Por: Mônica Valêncio
03/02/2024 – São Paulo -SP
Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude – Gangwon 2024, na Coreia do Sul, tiveram a sua cerimônia de encerramento no dia 01/02/2024. Os jogos tiveram uma forte ênfase na promoção dos valores olímpicos de excelência, amizade e respeito. Além das provas, os atletas usufruiram de um importante intercâmbio cultural, embasados nos valores do movimento olímpico.
Com 17 atletas em oito modalidades diferentes, o Brasil levou uma delegação recorde aos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude – Gangwon 2024. As competições aconteceram entre 19 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024 na Coreia do Sul.
atleta Brasileiro Luca Koo, da patinação velocidade
Fonte Marina Ziehe/COB (2024)
O nosso país esteve representado em diferentes provas como a patinação de velocidade, com o atleta Luca Koo, esqui alpino, esqui cross-country, snowboard, biatlo, skeleton, monobob e curling. Essa foi a delegação com o maior número de atletas em uma edição de inverno, seja nos Jogos da Juventude ou nos Jogos Olímpicos de Inverno.
Na madrugada do dia 23/01/24, os brasileiros André Luiz da Silva e Luís Felipe Seixas competiram pelo Bobsled (Monobob). Luis Filipe conquistou a 10ª posição, com um tempo total de 1:51.72s. Já André Luiz terminou em 17º, com um tempo total de 1:53.36s. Ambos os atletas superaram os tempos do Brasil em outras edições dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude.
O atleta Brasileiro de Bobsled (monobob) Luís Felipe Seixas
Fonte Marina Ziehe/COB (2024)
Alguns dos atletas que irão representar o Brasil nas próximas edições dos Jogos de Inverno deram o primeiro passo em suas carreiras agora, em Gangwon 2024. Se destacar nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude é um passo importante para o atleta brasileiro que sonha com voos maiores. Michel Macedo, presente nos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018 e Beijing 2022, Eduarda Ribera e Manex Silva, ambos em Beijing 2022, também começaram nos Jogos da Juventude.
Um atleta muito promissor, da próxima geração, é Luca Koo, da patinação velocidade em pista curta, que reside e treina nos Estados Unidos e tem ascendência coreana. Como no Brasil não temos uma pista adequada para treinamento da patinação de velocidade, ele faz toda sua preparação no exterior.
O atleta Brasileiro de Bobsled (monobob) André Luís da Silva
Fonte Marina Ziehe/COB (2024)
O Brasil teve resultados significativos, para um país que não tem tradição em esportes de gelo, nem um clima propício que sirva de inspiração para os atletas. Apesar disso, muitos atletas promissores, conseguiram resultados à frente de competidores provenientes de potências olímpicas no gelo.
O brasileiro Zion Bethonico fez história nos jogos olímpicos de inverno da juventude, conquistando uma inédita medalha de bronze no snowboard cross no dia 20/01/2024. É a primeira vez que um brasileiro sobe ao pódio nessa competição.
Zion ficou atrás apenas do francês Jonas Chollet (ouro) e do canadense Anthony Shelly (prata). Foi com a humildade que Zion avaliou a conquista. “Minha bandeira estava ali, então já estava bom, na próxima eu quero ver ela subir com o Hino Nacional”, brincou.
O brasileiro Zion Bethonico, recebendo sua medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude
Fonte: Olympics.com (2024)
Abaixo listamos os resultados obtidos pelos brasileiros na Olimpíada de Inverno da Juventude – Gangwon 2024.
O atleta Brasileiro de Skeleton Eduardo Strapasson
Fonte Marina Ziehe/COB (2024)
https://www.cbdg.org.br/conheca-mais-sobre-os-atletas-do-gelo-em-gangwon-2024/
https://www.cbdg.org.br/com-treinos-oficiais-brasileiros-comecam-o-reconhecimento-do-gelo-nos-locais-das-provas-de-gangwon-2024/
https://www.cbdg.org.br/com-top10-e-melhora-de-tempo-brasil-encerra-participacao-no-bobsled-em-gangwon2024/
https://www.cbdg.org.br/presidente-da-cbdg-matheus-figueiredo-e-chefe-de-missao-em-gangwon-2024/
https://www.cbdg.org.br/programacao-jogos-olimpicos-de-inverno-da-juventude-gangwon-2024/
https://olympics.com/pt/noticias/gangwon-2024-todos-resultados-brasil
https://olympics.com/pt/noticias/zion-bethonico-medalhista-bronze-brasil-snowboard-gangwon-2024