Por: Ronaldo Valêncio
29/10/2024 – São Paulo -SP
A patinação artística sobre rodas tem ganhado cada vez mais relevância nos Jogos Pan-Americanos, destacando-se como uma modalidade que alia técnica, habilidade física e expressão artística. Embora seja menos conhecida que outras modalidades esportivas, ela representa um esporte com tradição, especialmente em países da América Latina, como Brasil e Argentina onde o esporte é bastante popular e produz competidores de alto nível.
Nos Jogos Pan-Americanos, a inclusão da patinação artística sobre rodas proporciona aos atletas uma oportunidade de competir em um palco internacional, o que contribui para o crescimento da modalidade e para o reconhecimento de novos talentos. Essa exposição é fundamental para a popularização do esporte e para o incentivo a novos praticantes.
Atleta Feminina competindo em torneio
Fonte: World Skate America (2024)
Nos jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, O Brasil conquistou duas importantes medalhas, na patinação artística sobre rodas. A primeira delas foi vencida pelo patinador Erik Medziukevicius, e a segunda foi uma importante medalha de prata, ganha pela patinadora Bianca Ameixeiro.
Medziukevicius brilhou na sua apresentação, chegando a melhor nota no somatório geral com 188.21, (73.61 do programa curto, realizado na sexta, e 114.6 do programa longo). Com essa pontuação ele terminou à frente do argentino Franco Mastroiani e do colombiano Deivi Camilo, conquistando a medalha dourada.
Erik Medziukevicius no pódio
Fonte: Ana Carina Manta / COB (2023)
“O sentimento é de pura felicidade, essa é uma conquista que eu buscava há muito tempo noe, depois de conquistar duas pratas, que significam muito para mim, finalmente consegui o ouro. Tanto tempo trabalhando, dias, horas, anos, essa medalha que eu tanto queria traduz todo o meu esforço e dedicação”, disse um emocionado Erik.
“O meu diferencial foi a minha determinação, mesmo errando eu voltava para o que eu tinha que fazer, superando os desafios e obstáculos no meio da coreografia. Outro ponto fundamental é foco que eu tenho que pensar sobre o que é necessário para conseguir mais pontuação”. Falou o empolgado Erik com os olhos marejados.
Erik Medziukevicius e Bianca Ameixeiro
Fonte: Ana Carina Manta / COB (2023)
No feminino, o Brasil também fez bonito e marcou presença no pódio com Bianca Ameixeiro, que levou a prata com a nota 124.00 (78.48 do programa longo e 45.52 do programa curto), atrás apenas da colombiana Sandra Garcia. O bronze foi para a argentina Martina Della. Esta é a segunda medalha da brasileira em Jogos Pan-americanos, que também foi prata em Lima 2019.
“Essa medalha tem uma sensação maravilhosa, de gratidão. Foi muito difícil estar aqui, um ano com muitos altos e baixos, questões fora de competição e um mês antes dos Jogos, tive uma lesão muscular, que me tirou do Campeonato Mundial. Então, estar aqui, ter competido e levado essa medalha, não tem preço”, disse Ameixeiro.
Erik Medziukevicius e Bianca Ameixeiro
Fonte: Piu Esportes (2023)
O Brasil e a Colômbia têm muita tradição na patinação artística sobre rodas, e confirmaram o favoritismo liderando, de forma inquestionável, nas provas curtas e longas. No final confirmaram o que se esperava, com as conquistas das medalhas de ouro nas competições masculina e feminina, respectivamente.
Do lado brasileiro, quem comemorou foi Erik Medziukevicius, que conseguiu superar um problema nos seus patins, que quase impediu sua vitória. “Fiquei um pouco preocupado, mas felizmente consegui continuar bem e manter focado na apresentação. Estou muito feliz, pois é meu primeiro ouro no Pan-Americano depois duas pratas na competição.”, afirmou o patinador brasileiro após a vitória.
A patinadora colombiana Sandra Díaz García obteve nota 77,75, na sexta-feira, que somada aos 54,06 do programa de sábado lhe permitiu conquistar a medalha de ouro. Feliz com a vitória, a atleta colombiana destacou a importância dessa medalha para ela: “Venho de uma Copa do Mundo onde falhei e houve frustração. Sair de lá e vir para cá, com a mudança de atitude e de treino, para conquistar esse ouro, significa muito para mim, é um sonho realizado”, afirmou.
Patinadora Colombiana Sandra Díaz García
Fonte: Mauricio Ulloa (2023)
A patinação artística sobre rodas nos Jogos Pan-Americanos favorece a integração cultural entre os países participantes, pois o esporte exige expressividade e envolve performances que muitas vezes celebram elementos culturais dos países de origem dos atletas. Esse aspecto artístico torna as competições de patinação uma experiência diferenciada dentro do contexto dos Jogos, ao mesmo tempo em que atrai espectadores pela sua beleza estética e pelo dinamismo das apresentações.
Por fim, o destaque da patinação artística sobre rodas no evento reforça a importância da diversidade esportiva e abre portas para que o esporte ganhe maior espaço em competições de nível olímpico e mundial, contribuindo para seu desenvolvimento global e para o aumento de investimentos em infraestrutura e treinamento para os atletas.
https://www.cbhp.com.br/site/campeonato-pan-americano-de-patinacao-artistica-2023-rionegro-colombia-31-07-a-06-08/
https://www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/brasil-garante-medalhas-de-ouro-e-prata-na-patinacao-artistica-em-santiago-2023/
https://costanorte.com.br/cidades/santos/atleta-de-santos-erik-medziu-conquista-ouro-na-patinacao-artistica-no-chile.html
https://diariolalibertad.com/sitio/2023/11/04/colombia-y-brasil-sacan-ventaja-en-el-patinaje-artistico/
https://ge.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2023/11/04/pan-2023-veja-resultados-e-medalhas-do-brasil-no-dia-0411.ghtml
https://olimpiadatododia.com.br/santiago-2023/554820-erik-medziukevicius-lidera-apos-programa-curto-patinacao-artistica/
https://www.santiago2023.org/es/noticias/agencia-deportiva/detalle/3826/oro-para-colombia-y-brasil-en-el-patinaje-artistico
https://www.surtoolimpico.com.br/2023/11/erik-leite-e-ouro-e-bianca-ameixeiro.html
https://www.uol.com.br/esporte/jogos-pan-americanos/ao-vivo/2023/11/04/pan-2023-acompanhe-as-noticias-provas-e-bastidores-do-dia-411.htm
https://worldskateamerica.org/the-pan-american-artistic-championships-2022-will-energize-cancun/