FABIOLA DA SILVA ÍCONE DA PATINAÇÃO INLINE STREET

Por: Mônica Valêncio
01/06/2024 – São Paulo -SP

Fabíola da Silva é uma figura icônica no mundo da patinação inline, especialmente nos estilos Vertical e Street. Ela se destacou como uma das melhores patinadoras do mundo, quebrando barreiras de gênero e estabelecendo novos padrões de excelência na patinação.

Fabíola começou a patinar aos 12 anos, sozinha no quintal de casa, segurando em uma grade, não demorou muito tempo para ela se aventurar nas pistas. Começou aprendendo manobras e chegou a participar de alguns campeonatos locais, na cidade de São Paulo.

Essa Paulistana nasceu em 18 de junho de 1979 e rapidamente se apaixonou pelo esporte, mostrando um talento natural e uma determinação incomparável. Ela é conhecida por suas conquistas nos patins Inline, nos estilos Vertical (Half-Pipe) e Street. Ela venceu inúmeras competições internacionais, incluindo os X Games, onde conquistou várias medalhas de ouro.

Patinadora Fabíola da Silva
Fonte: Ângelo Antônio (2020)

Em outubro de 1995, o tricampeão mundial de patinação inline, o norte-americano Chris Edwards, esteve no Brasil para promover o lançamento do filme “Manobra Super Radical”. Edwards visitou três pistas patinação com obstáculos e a avaliação dele foi que as rampas não estavam totalmente adequadas para a prática da patinação Inline.

Na visita que Chris Edwards fez ao Brasil, ele conheceu Fabíola da Silva e ficou impressionado com o seu talento. Através desse contato ela recebeu uma carta da Confederação dos Estados Unidos, convidando-a para participar dos X Games.

Patinadora Fabíola da Silva Competindo no X Games
Fonte: X Games (1996)

Com ajuda de um único patrocinador ela viajou para os EUA, com apenas 16 anos. Ela não tinha ideia da grandiosidade do evento, nem que marcaria uma época, tão pouco imaginava que colocaria o seu nome no “Hall da Fama” do esporte.

Com a conquista da medalha de ouro na categoria vertical nos X Games, em 1996, ela ganhou muita visibilidade e começou a patinar em eventos e a competir fora do Brasil. Nessa mesma época, além da modalidade vertical , começou a praticar Street, em seguida passou a competir nas duas modalidades, ganhando muitas competições.

Patinadora Fabíola da Silva Competindo em Paris
Fonte ESPN (2010)

Na segunda metade da década de 90, o nome de Fabíola da Silva se solidificava como um dos maiores expoentes da patinação Inline “Agressive” no mundo. Ela competiu em diversos países, sempre arrancando suspiros com suas manobras ousadas e sua precocidade no esporte.

Ao todo a atleta paulistana conquistou 8 vezes o X Games, que são considerados as olimpíadas dos esportes radicais. Os campeonatos foram ganhos nos anos de 1996, 1997, 1998, 2003 e duas medalhas ouro nos anos de 2000, 2001. Fabíola também participou de muitos outros campeonatos, de forma vencedora, tal como o LG Action Sports US Championship e outros.

Patinadora Fabíola da Silva Competindo em 2022
Fonte Star Bulletin (2002)

A patinadora se tornou a maior recordista feminina da história do esporte e a primeira mulher no mundo a executar um mortal duplo de costas (double backflip). Em 2005, ela executou a mesma manobra em uma competição, entrando em uma seleta lista que até então tinha apenas quatro homens.

Em determinado ponto de sua carreira ela começou a competir no masculino, tal era a sua superioridade nas competições femininas. Fabiola teve que se adequar, melhorou o seu condicionamento físico e cuidou mais da alimentação. Para a surpresa geral, mesmo competindo com os homens, ela chegou ao pódio com uma medalha de prata.

Patinadora Fabíola da Silva
Fonte: Arquivo Pessoal (2022)

Infelizmente, 2005 marcou o último ano de competição dos patins Inline no X Games, as olimpíadas dos esportes radicais fechavam as portas para a categoria. Fabíola se despediu da competição em grande estilo executando uma manobra que poucos homens haviam conseguido fazer; um mortal duplo para trás.

O ano de 2005 marca não somente o fechamento da categoria Inline no X Games, mas também como o início de um “esfriamento” da patinação. É certo que os campeonatos de patinação “agressive”, artística, velocidade e hockey inline continuaram, contudo com a escassez das pistas de patinação os aficionados foram diminuindo.

A partir desse período, aqui no Brasil, funcionaram algumas poucas pistas que eram iniciativas isoladas entre elas a Rollerbrothers, que em setembro de 2009 virou o Xtreme Clube SP, era um espaço gigantesco abrangendo não apenas uma grande pista de patinação, mas também uma grande área para a prática da patinação Street e Vertical.

Rollerbrothers (Xtreme Club)
Fonte: Monster Trick (2009)

O local foi palco de alguns torneios com o campeonato Monster Trick ocorrido em agosto de 2009, que teve competidores masculinos e femininos nas categorias; iniciante, kids, amador e profissional. A pista ficava no Morumbi o local era bastante confortável, contava com uma bela decoração, ótima infraestrutura e várias áreas de descanso.

Fabíola é amplamente creditada por popularizar a patinação “inline agressive” no Brasil e no mundo. Seu sucesso trouxe maior visibilidade ao esporte e inspirou uma nova geração de patinadores. Além de competir, ela também se envolveu em iniciativas para promover o esporte, incluindo clínicas de patinação e eventos para jovens.

Fabíola da Silva não só se destacou como uma das melhores patinadoras do mundo, mas também desempenhou um papel crucial na transformação da patinação inline, especialmente nas vertentes vertical e street. Seu legado vai além das medalhas e títulos; ela é uma pioneira que abriu portas para mulheres no esporte e ajudou a elevar a patinação inline a novos patamares.

Patinadora Fabíola da Silva
Fonte: Arquivo Pessoal (2022)

Hoje, aos 45 anos, ela continua na ativa, tendo acrescentado o preparo físico na sua vida através da prática do crossfit. Ela continua se reinventando e se fortalecendo como um exemplo de força e dedicação. Fabíola é o maior exemplo de que um sonho é possível de ser realizado, basta apenas você dar o primeiro passo ou quem sabe a primeira patinada.

REFERÊNCIAS

http://aconteceunosanos80.blogspot.com/2010/09/pistas-de-patinacao-dos-anos-80.html
https://www.adreninline.com/post/historia-do-patins
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/109.pdf
http://blog.patins.com.br/inline/
https://archives.starbulletin.com/2002/07/04/features/index.html
https://campinascafe.com.br/patinadora-fabiola-da-silva-participa-da-serie-emcasacomsesc/
https://www.cbhp.com.br/site/historia-da-patinacao-artistica/
https://delphipages.live/pt/esportes-e-recreacao/esportes-olimpicos/roller-skating
https://www.duxnutrition.com/atletas/fabiola-da-silva
http://elisapatins.blogspot.com/
https://www.espn.com/gallery/12876347/image/9/bucky-lasek-gallery-most-dominant-summer-athletes-x-games
http://ge.globo.com/radicais/noticia/2013/11/achei-fabiola-da-silva-fenomeno-dos-patins-estreia-no-fisiculturismo.html
https://monstertrick.wordpress.com/skate-park-xtreme-club-sp/
https://patinsclub.com.br/modalidades/
https://www.patinsbrasil.com.br/
http://patinacaopassoapasso.blogspot.com/2009/03/
https://www.rollernews.com/2021/06/01/picture-of-the-day-fabiola-da-silva/
https://twitter.com/orioantigo/status/1145836238550777856
https://www.xgames.com/