Por: Thays Moreno
Atualizado em 06/07/2024
Quando nos referimos à patinação Quad recreação, estamos falando da patinação de lazer, aquela praticada pelos patins tradicionais e que não tem nenhum cunho de competição. É a patinação que tem por objetivo a diversão, a finalidade principal que é o bem-estar de seus praticantes.
Essa modalidade muitas vezes é a porta de entrada para a patinação, afinal de contas o primeiro par de patins que é comprado está relacionado à vontade de se divertir, à necessidade de se sentir livre, praticando uma atividade física que é muito benéfica à saúde.
Apesar do assunto ser patinação sobre rodas Quad, não podemos nos esquecer que tudo começou com a patinação no gelo que tem os seus primórdios há 5000 anos. No início, ela era praticada sobre ossos de animais e a motivação era de sobrevivência. Era preciso rapidez para capturar uma presa, ou mesmo fugir de uma situação de perigo, sobre os lagos congelados dos países nórdicos.
Réplica dos primeiros patins ósseos de 3000 anos A.C.
Fonte: Viking Arch Europe (2022)
Com relação à patinação de rodas a referência mais antiga que encontramos remete à Holanda do início do século XVII, quando um desconhecido decidiu patinar no gelo no verão, ele realizou a patinação em terra seca pregando carretéis de madeira em bases e prendendo-os aos seus sapatos.
Em 1863, o americano James Plimpton melhorou e patenteou um novo design de patins. Ele foi projetado com quatro rodas, duas na frente e duas atrás, além disso a base era flexível de forma que o patinador poderia se inclinar para direcionar os patins. Este novo design aumentou consideravelmente a manobrabilidade, a aceitação do modelo garantiu a primeira pista pública de patinação em Nova York.
Patins patenteado por James Plimton em 1863
Fonte: Vintag (2021)
A partir da patente de James Plimptom, os patins Quad dominaram a cena da patinação. A nova diversão passou a ser uma das principais atividades de lazer e começou a fazer parte do cotidiano da população, ela estava inserida nos rinks de patinação, que se multiplicaram rapidamente pelo mundo afora.
A década de 1880 é considerada como a primeira “febre’ mundial dos patins, eles já estavam sendo produzidos em massa no mundo. Nessa época, Londres tinha 70 pistas de patinação, Paris tinha 40, Nova York pelo menos 20. Em 1902 teve inauguração de pista pública de patinação, em Chicago, com a presença de 7.000 pessoas.
Com o término da 2ª Guerra Mundial a patinação entrou em uma “era de ouro” nos Estados Unidos, onde se tornou o esporte de maior participação. No seu auge, havia cerca de 5.000 pistas e 18 milhões de patinadores. Os fãs se reuniram para assistir Roller Derby, no final da década de 1940 as partidas de contato total começaram a ser televisionadas toda semana.
No percurso de sua história a patinação sobre rodas sempre esteve ligada à recreação, ao lazer, à satisfação de deslizar quase sem atrito. Os rinks de patinação eram locais para socialização e muitas vezes onde os jovens iam buscar pretendentes. A diversão era levada muito a sério, era um programa obrigatório, principalmente nos finais de semana.
Honolulu Skating Rink em 1871
Fonte: hawaii.edu (2022)
A combinação do prazer de deslizar, quase sem atrito, com o corpo em total equilíbrio é uma sensação única, também é incontestável os benefícios que a patinação de recreação pode trazer. Ela é uma atividade dinâmica tonifica o corpo e que exige bastante das coxas, panturrilhas e abdômen e glúteos.
Segundo especialistas, patinar pelo período de uma hora corresponde a queimar 500 calorias, isso ajuda na queima da gordura e na diminuição do peso. A patinação de recreação por ser uma atividade de baixo impacto exige menos do corpo, é uma atividade menos traumática para as articulações, preservando as cartilagens dos tornozelos, joelhos e quadris. Isso ocorre porque a patinação tem um movimento fluido e contínuo.
Comparado com outras modalidades como o “Agressive”, o fato de não envolver saltos e aterrissagens evita dores e lesões. Existe outro aspecto importante na patinação de recreação que é a estimulação do sistema cardiovascular, a atividade desenvolve o músculo cardíaco e melhora o fluxo sanguíneo. Quando ela é praticada com regularidade melhora a resistência e a frequência cardíaca.
Patins de Recreação Rye (Camilla Guerra)
Fonte: patins Rye (2022)
Um dos principais componentes da patinação de recreação é o fato de ela ser praticada ao ar livre, melhor ainda se for na presença da natureza, em orlas, parques, e áreas de preservação. Esse componente ambiental pode ajudar bastante na eliminação do estresse acumulado durante dias, fazendo com que o praticante possa desfrutar de uma prazerosa sensação de liberdade.
Segundo pesquisa realizada na Universitat Konstanz, na Alemanha, verificou se que a patinação moderada aumenta o batimento cardíaco do praticante para 120 batimentos por minuto. O aumento do ritmo de batimento, dentro dos limites indicados pelos médicos, fortalece o músculo cardíaco e ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
Outros estudos têm demonstrado que a patinação proporciona um treino aeróbico completo, ele envolve todos os músculos do corpo, especialmente o coração. A patinação equivale a uma corrida em termos de benefícios para a saúde e consumo calórico, redução da gordura corporal e desenvolvimento da força das pernas.
A patinação é recomendada pela American Heart Association (AHA) como um esporte de condicionamento aeróbico. Em apenas uma hora de patinação moderada pode ocorrer uma queima de até 500 calorias. Segundo estudo realizado na Universidade de Massachusetts, a patinação causa menos de 50% do choque de impacto nas articulações em comparação com uma corrida.
Grupo de Patinadoras Quad recreação durante a pandemia
Fonte: Blog Patins (2024)
De acordo com a Dra. Carl Foster, professora de medicina da Universidade de Wisconsin, a patinação é tão benéfica quanto correr ou andar de bicicleta. Ainda segundo alguns estudos o hábito patinar trás relaxamento e melhora sensivelmente o humor das pessoas, isso porque durante o exercício existe a liberação da endorfina, hormônio da felicidade, responsável por melhorar o humor das pessoas.
Um outro ponto positivo é que a patinação de recreação, utilizada de forma contínua ajuda a manter e até reduzir o peso do praticante. Estudos mostram que o esporte envolve todos os músculos do corpo e ajuda na perda de peso e reduz a gordura corporal. A patinação também estimula as articulações sem que elas fiquem sobrecarregadas.
Outros estudos mostram que a patinação praticada de forma regular tem efeito no desenvolvimento do cérebro e aumenta as funções cognitivas. A atividade melhora o foco e a capacidade de tomada de decisão, além de permitir que tornem suas habilidades cognitivas melhores e produtivas. Portanto a adição dos patins, de forma moderada à rotina como exercício será a melhor atividade física e mental possível.
Patins de Recreação Traxart
Fonte: Traxart (2022)
De acordo com a American Diabetic Association (ADA), a patinação também ajuda no controle dos níveis de insulina no sangue em pacientes diabéticos. Ela previne e controla a diabetes na medida que diminui a glicose no sangue, alivia o estresse e mantém os níveis de colesterol no corpo. Portanto a atividade se mostra um excelente gerenciador da diabetes.
A Patinação estimula o equilíbrio físico e mental, também melhora os reflexos e a flexibilidade. Por ser uma modalidade de entrada na patinação ela pode ser praticada como um hobby, uma forma de deslocamento da casa para o trabalho, ou uma atividade física praticada em clubes, com o intuito de manter a forma.
À medida que a patinação desafia o equilíbrio ela acaba envolvendo muito dos músculos. Tentar manter o controle sobre rodas instáveis exige que o abdômen se estabilize, reaja e se adapte a estímulos variáveis à medida que a pessoa se movimenta. Enquanto isso a coluna o abdômen e os músculos da região lombar desempenham um papel importante em manter a pessoa ereta.
Pista de Patinação da Roller Jam
Fonte: Roller Jam (2022)
Muito se falou sobre a patinação de recreação ser praticada ao ar livre, mas não podemos nos esquecer das pistas de patinação, que estão retornando com força total, tanto as fixas quanto as itinerantes. Um bom exemplo é a Roller Jam que teve a sua unidade da Mooca (São Paulo) inaugurada em 2012 e até hoje é uma referência quando falamos sobre pista de patinação Quad.
Além da Mooca, a Roller Jam tem uma unidade em Moema e tem a companhia da Roller Dancing em São Caetano do Sul e, mais recentemente, da pista de patinação Roller Dance no centro de São Paulo, na Liberdade. No caso das pistas itinerantes, que são montadas em shoppings, temos como exemplos as pistas da traxart e da Iceland 10.
O mesmo movimento que presenciamos na cidade de São Paulo, vemos em outras regiões do Brasil, as pistas de patinação se multiplicam tanto de forma fixa, quanto de forma itinerante. Pela internet e redes sociais, como o tik tok, assistimos a milhares de vídeos que têm a patinação como pano de fundo.
Pista de Patinação da Roller Dancing
Fonte: Tripadvisor (2022)
Nos dois últimos anos, em função da pandemia do Corona Vírus, as pessoas ficaram muito tempo presas em casa, tendo como companhia, o computador, o tablet e o smart phone. Nesse cenário a patinação tornou-se um elemento de escape não só da pandemia, mas também de toda a parafernália eletrônica que ela, a pandemia, nos trouxe.
Com o maior controle sobre a pandemia, as pessoas voltaram a patinar em áreas abertas, pelas ruas e parques, pudemos ver famílias e grupos de amigos deslizando sobre rodinhas. Vendo essas cenas percebemos que a patinação fortalece os vínculos sociais, ajuda as pessoas a se relacionar com outros que compartilham da mesma paixão e formam grandes grupos, tanto presenciais quanto virtuais.
A patinação de recreação é bastante democrática, ela está de braços abertos para crianças, adultos, os mais velhos, independe de gênero, pois ela transcende a idade, a cor da pele, a orientação sexual e a condição social, ela é para todos que gostam de se sentir livres sobre rodinhas, com um mínimo de resistência e um máximo de satisfação pessoal.
A patinação sobre rodas é uma excelente forma de recreação por vários motivos, talvez o principal deles é que patinar é uma ótima maneira de se exercitar. Ajuda a fortalecer músculos, melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, além de oferecer um bom exercício cardiovascular.
Em um mundo cheio de estresse a patinação pode ser uma atividade divertida e emocionante, seja você um iniciante aprendendo as técnicas básicas ou um patinador mais experiente praticando manobras avançadas. Ela é uma atividade social, ideal para fazer com amigos, família ou colegas. É uma oportunidade para se reunir, se divertir e criar memórias juntos.
A patinação pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando uma maneira divertida de relaxar e liberar endorfinas. No caso de iniciantes, aprender a patinar pode ser um desafio estimulante. Superar obstáculos e melhorar suas habilidades ao longo do tempo traz um senso de conquista pessoal.
Independentemente do nível de habilidade, a patinação é uma atividade recreativa versátil que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades, proporcionando uma mistura saudável de diversão, exercício e oportunidades para se conectar com os outros.
http://archive.boston.com/news/local/articles/2008/11/13/the_wheels_started_turning_in_1863/
https://blog.decathlon.in/articles/the-top-10-benefits-of-fitness-skating
https://www.healthline.com/health/fitness/is-roller-skating-good-exercise
https://patinsclub.com.br/modalidades/
https://www.patinsryerj.com.br/patins-rye-camilla-guerra
https://blog.decathlon.in/articles/the-top-10-benefits-of-fitness-skating
https://rainbowrink.com/fun-family-fitness-ahead/
https://www.rollerskatedad.com/10-amazing-health-benefits-roller-skating/
https://www.rollerskating.com/pages/all+about+roller+skating/51
https://sites.google.com/a/hawaii.edu/ndnp-hawaii/Home/historical-feature-articles/first-skating-rink
https://www.stylist.co.uk/fitness-health/workouts/roller-skating-benefits/493978
https://www.skatemoore.com/4-benefits-of-skating-for-kids-and-adults/#:~:text=Roller%2Dskating%20is%20a%20great%20way%20to%20improve%20heart%20health,even%20improves%20flexibility%20and%20endurance
https://www.tampabay.com/life-culture/entertainment/2020/10/28/roller-skating-whether-for-activism-or-tiktok-creates-community-in-tampa-bay/
https://theathlima.com/benefits-of-roller-skating/
https://www.traxart.com.br
https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g1162161-d10745458-Reviews-Roller_Dancing-Sao_Caetano_do_Sul_State_of_Sao_Paulo.html
https://www.vintag.es/2021/01/plimpton-skate.html
http://viking.archeurope.com/art/antler-bone-and-ivory/viking-ice-skates/