Por: Victor Valêncio
03/09/2024 – São Paulo -SP
O hockey no gelo feminino no Brasil é um esporte que ainda está em desenvolvimento e tem uma presença relativamente pequena no país. No entanto, há algumas iniciativas e esforços para promover o esporte entre as mulheres.
Existem algumas equipes no Brasil que estão começando a criar uma base para o hockey no gelo feminino. As principais equipes costumam estar localizadas em cidades onde há uma infraestrutura para a prática de esportes no gelo, como São Paulo.
Goleira da Seleção Brasileira de Hockey no Gelo
Fonte: Brasil no Gelo (2022)
O desenvolvimento do hockey no gelo feminino no Brasil enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura adequada, o baixo número de praticantes e pequeno número de competições. Entretanto, com o crescimento do interesse pelo esporte e o apoio de federações e clubes, há um potencial para expansão.
A Confederação Brasileira de Desportes no Gelo (CBDG) é a entidade responsável por coordenar o hockey no gelo no país. Nos últimos anos a CBDG tem feito um grande trabalho para o desenvolvimento do hockey no gelo, tanto no masculino, quanto no feminino.
Equipe de Hockey feminino
Fonte: Vitor Pintenho (2023)
No Brasil, o hóquei no gelo feminino não é um esporte popular, principalmente porque o nosso país tem um clima tropical, que não favorece a prática de qualquer esporte no gelo. O hockey no gelo é mais difundido em regiões com invernos rigorosos, onde existem muitas pistas fixas de gelo, e uma cultura estabelecida em torno do esporte.
Contudo, existem iniciativas importantes de federações e grupos de pessoas interessadas em promover o hockey no gelo no Brasil, tanto no masculino quanto no feminino. A principal delas é promovida pela CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) e Arena Ice Brasil, com um espaço fixo no bairro do Morumbi na cidade de São Paulo.
Equipe de Hockey feminino na Arena Ice Brasil
Fonte: CBDG (2023)
Esse espaço tem como foco ser um elemento de integração do esporte, e um local onde se pode prover ações de incentivo como por exemplo: workshops, aulas, treinamentos e campeonatos que promovam uma visibilidade maior do hockey no Brasil, tanto no masculino, quanto no feminino.
Com um espaço fixo para a prática do esporte, a expectativa é que possa existir um interesse em formar e treinar jovens atletas, com a esperança de que futuros talentos se destaquem em competições internacionais, contribuindo assim para o crescimento da modalidade. Embora ainda esteja em seus estágios iniciais, o hockey no gelo feminino no Brasil está começando a ganhar visibilidade e apoio, o que pode levar a um futuro mais promissor para o esporte no país.
Equipe de Hockey feminino
Fonte: Vitor Pintenho (2023)
Desde janeiro de 2023, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) promove semanalmente uma sessão de treinamento gratuita voltada para o desenvolvimento do Hockey no Gelo Feminino. Os treinos acontecem na Arena Ice Brasil, em São Paulo, às quintas-feiras, das 20h às 22h.
O projeto tem como objetivo oferecer a oportunidade inédita às atletas brasileiras de treinar regularmente no gelo, numa pista permanente, a fim de desenvolver a modalidade no país. Os treinos são abertos a praticantes de todos os níveis, inclusive mulheres que nunca tiveram contato com Hockey no Gelo antes, basta que a atleta esteja filiada à CBDG na temporada atual.
Equipe do Baldinhos, Campeã do hockey feminino 3×3
Fonte: CBDG (2024)
Atletas mais experientes têm aproveitado para aprimorar sua técnica no gelo e se entrosar com outras jogadoras na construção de uma equipe coesa. Uma das metas da Confederação com esse projeto é formar e homologar a primeira Seleção Brasileira Feminina de Hockey no Gelo e, assim, participar de competições internacionais oficiais no futuro.
“Nunca me imaginei jogando Hockey no Gelo e agora não me imagino sem! Os treinos regulares às quintas-feiras me deram a oportunidade de evoluir como atleta, com todo suporte e estrutura oferecidos pela Arena Ice Brasil, desde o preparador físico, até os treinadores Degani e Pedro, e o Mike Stacey, que me assessora especificamente nos treinos para goleiros diretamente de Michigan, nos EUA.” conta Izabel Nori”, goleira veterana da modalidade em sua versão de rodas.
A Atleta Laís de Almeida com sua tripla premiação no torneio de hockey no gelo 3×3
Fonte: Grasiela Gonzaga – CBDG (2023)
“O acesso e a democratização a esse esporte estão fazendo total diferença na minha trajetória como atleta. O trabalho que está sendo feito com foco em diferentes níveis de performance no grupo de desenvolvimento feminino está crescendo a cada dia e atraindo novas atletas, que tanto precisamos para o esporte continuar ‘vivo’”, falou Izabel Nori.
Ao longo do primeiro semestre de 2023, diversas mulheres tiveram a chance de experimentar pela primeira vez o Hockey no Gelo. Ações de divulgação em canais oficiais da CBDG, além de publicações nas redes sociais, inclusive, aqui, no nosso Portal e de perfis parceiros especializados na modalidade e no esporte feminino, contribuíram para promover as sessões de treinos e despertar interesse para trazer novas praticantes.
Treino de Hockey feminino
Fonte: Arena Ive Brasil (2023)
Em 2022, a CBDG realizou o primeiro Campeonato Brasileiro Feminino de Hockey no Gelo durante uma edição, também inédita no país, do IIHF World Girls’ Ice Hockey Weekend, um evento global que incentiva meninas e mulheres à prática do esporte. Em 2023 aconteceu a segunda edição do torneio, que foi um sucesso.
Para este ano, novas edições dos eventos já estão programadas, e espera-se uma adesão ainda maior de atletas e equipes. Numa modalidade que hoje ainda é predominantemente masculina, este projeto é um importante passo para o crescimento e a popularização do jogo entre mulheres. A CBDG espera manter um grupo cada vez mais forte para elevar a modalidade a um novo patamar no país.
Para Participar
Para treinar, basta se filiar à CBDG em qualquer plano e marcar presença! No grupo de WhatsApp, as participantes podem trocar experiências e requisitar os equipamentos que necessitam para cada semana.
Endereço – Arena Ice Brasil:
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 16.741 – Jardim Fonte do Morumbi São Paulo, SP 05693000
https://www.cbdg.org.br/cbdg-promove-treinamento-gratuito-para-desenvolver-o-hockey-no-gelo-feminino/
https://www.cbdg.org.br/equipe-baldinhos-e-campea-do-campeonato-brasileiro-de-hockey-feminino-3×3/
https://icehockey.com.br/campeonato-feminino-de-hockey-no-gelo-3×3/
https://uniformescfc.wordpress.com/2022/02/03/brasil-no-gelo/