Por: Ronaldo Valêncio
19/03/2024 – São Paulo -SP
Segunda maior economia do mundo, com um PIB de 17,7 trilhões de dólares, a China tem uma população de 1,4 bilhões de pessoas, demonstrando ser um público-alvo gigante para muito setores. O país tem crescido muito no âmbito dos esportes olímpicos, mas também tem se tornado uma referência para a Patinação Inline, mais especificamente na modalidade Slalom.
Essa tendência pôde ser percebida a partir do Roller Games disputado no início de setembro de 2017, em Nanjing, China. A competição realizada no Ginásio do parque desportivo da juventude, foi dominado pela China, com um surpreendente Irã competindo em alto nível e ganhando várias medalhas.
Zhang Hao e Zhu Siyi, que competem em duplas
Fonte: English News(2024)
No campeonato, o domínio asiático foi tão grande que no Slalom Júnior Feminino as medalhas de Prata e Bronze ficaram com a China. No Júnior Masculino a China ganhou Ouro e Prata. Na categoria Sênior Feminino mais um Ouro e Bronze e para fechar a China fez um pódio completo na categoria Sênior Masculino, ficando com Ouro, Prata e Bronze.
O desempenho da China no Roller Games 2017 foi tão impressionante e assustou os Europeus, que até então dominavam a modalidade de slalom, com a França e Itália. A partir desse campeonato os competidores passaram a olhar os Asiáticos com outros olhos.
Abertura do Roller Games 2017
Fonte: World Skate (2017)
No sentido contrário da China, vemos hoje os Estados Unidos está em um terceiro escalão da patinação freestyle, atrás dos asiáticos e Europeus. A terra onde nasceu a Rollerblade parece ter parado no tempo, pelo menos em relação à modalidade slalom.
O Brasil ainda não está no mesmo nível dos melhores países do mundo, mas o número de talentos do Slalom tem aumentado bastante, assim como as competições que são responsáveis por ajudar a fomentar o esporte.
Competidores no Roller Games 2017
Fonte: World Skate (2017)
A competição Roller games de 2017 apontou uma nova direção, aliado a um aumento do número de praticantes e a maior dedicação ao esporte, fizeram com que a China estivesse sempre no pódio das principais competições de Inline Slalom.
No início de outubro de 2023 Zhang Hao e Zhu Siyi, da China, comemoram a vitória nas duplas de patinação, mista de estilo livre em linha e slalom, nos 19º Jogos Asiáticos em Hangzhou, província de Zhejiang, leste da China.
Completando o percurso em três minutos sem penalidades, Zhang e Zhu impressionaram os juízes o suficiente para garantir o ouro nos Jogos Asiáticos na prova de duplas mistas de patinação slalom estilo livre em linha, que exige que os competidores patinem por três fileiras de cones, espaçadas em distâncias de 50, 80 e 120 centímetros.
A dupla japonesa ficou com a medalha de prata, com a Tailândia levando a medalha de bronze no Qiantang Roller Sports Centre, em Hangzhou. Zhang, de 23 anos, é um competidor experiente que conquistou o título do slalom estilo livre masculino no Campeonato Mundial de Patinação de 2019.
Zhang Hao e Zhu Siyi, comemoram a vitória nas duplas
Fonte: English News(2024)
O Campeonato Mundial de Patinação Inline Freestyle é um evento que reuniu alguns dos melhores patinadores do mundo em diferentes modalidades, como slalom, estilo livre, saltos, entre outros. O evento foi composto por competições individuais, duplas e por equipes, onde os atletas exibem suas habilidades e criatividade em coreografias, truques e rotinas impressionantes.
O Inline Freestyle World Championships 2023 aconteceu em Xangai, na China, no período de 9 a 12 de novembro de 2023. O evento, que chegou à sua 15ª edição, ocorreu no Centro Esportivo Luwan, distrito de Huangpu. Os atletas estiveram envolvidos em competições de Speed Slalom, Freestyle Slalom Classic, Pair Slalom, Freestyle Slalom Battle, Freestyle Slide e Free Jump.
Competição de Slalom em duplas
Fonte: World Skate (2023)
Houve grande emoção pelo confronto entre competidores europeus e asiáticos. Desde 2020, não houve oportunidades para os atletas destas regiões competirem entre si, exceto para os patinadores do Taipei Chinês, que organizaram excursões à Europa, e alguns patinadores tailandeses e japoneses que conheceram patinadores europeus na competição coreana.
Também havia muita expectativa para os patinadores chineses, especialmente Zhang Hao, que teve um desempenho excepcionalmente bom nos Jogos Asiáticos, conquistando a medalha de ouro na disciplina de duplas. O Campeonato Mundial de Patinação Freestyle de 2023 atraiu 262 atletas e treinadores de 23 países.
Competidor de Slalom
Fonte: World Skate (2023)
A jovem e talentosa dupla chinesa Kuang Ningxin e Wang Anqi conquistou a primeira posição em duplas, cativando o público com uma execução perfeita. No slalom clássico, a japonesa Mika Moritoki sagrou-se campeã mundial de forma consecutiva, enquanto no sénior o favorito patinador chinês de estilo livre Zang Hao conquistou o primeiro lugar.
Na categoria Junior houve domínio dos chineses Xu Xiaoxiao, nas mulheres, e Wuang Yuxuan nos homens. No Battle slalom Liu Jiaxin conquistou o título sênior feminino, enquanto no masculino o patinador italiano Lorenzo Demuru conquistou a medalha de ouro. Sun Xinzhao e Xu Xiaoxiao conquistaram mais 2 medalhas de ouro para a China.
SLALOM DE VELOCIDADE – HOMENS JÚNIORES
Medalha de Ouro: Huang Pin-Ruei – Taipé Chinês (Taiwan)
Medalha de Prata: Yang Kaikei – Taipé Chinês (Taiwan)
Medalha de Bronze: Kuo Chia-En – Taipé Chinês (Taiwan)
SLALOM DE VELOCIDADE – MULHERES JÚNIORES
Medalha de Prata: Yao Yixuan – China
SLALOM DE VELOCIDADE – HOMENS SÊNIOR
Medalha de Prata: Zhang Hao-China
SLALOM DE VELOCIDADE – MULHERES SÊNIOR
Medalha de Ouro: Liu Chiao Hsi – Taipé Chinês (Taiwan)
Medalha de Prata: Ting Yu-en – Taipé Chinês (Taiwan)
SLIDE – MULHERES SÊNIOR
Medalha de Prata: Ding Yuxiu-China
SILIDE – HOMENS SÊNIOR
Medalha de Prata: Liao Yu De – Taipei Chinês
Medalha de Bronze: Hu Wenfeng-China
SLALOM CLÁSSICO – MULHERES SÊNIOR
Medalha de Prata: Liu Jiaxin – China
SLALOM CLÁSSICO – HOMENS SÊNIOR
Medalha de Ouro: Zhang Hao – China
Medalha de Bronze: Gu Kunqi – China
SLALOM DE BATALHA – MULHERES JÚNIORES
Medalha de Ouro: Xu Xiaoxiao – China
Medalha de Prata: Wang Anqi – China
SLALOM DE BATALHA – HOMENS JÚNIORES
Medalha de Ouro: Sun Xinzhao – China
Medalha de Prata: Wang Yuxuan – China
Medalha de Bronze: Chung Chen-en- Taipei Chinês (Taiwan)
SLALOM EM DUPLAS
Medalha de Ouro: Kuang Ningxin e Wang Anqi – China
Medalha de Prata: Zhu Siyi e Zhang Hao – China
https://www.baysideblades.com.au/blogs/news/jesses-trip-to-2023-china-world-championship
https://bandungtis.com/bandung-open-inline-freestyle-championship-2023/bandungopeninlinefreestylechampionship2023
https://www.chinadaily.com.cn/a/202310/06/WS651f661ca310d2dce4bb9219.html
https://english.news.cn/20231004/49337abc779941468ce9fbfac56b5533/c.html
https://moresport.tv/roller-sport/
https://www.worldskate.org/inline-freestyle/news-inline-freestyle/3565-inline-freestyle-world-championships-is-coming-to-shanghai.html
https://www.worldskate.org/inline-freestyle/media/photos/fotogallery/inline-freestyle/wc-2023-shanghai.html
https://www.worldskate.org/inline-freestyle/news-inline-freestyle/3568-inline-freestyle-world-championships-2023-in-shanghai,-between-confirmations-and-novelties-2.html
https://www.worldskate.org/inline-freestyle/news-inline-freestyle/1554-wrg2017-inline-freestyle-asians-dominate-the-speed-slalom-at-the-world-roller-games.html