PATINAÇÃO DE VELOCIDADE NOS JOGOS PAN-AMERICANOS SANTIGO 2023

Atualizado Por: Ronaldo Valêncio
27/08/2024 – São Paulo -SP

O País mais vencedor das competições de Patinação nos jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 foi a Colômbia, que conquistou um total de 11 medalhas, sendo seis de ouro, nas competições feminina e masculina. Os jogos aconteceram em Santiago do Chile no período de 20 de outubro de 2023 a 05 de novembro de 2023, e foi um grande sucesso.

O velocista colombiano Andrés Jiménez conquistou a medalha de ouro na Patinação de velocidade, modalidade 500, com o tempo de 43,104 segundos. Jiménez conseguiu ser triplo medalhista em Santiago 2023: bronze nos 200 metros contrarrelógio, prata nos 1000 metros sprint, e ouro nos 500 metros de distância.

Competidores de Patinação de Velocidade
Fonte: Panam Sports (2023)

”Fico feliz por ter alcançado esses resultados. Nos 200 metros eu queria brigar pelo ouro, porém tive uma concorrência bastante forte com o campeão mundial do evento. Nos 1000 metros fiz um ótimo trabalho em equipe com o Jacobo pela medalha de ouro para ele e de prata para mim.  Nos 500 metros eu não poderia deixar escapar a oportunidade de subir mais alto no pódio.”, disse Jiménez após ganhar o ouro.

Em segundo lugar ficou o mexicano Carlos Monsiváis com o tempo de 44,108 enquanto o Chile ficou com a medalha de bronze com Emanuelle Silva que registou 1:01,789 minutos. Silva foi tocado na segunda volta pelo brasileiro Guilherme Abel Rocha, que foi desclassificado por falta esportiva. O fato ocorrido atrapalhou o desempenho do velocista da casa, que não conseguiu se recuperar.

Andrés Jiménez (à direita)
Fonte: Panam Sports (2023)

Na disputa masculina da prova de 200m da patinação de velocidade, o brasileiro Guilherme Abel Rocha terminou na quarta posição com o tempo de 17s765, 168 milésimos da medalha de bronze, que foi para o colombiano Andres Torres (17s597). Guilherme voltou a competir neste domingo, 5, na prova dos 500m + distância, mas , infelizmente, foi desclassificado devido a um toque no chileno.

Na fase de qualificação, Guilherme Abel fez o sexto melhor tempo, com 43s522, para se colocar entre os oito semifinalistas. Em seguida, o brasileiro ficou em segundo lugar em sua bateria da semifinal, avançando para a disputa de medalhas. Na grande final, Guilherme estava em condições de levar uma medalha, mas se envolveu em um choque com o chileno Emanuelle Silva. Os árbitros acabaram punindo o brasileiro, que foi desclassificado da prova.

O tempo conseguido na classificação foi o melhor do brasileiro, que tem 20 anos e participa do Conexão Santiago, programa do Comitê Olímpico do Brasil no qual acompanha jovens atletas que garantiram vaga para o Pan 2023 por meio do Pan Júnior de Cali 2021. Já, entre as mulheres, Sofia Serrano representou o Brasil na modalidade, contudo, não avançou à final.

Guilherme Abel Rocha
Fonte: Wander Roberto/COB (2023)

Na competição feminina, a velocista norte-americana Erin Jackson conquistou a medalha de ouro nos 500 metros, com o tempo de 45,518 segundos. A americana superou a equatoriana María Arias que conquistou a medalha de prata com 45,632, enquanto a velocista colombiana Geiny Pájaro ficou na última posição do pódio com o tempo de de 45,723.

A patinadora americana e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 nos 500 metros de patinação de velocidade no gelo, conquistou sua primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos. ”A patinação foi onde comecei, é meu primeiro amor e me sinto muito feliz por vencer esses Jogos Pan-Americanos. Agora, preciso me preparar para a temporada de gelo e agradeço o apoio e as mensagens da minha família”, comentou a americana após conquistar a medalha de ouro.

Na prova 1000 metros feminino a Colombiana, Gabriela Rueda, venceu uma disputa acirrada com o tempo de 1m28s381. Na segunda prova do dia, a colombiana Fabriana Arias conquistou a medalha de ouro, na modalidade dos 10 mil metros, com o tempo de 17m46s877. Em segundo lugar ficou a compatriota Gabriela Rueda com o tempo de 17m47s448, enquanto a medalha de bronze foi para a equatoriana Angy Quintero com o tempo de 17m47s638.

Gabriela Rueda, Ouro na prova dos 1000 metros
Fonte: Carlos Ortega (2023)

A colombiana Arias, várias vezes campeã mundial, vencedora dos Jogos Mundiais de Patinação 2017, e recordista mundial da modalidade (15m25s722), conquistou sua primeira medalha de ouro em seus primeiros Jogos Pan-Americanos.

”É motivo de orgulho para qualquer patinador. Quando eu tinha a idade da Gabi (Rueda), ficava entediada e achava que tinha que vencer porque é o meu trabalho. Desisti do esporte depois da gravidez e foi difícil voltar, além de uma grave lesão. Tudo isso renovou a paixão para entrar em quadra, cheguei com pressão, nervosismo e ansiedade, mas dei o meu melhor”, disse Fabriana Arias.

Após as provas de patinação, a Colômbia ganhou 11 medalhas (que correspondeu à 24% de todas as medalhas ganhas pela Colômbia no torneio), o Chile ficou com 4, o Equador com 3, os Estados Unidos com 2 e El Salvador junto com a Venezuela, com 1 medalha cada. O Brasil, infelizmente, ficou sem medalhas nesse rápido esporte que é dominado pelos Colombianos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A patinação de velocidade sobre rodas é um esporte emocionante que combina velocidade, técnica e resistência. O esporte é praticado em pistas internas, velódromos, ou em estradas, usando patins Inline com rodas apropriadas para o piso abrasivo, que atingem velocidades consideráveis.

Existem várias categorias dentro da patinação de velocidade, como a pista, onde os atletas competem em circuitos fechados e planos, e a maratona, que ocorre em distâncias mais longas, frequentemente em ruas urbanas. O esporte é muito popular na Europa e tem uma presença significativa em outros lugares, incluindo as Américas e a Ásia.

Para quem está interessado em começar a praticar o esporte, é importante escolher os patins e rodas adequadas, é fundamental a utilização de equipamentos de proteção, como capacete, joelheiras e cotoveleiras. A patinação de velocidade é um esporte que pode ser muito gratificante e desafiador, mas precisa ser praticado em locais adequados e, se possível, com supervisão de instrutores especializados.

REFERÊNCIAS

https://apnews.com/sports/deportes-a4fece81d15f8a8e6275ae7c18494deb
https://www.eluniversal.com.co/deportes/juegos-panamericanos-patinaje-colombiano-conquisto-seis-medallas-de-oro-JA9389913
https://fedepatin.org.co/patinaje-reino-en-panamericanos-2023/
https://olimpiadatododia.com.br/santiago-2023/555581-guilherme-abel-patinacao-500m/
https://olympics.com/es/noticias/santiago-2023-patinaje-velocidad-en-linea-juegos-panamericanos-colombia-favorita
https://www.meganoticias.cl/deportes/430239-por-que-no-se-repitio-la-carrera-de-emanuelle-silva-patinaje-panamericanos-empujon-y-caida-al-suelo-05-11-2023.html
https://www.panamsports.org/noticias-deportivas/colombia-domino-la-final-de-patinaje-en-velocidad-en-santiago-2023/
https://www.pauta.cl/santiago-2023/2023/11/05/programacion-juegos-panamericanos-2023-a-que-hora-es-y-donde-ver-patinaje-velocidad-este-domingo-5-de-noviembre.html