Por: Victor Valêncio
São Paulo -SP
A patinação artística sobre rodas é uma expressão fascinante de arte e esporte, que combina graça, técnica e criatividade, é uma prática que exige habilidade, disciplina e paixão, encantando os espectadores. Ela combina movimentos precisos com expressão corporal, como um balé em movimento contínuo. Os patinadores executam saltos, giros e sequências coreográficas ao som de músicas cuidadosamente escolhidas, transmitindo emoções e contando histórias.
Competição de Grupo no WSG Itália 2024
Fonte: Worldskate (2024)
Os figurinos vibrantes e criativos, aliados às luzes da competição e à fluidez dos movimentos, criam um espetáculo visual impressionante. Além da beleza estética, a patinação artística sobre rodas requer força, equilíbrio e resistência. Os atletas enfrentam o desafio de realizar movimentos complexos enquanto deslizam com suavidade sobre as rodas, exigindo um treinamento rigoroso.
Cada apresentação tem o potencial de emocionar o público, criando uma conexão única entre atleta e plateia. As músicas, os movimentos e a energia da performance despertam sentimentos diversos, desde alegria até nostalgia. A beleza da patinação artística sobre rodas vai além da técnica, é um testemunho do talento humano e do poder da arte em movimento.
Patinadora Roberta Sasso
Fonte: OAS Sport (2024)
No período de 6 a 22 de setembro de 2024, dentro do World Skate Games Itália, ocorreu o Campeonato Mundial de Patinação Artística sobre Rodas. O último dia de competição de Patinação Artística no World Skate Games 2024 trouxe grandes emoções! A Feira de Rimini reuniu quase 4.600 fãs da patinação, prontos para participar dos eventos.
Grupos de Precisão, Quartetos e Entretenimento contaram com trabalho em equipe e estratégia para criar magia na pista. Alinhamentos complexos, elementos rápidos com figurinos e histórias fizeram com que esses eventos emocionassem o público. O teatro ganhava vida através da coreografia incrível, duas das competições mais acirradas foram decididas por alguns décimos de ponto.
Grupo de patinação no WSG Itália 2024
Fonte: Worldskate (2024)
O 68º Campeonato Mundial de patinação artística reuniu mais de 40 países na pitoresca Rimini para competições acirradas. Medalhas foram conquistadas, derrotas foram vividas, recordes pessoais foram alcançados, pontos de classificação foram conquistados e milhões de memórias foram feitas. Acima de tudo, quase 1000 patinadores participaram com o coração, representando orgulhosamente as bandeiras dos seus países.
Rimini 2024 escreveu uma nova história para a patinação artística, cada patinador trouxe seu capítulo, com a dedicação, disciplina e amor que dedicam a esse esporte. O Comitê Organizador de Rimini fez um trabalho incrível ao homenagear o passado colorido, conectando-o às estrelas de hoje e talvez inspirando a próxima geração de patinadores.
Competidora no WSG Itália 2024
Fonte: Worldskate (2024)
A Itália, dona da casa, se mostrou muito forte nas mais diversas categorias disputadas. O País se consolida como um polo da patinação, principalmente a artística. Abaixo, estão listados os as categorias e os respectivos vencedores, com sua procedência e nota conquistada.
Precisão Júnior
Shiric-A Vasco ARGENTINA – 61.21
Precision Skate Bolonha-Frida…es mi nombre ITÁLIA – 58.50
Sincro Roller-Pompeia – A Dois Passos do Inferno ITÁLIA – 53.16
Quartetos Júnior
CPA Gondomar-Efeito Secundário ESPANHA – 49.43
Skate Stars-Voices of Hope ITÁLIA – 49.14
Três Dezesseis Fórmula 1 ESPANHA – 44.58
Show em Pequenos Grupos
Patinação Artística Cunit-No Essence ESPANHA – 41.53
Deja Vu-The Happening ITÁLIA 40.40
CPA Tona-Eternal Data ESPANHA – 38.96
Grupo de patinação no WSG Itália 2024
Fonte: Worldskate (2024)
Precisão Sênior
Precision Skate Bologna – O mundo é apenas um ITÁLIA – 73.28
Voo Dream Team-Birds Mirage d’Amour ALEMANHA – 70.10
Roller Dreams – O Maior Showman ARGENTINA – 64.62
Quartetos Seniores
Vortex-O Poder da União ESPANHA – 64.63
Rolar4Sk8-Uma Espécie de Cancancan PORTUGAL – 62.03
Celebridade-Adeus da Celebridade ITÁLIA 60,77
Show em grupo grande
CPA Olot-In the Deepest ESPANHA – 42.91
Cristal Skating Team – O erro mais pesado ITÁLIA – 42.19
CPA Girona-Mais Mais Mais ESPANHA – 40,75
Grupo de patinação no WSG Itália 2024
Fonte: Worldskate (2024)
Patinadores Solo Dance de mais de 20 países ao redor do mundo competiram em Rimini com a esperança de ver suas bandeiras hasteadas nos Jogos Mundiais de Skate de 2024. Quatro medalhas de ouro foram concedidas na Feira de Rimini, proporcionando uma noite de patinação suntuosa e histórica.
Após a primeira parte da Dança Solo, as pontuações ficaram muito próximas em todas as competições. Coube à Dança Livre determinar quem ganharia o título de Campeão Mundial. Os patinadores estavam confiantes e focados, e o público assistiu a um show memorável. Em qualquer evento de dança, o tempo é tudo. O timing da música, o timing dos elementos, o tempo passado a treinar… e o momento em que é hora de juntar tudo na maior competição do ano.
Competidora no WSG Itália 2024
Fonte: Worldskate (2024)
Mireia Montilla, da Espanha, conquistou a medalha de ouro na Dança Solo Júnior Feminina. A Campeã Mundial de 2024 patinou em “Pulcinella”. Com estilo imaginativo e elementos sólidos, Montilla marcou 132,41 pontos. Quinty Van Lare deixou a Holanda orgulhosa com seu desempenho, que lhe rendeu a medalha de prata. Lan Vare obteve 128,64 pontos.
Ao ritmo de “Psique, a deusa grega da alma”, patinou com velocidade e agressividade, escrevendo uma nova página na história da patinação no seu país. A bandeira italiana tremulou graças à medalha de bronze de Alice Vedova. Vedova exibiu uma presença de palco envolvente em “Madonna-The Star”. Ela marcou 126,13 pontos.
Dança júnior feminina
Mireia Montilla (ESPANHA) – 132,41
Quinty Van Lare (HOLANDA) – 128,64
Alice Vedova (ITÁLIA) – 126,13
Patinadora Mireia Montilla no WSG Itália 2024
Fonte: Levante (2024)
O país anfitrião, a Itália, conquistou o título Junior Masculino Solo Dance e um recorde mundial com Yuri Allegranti. Com a Dança Livre de “Elegia pela Paz”, Allegranti realizou uma performance poética e lírica com todos os elementos do nível 4, conquistando a medalha de ouro com 146,19 pontos. O colombiano Jeshua Folleco é um patinador inesquecível.
Também alcançou todos os elementos do nível 4, conquistando 142,15 pontos com um estilo dinâmico e memorável ao ritmo de “El Corazon Del Infierno”. Vitor Castro de Portugal conquistou a medalha de bronze. Castro tem um estilo clássico e completo na forma como atua. Ele marcou 135,19 pontos ao som de “A Bela e a Fera”.
Dança Júnior Masculino apenas
Yuri Allegranti (ITÁLIA) – 146,19
Jeshua Folleco (COLOMBIA) – 142,15
Vitor Castro (PORTUGAL) – 135,19
Patinador Yuri Allegranti
Fonte: FISR (2024)
A atual campeã mundial de dança solo feminina sênior, Roberta Sasso, da Itália, confirmou seu favoritismo ganhando a medalha de ouro de 2024. Ela bateu seu próprio recorde mundial por mais de cinco pontos, marcando 157,77 pontos. Sasso fez uma apresentação ao som de “O Morro dos Ventos Uivantes”, um elegante contador de histórias combinado com um talento artístico atlético e de tirar o fôlego.
Natalia Baldizzone da Espanha impressionou com sua refinada Dança Livre ao som de “Aleluya”, executando todos os elementos do nível 4. Baldizzone obteve 153,94 pontos e ganhou a medalha de prata. A dança livre profundamente emocionante e dinâmica de “Open Your Eyes” levou Asya Sofia Testoni, da Itália, à medalha de bronze. Testoni subiu ao pódio com 148,21 pontos.
Dança Feminina Sênior Solo
Roberta Sasso (ITA) – 157,77
Natália Baldizzone (ESP) – 153,94
Asya Sofia Testoni (ITA) – 148,21
Patinadora Roberta Sasso
Fonte: WorldSkate (2024)
Na Dança Solo Masculino Sênior, a partir do momento em que Gherardo Altieri iniciou sua Dança Livre, parecia que seus movimentos criavam a música. A Coreografia deslumbrante e elementos de nível 4 executados com facilidade, permitiram que Altieri conquistasse a medalha de ouro e estabelecesse um novo recorde mundial.
Altieri impressionou os jurados ao somar 159,80 pontos. Brayan Carreño, da Colômbia, passou do 5º lugar após o Style Dance para a medalha de prata com uma poderosa e impactante Dança Livre para “Ave Fenix”. Carreño marcou 153,24 pontos. Patinando ao som de “The Jester”, Giorgio Casella, da Itália, conquistou a medalha de bronze. Casella interpretou seu personagem em todas as partes do programa, obtendo 151,80 pontos.
Dança Solo Masculino Sênior
Gherardo Altieri (ITA) – 159,80
Brayan Carreño (COL) – 153,24
Giorgio Casella (ITA) – 151,80
Os patinadores Roberta Sasso e Gherardo Altieri
Fonte: FISR (2024)
Solo Dance mostrou a beleza da patinação artística. Os componentes técnicos foram lindamente exibidos no evento. A parte técnica também viu os elementos atingirem o seu auge, encontrar o equilíbrio perfeito entre artista e atleta está se tornando cada vez mais evidente. A visão criativa é canalizada de maneiras nunca vistas. A evidência de dedicação ao esporte em todos os aspectos é incomparável.
No final da noite, quatro novos campeões mundiais escreveram os seus nomes no Quadro de Honra. Cada geração cria lendas. A atual geração de patinadores está, sem dúvida, deixando sua marca no magnífico esporte da patinação artística.
Patinado em apresentação
Fonte: WorldSkate (2024)
Foram momentos emocionantes, nessas duas semanas de World Skate Games. Talvez um dos momentos mais especiais, para os treinadores, tenha sido ver a famosa treinadora italiana Sara Locandro cheia de alegria depois que Alessandro Liberatore conquistou o título sênior masculino.
Foi precisamente em 1985, aqui mesmo em Rimini, que Chiara Sartori se tornou a primeira campeã mundial de Locandro. Foi um momento mágico, único, e uma demonstração brilhante de porque a Patinação Artística é o melhor esporte do mundo.
REFERÊNCIAS
https://www.fisr.it/news/19530-grande-rimonta,-tra-le-coppie-danza-senior,-di-roberta-sasso-e-gherardo-altieri-degrassi.html
https://www.levante-emv.com/safor/2024/09/19/mireia-montilla-sanchez-campeona-mundo-108326695.html
https://www.oasport.it/2023/09/pattinaggio-artistico-a-rotelle-mondiali-2023-roberta-sasso-trionfa-nella-solo-dance-al-primo-anno-nella-massima-categoria/
https://worldskategamesitalia2024.org/sport/artistic/
https://worldskategamesitalia2024.org/tutto-esaurito-per-la-serata-finale-del-pattinaggio-artistico-ai-wsg-2024/
https://worldskategamesitalia2024.org/la-brillante-danza-solista-record-infranti-mentre-si-fa-la-storia/
https://www.levante-emv.com/safor/2024/09/19/mireia-montilla-sanchez-campeona-mundo-108326695.html
https://www.worldskate.org/artistic/news-artistic/3688-brilliant-solo-dance-records-broken-as-history-is-made.html