Por: Ronaldo Valêncio
São Paulo -SP
A patinação no Parque do Ibirapuera, me traz muitas recordações, lembranças de um tempo que só existia um único tipo de patins sobre rodas (Quad), lembranças de um tempo de magia, de inocência e de paixão.
Eu me lembro do nosso grupo, organizando competição de salto sobre o piso liso da marquise do Ibirapuera. Eu conseguia pular 10 pessoas perfiladas lado a lado, tinha um japonês, que nem lembro mais o nome, que pulava duas bicicletas de comprido e mais algumas pessoas juntas, era uma loucura total.
Pessoas patinando Quad, sob a marquise
Fonte: Veja SP (2020)
Durante muitos anos, o Ibirapuera foi o principal reduto de patinadores, na cidade de São Paulo. Não só a marquise, mas todo o parque era um cenário perfeito para deslizarmos com as rodinhas, muitas vezes, extremamente gastas.
No início da década de 90, com a popularização dos Patins Inline, começaram a aparecer os primeiros grupos de Hockey Inline, sob a marquise do Ibirapuera. Eram jogos intensos, sem nenhuma proteção, e por vezes os jogos acabavam com muitos ferimentos.
Grupo de patinadores jogando Hockey Inline, sob a marquise, Fonte: Cidade e Cultura SP (2025)
Até os dias de hoje a patinação no parque do Ibirapuera, em São Paulo, é uma das atividades favoritas tanto de moradores quanto de visitantes. O parque oferece uma infraestrutura propícia para a prática esportiva, incluindo áreas amplas, pavimentação de qualidade e um ambiente agradável para patinar.
O Ibirapuera tem ciclovias e pistas de concreto liso, ideais para patinação recreativa e esportiva. Embora o parque não tenha uma pista exclusiva para patinadores, as ciclovias e os caminhos amplos são compartilhados com ciclistas e pedestres.
Patinadora em alameda do Ibirapuera, próximo às quadras
Fonte: Ibirapuera (2025)
O contato com a natureza, através de um ambiente arborizado e tranquilo contribui para uma experiência relaxante. O parque é um ponto de encontro para grupos de patinadores, oferecendo a oportunidade de aprender e compartilhar técnicas. O Ibirapuera é um local monitorado e bem frequentado, ideal para quem busca patinar com tranquilidade.
Grupo de Patinadoras Quad no Ibirapuera
Fonte: Adevirp (2023)
Durante a manhã ou no final da tarde, o parque costuma estar mais vazio, sendo ideal para patinar com mais liberdade. É altamente recomendado o uso de capacete, joelheiras, cotoveleiras e protetores de punho principalmente para iniciantes.
Há grupos organizados que se encontram regularmente no parque para patinar em grupo, praticar freestyle ou até mesmo treinar para competições. Esses grupos podem ser encontrados em plataformas como redes sociais.
Ciclovia do Ibirapuera
Fonte: Domicio (2025)
O Parque do Ibirapuera recebe eventos esportivos e culturais, incluindo atividades organizadas para patinadores. A patinação sobre rodas é uma atividade esportiva e recreativa que abrange várias modalidades, sendo uma prática rica e diversificada.
Além da patinação de recreação, que é praticada em parques como o Ibirapuera, a patinação se divide em: Urban, Artística (Quad e Inline), Velocidade, Street (Aggressive), Inline Downhill, Hockey Inline, Hockey Tradicional (Quad), Inline Cross, Frestyle Slalom, e Giant Slalom.
Vista aérea da marquise do Ibirapuera
Fonte: Veja SP (2017)
A patinação oferece inúmeros benefícios como a melhora da coordenação motora e equilíbrio, fortalecimento muscular e cardiovascular, e redução do estresse e aumento do bem-estar.
Diversos grupos de patinadores em todas as cidades promovem passeios e eventos, tanto em parques, quanto em áreas urbanas, conhecidos como Urban, proporcionando um intercâmbio cultural entre diferentes estilos.
Vista aérea da marquise do Ibirapuera
Fonte: Veja SP (2017)
O parque do Ibirapuera oferece uma infraestrutura propícia para a prática da patinação sobre rodas, seja ela Inline ou Quad. Essa estrutura inclui: áreas amplas, pavimentação de qualidade e um ambiente agradável para patinar.
A marquise do Ibirapuera, ícone do esporte sobre patins, ainda se encontra em obras com previsão de reinauguração em julho de 2025. A espera e a ansiedade são grandes para qualquer patinador, para reviver e emoção de patinar sobre as polidas superfícies da marquise, e respirar um pedaço da história da patinação no Brasil.
REFERÊNCIAS
https://adevirp.com.br/rodas-que-transformam-leva-educandos-para-patinar-no-gelo/
https://www.cidadeecultura.com/dicas-do-parque-ibirapuera/sao-paulo-parque-ibirapuera-marquise-rc-bx/
https://domicio.info/passeio-no-parque-ibirapuera/
https://ibirapuera.org/patins-2/
https://ibirapuera.org/patins/geral/
https://www.parquedoibirapuera.org/marquise-do-parque-ibirapuera-em-sao-paulo-sera-reaberta-em-2025/#google_vignette
https://vejasp.abril.com.br/cidades/marquise-do-ibirapuera-e-interditada-apos-decisao-da-justica
https://vejasp.abril.com.br/coluna/morar-em-sp/a-parte-que-falta-ao-ibirapuera-de-niemeyer