JOGOS SUL-AMERICANOS DE PATINAÇÃO STREET

Por: Mônica Valêncio
15/10/2024 – São Paulo -SP

A Patinação Street refere-se a competições de Patinação Inline, em ambiente urbano, também conhecida como Inline Street ou Aggressive Inline. Essa modalidade é caracterizada pela execução de manobras em obstáculos urbanos, como escadas, corrimãos, rampas e bordas, semelhante ao que acontece no Skateboarding Street.

Assim como no skate, o percurso para a patinação street envolve uma série de obstáculos comuns em áreas urbanas, adaptados para que os patinadores possam deslizar, saltar e fazer manobras. Os atletas realizam saltos, “grinds” (deslizamentos em superfícies) e outras manobras em estruturas como corrimãos e bordas, além de manobras aéreas em rampas e outros obstáculos urbanos.

O Atleta Danilo Senna (ao centro) recebe sua medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de 2023
Fonte: CBHP (2024)

A pontuação é dada com base na dificuldade, execução técnica, estilo e criatividade das manobras, além da fluidez com que os patinadores se movem entre os obstáculos. Tal como em outras modalidades de esportes radicais, há uma ênfase na combinação de ousadia e controle técnico.

Os Jogos Sul-Americanos costumam reunir competidores de diferentes países da América do Sul, com destaque para países como Brasil, Argentina e Colômbia, onde o esporte é bastante praticado. A patinação street tem se popularizado no continente graças à cultura urbana e ao crescimento de esportes radicais em espaços públicos.

Patinadora Fabíola da Silva
Fonte: Arquivo Pessoal (2024)

No período de 21 a 23 de abril de 2023 aconteceu, no Skate Park do Parque da Juventude, de São Bernardo do Campo – São Paulo, os II Jogos Sul-Americanos dos Esportes Sobre Rodas. O evento reuniu os principais atletas da América do Sul, e estiveram presentes países como Brasil, Uruguai, Chile e Peru.

Entre os brasileiros, tivemos alguns destaques como Danilo Senna, Atleta do ABC que já tinha sido campeão sul-americano em San Juan na Argentina em 2022, nas duas categorias principais. No feminino, o destaque ficou para Fabíola da Silva, atleta consagrada, oito vezes campeã dos X-Games que disputou seu primeiro título sul-americano, depois de ter sido campeã brasileira de 2023, no II Campeonato Brasileiro de Patins Street em Taubaté, SP.

O Atleta Felipe Zambardino precursor da Patinação Street no Brasil
Fonte: CBHP (2024)

Foi a primeira vez que o Brasil recebeu um evento internacional oficial, chancelado pela Confederação Sul-Americana, que é afiliada subcontinental da World Skate. Segundo Diego Rachadel, diretor das disciplinas urbanas na Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, este é mais um passo importantíssimo para com o que o Patins Street cresça em sua estrutura e alcance também o quadro dos esportes olímpicos.

O evento foi aberto ao público na sexta feira as 09:00h, a competição de Street ocorreu no sábado (22/04/2023), e aconteceu na pista de Street no Parque da Juventude em São Bernardo do Campo. Apenas atletas federados e confederados puderam participar da competição, e os atletas foram avaliados pelo grau de dificuldade das manobras, pelo bom uso da pista, e pelo grau de precisão de execução das manobras.

A Atleta Fabíola da Silva (ao centro) recebe sua medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de 2023
Fonte: CBHP (2024)

Foi uma grande programação para acompanhar com a família, no feriado de emenda, quem esteve presente pode ver um show de manobras radicais com participação dos melhores patinadores da América do Sul. O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através da Secretaria de Esporte, colaborando com a infraestrutura necessária para realização da competição internacional.

Um dos principais destaques da competição foi Danilo Senna, atleta de 17 anos, morador do bairro Casa Grande, em Diadema (SP). Ele conquistou o primeiro lugar nos Jogos Sul-Americanos dos Esportes Sobre Rodas em duas modalidades, Park e Street.

Atleta Danilo Senna, competindo
Fonte: Be-Mag (2024)

A modalidade Park se caracteriza por ter rampas e, nesse caso, são mais pontuados giros e mortais com os patins. Já na modalidade Street, o espaço de competição apresenta obstáculos como corrimãos e caixotes. O atleta precisa deslizar e realizar diferentes e variados encaixes, podendo fazer giros e mortais.

Com as conquistas, o jovem Danilo se torna bicampeão Sul-americano nas duas modalidades. Apesar de ter apenas 17 anos, o atleta disputou na categoria Sênior, destinada a patinadores com mais de 18 anos. Ao longo de 11 anos competindo, Senna conseguiu mais de 40 troféus e 50 medalhas no esporte.

Atleta Danilo Senna, competindo no WSG de 2022
Fonte: ABC (2024)

No fim de 2022, quando ele conquistou a medalha na modalidade Street no World Skate Games, na Argentina, ele teve que concorrer no total com uma legião de 7 mil atletas de diversos países. Para o atleta é muito importante que crianças e jovens tenham o apoio dos pais e responsáveis quando decidem abraçar o caminho dos esportes e das competições.

Segundo a secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, “o sucesso do Atleta de Diadema nos patins pode contribuir para o desenvolvimento do esporte na cidade.” Ainda segundo ela, crianças e jovens podem se espelhar no Danilo para conhecer e praticar essa atividade esportiva.

Atleta João Paulo (GO), fazendo manobra de Street
Fonte: Facebook (2024) 

Além dos principais resultados, já mencionados anteriormente, tivemos vários outros atletas que competiram em alto nível, enriquecendo a qualidade da competição. Esses atletas conseguem se desenvolver a partir da participação em torneios e campeonatos, o resultado está detalhado abaixo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme falado anteriormente, esse campeonato foi o primeiro chancelado pela Confederação Sul-Americana, que é afiliada subcontinental da World Skate. A importância dos torneios oficiais é que trazem mais credibilidade às competições, elevando o nível técnico delas, fazendo com que o esporte cresça e se fortaleça.

Outro aspecto importante é que esse foi um evento internacional oficial, que também traz mais relevância e visibilidade ao esporte. Essas são ações em que se busca encontrar novos talentos, gerar intercâmbio entre os atletas e dirigentes, e contribuir para uma maior visibilidade da patinação, fomentando o crescimento dessa paixão.

REFERÊNCIAS

https://abcdreal.com.br/morador-de-diadema-e-vice-campeao-mundial-no-patins-street/
https://be-mag.com/article/danilo-senna-interview/
https://www.cbhp.com.br/site/sao-bernardo-do-campo-recebe-o-campeonato-sul-americano-de-patins-street/
https://www.cbhp.com.br/site/sao-bernardo-do-campo-recebe-o-campeonato-sul-americano-de-patins-street/#:~:text=22%2F04%2F2023%20%E2%80%93%20MODALIDADE%20PARK&text=De%2020%20a%2023%20de,e%20Peru%20j%C3%A1%20confirmaram%20presen%C3%A7a.
https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/destaque-na-patinacao-a-atleta-mirim-alice-fagundes-aprova-espacos-de-curitiba-para-treinar/70178
https://www.facebook.com/joaopaulofs2013/
https://portal.diadema.sp.gov.br/patinador-de-diadema-e-campeao-nos-jogos-sul-americanos-dos-esportes-sobre-rodas/