começar a se mover.
Patinador Quad
Fonte: Bouce Magazine 2024
7. Patinar
Para começar a patinar, é necessário fazer um movimento lateral e estendido, jogando os pés para fora de maneira contínua, direita, esquerda e assim sucessivamente. A posição quase em “L” dos pés ajudará a dar o impulso lateral, de maneira que o patinador irá controlar a velocidade em que ele possa se sentir mais seguro.
8. Planar
Depois de impulsionar e ganhar velocidade, o patinador pode deixar o impulso levá-lo. Para isso ele deve manter os joelhos ligeiramente flexionados e o corpo relaxado enquanto desliza sobre os patins. A prática é importante para manter o equilíbrio ao deslizar por longas distâncias.
Crianças tendo aulas de patinação
Fonte: JCB (2024)
9. Frenagem
Aprender a frear corretamente é fundamental para a segurança do iniciante, a técnica de frenagem mais comum para iniciantes é o T-stop. Para usá-la é necessário inclinar um pé perpendicular ao outro, formando um formato de “T”. Pressione suavemente as rodas do pé de freio contra o solo para desacelerar ou parar. Lembre-se de manter o equilíbrio e distribuir o peso uniformemente.
10. Fazendo Curvas
A maneira mais fácil de se começar a fazer uma curva é inclinar o corpo levemente e controlar o direcionamento da curva, nesse caso os pés ficam próximos de estar paralelos. É importante dobrar os joelhos e usar os tornozelos para iniciar a virada, à medida que o patinador se tornar mais confiante, ele pode tentar fazer curvas mais fechadas.
Patinadora Inline
Fonte: Pexels/ Wendy Wei/ Creative Commons (2024)
11. Fazendo Curvas
Quem está começando a patinar tem que se acostumar com as quedas, motivo pelo qual o uso dos equipamentos de proteção é tão importante. Cair faz parte do aprendizado e o mais importante é cair da maneira correta. O iniciante deve ter uma postura que minimize o impacto, dobrando os joelhos, mantendo as mãos à sua frente e caso caia deslize as mãos através da superfície do protetor de punho.
Isso ajuda a distribuir o impacto e evita lesões no pulso. Aqui vale uma ressalva, todos os equipamentos de proteção são importantes, mas aquele que não deve ser esquecido são os protetores de pulso, pois eles poderão evitar sérias lesões nas articulações das mãos.
12. Construindo confiança
O iniciante deve começar a patinar em superfícies lisas e planas com obstáculos mínimos. À medida que ele ganha confiança e habilidade, pode explorar terrenos e desafios mais variados.
Grupo de patinadores de Foz do Iguaçu
Fonte: Ed Queiroz (2024)
13. Controlar o próprio ritmo
É normal, quando se começa a patinar, que o praticante queira aprender a fazer tudo rapidamente, no menor espaço de tempo, mas não é assim que a coisa funciona. Cada pessoa tem um ritmo diferente de aprendizado e um tempo próprio, o iniciante não deve se apressar em aprender movimentos complexos, sem ter a devida segurança no esporte.
14. Evite distrações
Mantenha o foco no ambiente ao seu redor e na sua técnica de patinação. Evite usar telefones ou outras distrações que possam comprometer sua atenção e equilíbrio.
15. Esteja atento às condições climáticas
Superfícies molhadas ou escorregadias podem aumentar o risco de acidentes. Evite patinar em condições de chuva.
TÉCNICAS DE PATINAÇÃO AVANÇADAS
Existem várias outras técnicas que estão enquadradas em um nível avançado e serão tratadas em um texto futuro, algumas delas são: Crossovers, Patinação para Trás, Saltos, Power Slides, Paradas de Rotação, Slalom, Dança sobre Patins, Rampas e Obstáculos.
CONCLUSÃO
Patinar é uma atividade divertida e prazerosa que pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Ao escolher o equipamento certo, dominar as técnicas básicas e praticar medidas de segurança, o praticante poderá aproveitar ao máximo sua experiência de patinação. Lembrando que devemos começar devagar, sermos paciente conosco mesmo e aproveitar a jornada de aprendizado e aprimoramento de nossas habilidades.
REFERÊNCIAS
https://blog.patins.com.br/seguranca-na-patinacao-tudo-e-diversao-e-alegria-ate-que/
techniques/https://edqueiroz.com.br/associacao-de-patinacao-promove-encontro-de-patinadores-em-foz-do-iguacu/https://bouncemagazine.co.uk/a-beginners-guide-to-roller-skating-tips-and-
https://www.hawaiisurfpoint.com.br/5-beneficios-da-patinacao-que-voce-ainda-nao-sabia/
https://www.konceptinline.com.br/patins-hd-inline-fast-branco?gclid=EAIaIQobChMIkPeku87kggMVFFNIAB2SwQTTEAQYByABEgKrdvD_BwEhttps://modobrincar.rihappy.com.br/como-andar-de-patins/
https://www.patinsrye.com.br/patins-amazon-branco-c/-roda-branca
https://revistamarieclaire.globo.com/saude/noticia/2023/08/patinar-traz-beneficios-fisicos-saiba-como-a-pratica-pode-substituir-a-bike-e-ate-a-corrida.ghtml
https://rollerskatenation.com/watch-learn/5-beginner-roller-skating-drills-master-the-basics/
https://skatefresh.com/how-to-rollerskate-smoothly-without-fear/
https://skatingacademy.org/learn-to-skate/basic-skills/
https://skatefresh.com/how-to-rollerskate-smoothly-without-fear/
https://www.wikihow.com/Roller-Skate
https://www.xinosports.com/blogs/news/trick-skating-6-basic-tricks-on-roller-skates
https://www.xinosports.com/blogs/news/protective-gear-for-skating-guide-to-safety-gear