COLORED HOCKEY LEAGUE OF THE MARITIMES (CHLM)

Por: Victor Valêncio
05/03/2022 – São Paulo -SP

A “Colored Hockey League of the Maritimes (CHLM)” foi uma liga masculina de hockey no gelo, cuja totalidade dos jogadores eram negros. Ela foi organizada por representantes batistas  e intelectuais negros, sendo fundada em 1895 em Halifax , Nova Escócia, Canadá. A liga foi extinta durante a primeira guerra mundial (1914-1918), sendo retomada em 1921, mas depois desapareceu no começo da década de 1930.

Jogadores Negros da CHLM
Fonte: Rezztek (2024)

O jogo dessa liga era diferenciado porque era rápido, físico e inovador. A liga foi projetada para atrair jovens negros ao culto dominical com a promessa de um jogo de hockey entre igrejas rivais após os cultos. A CHLM foi pioneira em muitos aspectos do jogo de hóquei.

Ela foi uma das primeiras ligas a adotar o sistema de cinco jogadores em vez de sete, o que se tornou o padrão no hóquei. Além disso, a liga foi reconhecida por suas regras avançadas, que a tornava única em comparação com outras ligas da época.

A CHLM também foi uma plataforma importante para promover a igualdade racial e a integração no esporte, oferecendo oportunidades para jogadores negros e afrodescendentes, que enfrentavam discriminação e exclusão em outras ligas e esferas da sociedade naquela época.

Mais tarde, com a influência do movimento do nacionalismo negro, e com o interesse crescente pelo hockey, a liga passou a ser vista como uma força motriz potencial para a igualdade dos negros canadenses . O jornal Canada Post emitiu um selo comemorativo em homenagem à liga em janeiro de 2020.

Ilustração sobre Jogadores da CHLM
Fonte: The Hockey Writes (2024)

O nascimento da Colored Hockey League (CHL), ao que tudo indica, veio das ações de quatro homens: Pastor James Borden da Igreja de Dartmouth; James AR Kinney, leigo da Cornwallis Street Church e mais tarde o primeiro negro formado pelo Maritime Business College; James Robinson Johnston, primeiro negro formado pelo programa de direito da Universidade Dalhousie ; e Henry Sylvester Williams, estudante de direito de Trinidad em Dalhousie e mais tarde fundador da primeira Conferência Pan-Africana (1900).

Esses quatro moradores da Nova Escócia foram influenciados pelos escritos do líder afro-americano Booker T. Washington, que escreveu: “Aprendi que o sucesso deve ser medido não tanto pela posição que alguém alcançou na vida, mas pelos obstáculos que ele enfrentou. superou enquanto tentava ter sucesso.” Eles organizaram os primeiros jogos da liga e estabeleceram o seu propósito.

Jogadores da CHLM
Fonte: CBC (2024)

Embora a liga tenha operado apenas por um período relativamente curto, seu legado é significativo. Ela contribuiu para a história do hockey no gelo, destacando a importância da diversidade e inclusão no esporte.

Os primeiros jogadores afro-canadenses também ajudaram a moldar o esporte. Em uma época na qual muitos acreditavam que os negros não podiam suportar o frio, esses atletas afro-canadenses desafiaram mitos e preconceitos e desenvolveram um estilo próprio de hockey que era rápido, competitivo, emocionante e divertido.

A Liga produziu jogadores de qualidades comparáveis a qualquer outro jogador branco no Canadá, esses Escoceses negros contribuíram muito para o desenvolvimento do esporte. A liga forneceu resiliência necessária para preservar uma cultura esportiva. Infelizmente, algumas de suas contribuições foram ignoradas quando jogadores brancos de hockey copiaram elementos do estilo negro e muitas vezes levaram crédito por essas inovações do hockey.

REFERÊNCIAS

https://atlantic.ctvnews.ca/more/commemorative-game-to-honour-the-colored-hockey-league-of-the-maritimes-1.6772483
https://www.cbc.ca/news/canada/nova-scotia/all-black-hockey-game-to-honour-colored-hockey-league-1.4516748
https://rezztek.com/blogs/news/colored-hockey-league-of-the-maritimes
https://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/coloured-hockey-league
https://thehockeywriters.com/colored-hockey-league-black-history-month/