CAMPEONATO MUNDIAL JUNIOR DE HOCKEY NO GELO

Por: Ronaldo Valêncio
13/01/2024 – São Paulo -SP

Gotemburgo, na Suécia, recebeu o campeonato mundial júnior de hockey no gelo, no período de 26 de dezembro de 2023 a 05 de janeiro de 2024. O torneio contou com os principais países que têm tradição no esporte, com exceção da Rússia, em função da invasão e guerra na Ucrania.

A Federação Internacional de Hockey no Gelo (IIHF) organiza regularmente o Campeonato Mundial Júnior de hockey no gelo. Este torneio acontece anualmente e apresenta equipes nacionais compostas por jogadores com menos de 20 anos de idade.

O campeonato é um evento de prestígio no hockey no gelo internacional, apresentando jovens talentos de todo o mundo. O torneio serve como uma plataforma para jogadores emergentes mostrarem suas habilidades e competirem em alto nível. Países como Canadá, Estados Unidos, Suécia, República Tcheca e Finlândia têm sido historicamente fortes candidatos nesta competição.

Arte Principal do Campeonato Mundial Junior de Hockey no gelo
Fonte: IIHF (2023)

O torneio, que é conhecido por apresentar a próxima geração de talentos do hockey, mostrou momentos emocionantes em uma competição bastante acirrada. O campeonato voltou a acontecer na Suécia depois de nove anos e contou com as dez melhores equipes do mundo, competindo pela medalha de ouro. 

Essa foi a 48ª edição do Campeonato Mundial Júnior da IIHF, sendo que o primeiro torneio foi realizado em 1977. Nesse período os países dominantes foram Canadá e Rússia. O Canadá está no topo com 20 medalhas de ouro, sendo campeão do torneio que acabou em 2023, enquanto a Rússia tem 13.

O IIHF WJC de 2024 foi um grande sucesso e o número total de expectadores presentes nos jogos foi de 170.673. O torneio foi dividido em dois grupos, sendo que no grupo “A” ficaram: Canadá Finlândia, Alemanha, Letônia e Suécia. Do outro lado da chave, no grupo B, ficaram Estados Unidos, República Checa, Suíça, Noruega e Eslováquia.

Jogo entre o Canadá e a Finlândia no Mundial Junior de Hockey no gelo
Fonte: IIHF (2023)

Formato do Campeonato Mundial Júnior 2024

O formato do torneio:  dois grupos de cinco times, cada seleção fez quatro jogos dentro da sua chave, as quatro melhores equipes de cada grupo se classificaram para as quartas de final. Foram quatro partidas de quartas de final entre as melhores equipes e, ao final dessas partidas, os quatro vencedores se classificaram para as semifinais. Quatro equipes jogaram as semifinais e os vencedores de ambas as semifinais fizeram a grande final.

Destaques do Campeonato

O jovem atacante Eslovaco Luka Radivojevic, de apenas 16 anos, marcou o seu primeiro gol em mundiais no jogo contra a Noruega, disparando um canhão para o gol de Martin Lundberg. O goleiro canadense Mathis Rousseau, fez “a defesa do campeonato” jogo contra a Finlândia.

Eriks Mateiko, o talentoso atacante da Letônia, garantiu uma importante vitória do seu país contra o time da Alemanha em um jogo que começou muito difícil, e que decidiu um lugar nas quartas de final do campeonato, contra o forte time dos Estados Unidos.

Do lado dos Estados Unidos se destacaram, em Gotemburgo, os atacantes Rasmus Rudslatt, Drew Fortescue e Isaac Howard. Esse trio de atacantes foi responsável por muitas vitórias obtidas em Gotemburgo, aliado a um sólido goleiro o time dos Estados Unidos se mostrou imbatível.

Jogo entre o Eslováquia e a Noruega no Mundial Junior de Hockey no gelo
Fonte: IIHF (2023)

A Surpresa do Campeonato

A surpresa do Campeonato ficou com o time da República Tcheca que eliminou, nas quartas de final, o poderoso Canadá que havia ganhado as duas últimas edições do campeonato mundial, tendo participado das quatro finais anteriores.

Esse jogo foi uma repetição da final de 2023, vencido pelo Canadá. 

A República Checa conseguiu uma vantagem de 2-0 aos 20 minutos, dando uma indicação clara de que não cairia sem luta. Quando o Canadá empatou no segundo período, parecia que os poderosos campeões iriam ultrapassar seus adversários mais uma vez. O Canadá dominou a primeira parte do terceiro período, mas a República Checa resistiu e acabou vencendo.

Time da República Tcheca, logo após vencerem o Canadá
Fonte: IIHF (2023)

Semifinal 1 – Suécia x República Tcheca

A República Tcheca criou uma grande expectativa depois de derrotar o Canadá por 3-2 nas quartas de final, e avançar para a fase semifinal. O time contou com cinco jogadores diferenciados, os defensores Tomas Hamara e Ales Cech, e os atacantes Matyas Sapovaliv, Jiri Kulich, e Eduard Sale.

Do outro lado, veio o time da casa, a Suécia, que venceu 14 das últimas 15 partidas contra a República Tcheca. A Suécia conquistou vitórias nos três primeiros jogos do torneio, antes de uma derrota por 5-4 nos pênaltis para a Finlândia no último jogo da fase preliminar, na véspera de ano novo. O time se recuperou com uma vitória dramática por 3 a 2 na prorrogação contra a Suíça.

A República Tcheca saiu na frente aos 7 minutos do 1º período, cinco minutos depois Stenberg empatou para a Suécia. A virada do time da casa veio de um tiro de longe no início do 2º período, a República Tcheca empatou faltando 12 minutos para acabar o 2º período. Os três gols que definiram o jogo saíram no 3º período, colocando o time da casa na rrande final

Semifinal 2 – Estados Unidos x Finlândia

Na segunda semifinal o time dos Estados Unidos chegou como forte favorito diante da Finlândia. O time americano vinha de cinco vitórias consecutivas, incluindo uma vitória por 7-2 sobre a Letônia nas quartas de final. No retrospecto em campeonatos mundiais, os Estados Unidos venceram 11 de seus últimos 15 jogos contra a Finlândia, incluindo um 6×2 na rodada preliminar de 2023.

O time americano é recheado de jovens promessas como os atacantes Cutter Gauthier (Philadelphia Flyers), Gavin Brindley (Columbus Blue Jackets) e Frank Nazar III (Chicago Blackhawks), além do defensor Lane Hutson (Montreal Canadiens) e o goleiro Trey Augustine (Detroit Red Wings).

A Finlândia começou muito bem marcando o primeiro gol no início do primeiro período, os nórdicos controlaram bem o começo do jogo, mesmo com os Estados Unidos chutando mais. No final do primeiro período o finlandês Rasmus Kumpulainen desviou um chute em frente à área aumentando a vantagem para a Finlândia.

Faltando oito minutos para acabar o segundo período os Estados unidos fizeram o primeiro gol com um belo tiro na esquerda. No final do segundo período Smith

marcou o gol de empate para a equipe americana, o terceiro período o jogo continuou difícil e tenso até que, faltando 3 minutos para o fim, Cutter Gauthier marcou o gol da virada para os EUA.

A grande final – Suécia x estados Unidos

A atmosfera em Gotemburgo era simplesmente única, arena lotada, torcedores enlouquecidos e a expectativa de um grande jogo, que logo se transformou em realidade. O jogo foi tenso e pesado desde o início e já caminhava para acabar o primeiro período em igualdade, quando aconteceu o primeiro gol dos Estados Unidos em um desvio do chute de Smith.

No início do segundo período, a Suécia empatou com um chute de longe que o goleiro acabou aceitando, logo em seguida Isaac Howard virou o jogo para o time de azul. Alguns minutos Howard foi até a linha de fundo e cruzou, o puck bateu nos patins do goleiro e entrou, fazendo o terceiro gol dos Estados Unidos.

A equipe da Suécia conseguiu seu segundo gol no finalzinho do segundo período, isso deu esperança à equipe de amarelo, de que o último período seria mais equilibrado, mas logo o início do terceiro período o time americano marcou o quarto gol jogando uma ducha de água fria no time da casa, fazendo Estados Unidos 4 x 2 Suécia.

Apesar do equilíbrio em número de chutes, a equipe americana aproveitou melhor as oportunidades e faltando quatro minutos para o fim marcou o quinto gol, o sexto já veio com as redes vazias (empty net). Placar final Estados Unidos 6 x 2 Suécia, o Estados Unidos conquistaram o seu sexto título mundial.

O time campeão, dos Estados Unidos
Fonte: IIHF (2023)

Alguns jogadores de azul encararam o título como uma revanche, os americanos perderam por 6-4 para a Suécia no mundial sub-18 em 2022, apesar de terem uma grande vantagem. “Somos campeões mundiais”, acrescentou McGroarty depois de marcar o primeiro gol e selar o gol com uma rede vazia.

Gabe Perreault, com um gol e duas assistências, Zeev Buium e Ryan Leonard deram o resto dos números para os americanos, que garantiram o torneio sub-20 pela sexta vez após a última vitória em 2021. Will Smith somou duas assistências, Trey Augustine fez 24 defesas e contribuiu para conquistar a vitória.

O atacante norte-americano Isaac Howard, com dois gols decisivos era um dos mais festejados. “Não sei se algum dia voltarei a vestir a camisa do USA Hockey”, disse McGroarty, que quase perdeu o evento depois de sofrer uma costela quebrada e um pulmão perfurado em novembro. “Pelo menos vamos sair daqui por cima.”

Do lado amarelo a tristeza imperava, e uma grande seca ainda permanece, os suecos que já terminaram em segundo lugar 12 vezes, e perderam para os EUA na disputa pelo terceiro lugar do ano passado, produzem uma longa lista de estrelas da NHL, mas isso raramente se traduz em sucesso no mundial júnior.

Na disputa do terceiro lugar, o time da República Tcheca surpreendeu ganhando a medalha de ouro em cima da Finlândia. Tomas Hamara marcou o gol da vitória faltando 1:41 para o fim do tempo regulamentar na sexta-feira, deixando o time da Finlândia atônito e sem nenhuma medalha.

A classificação final do Campeonato Mundial de Ice Hockey Junior ficou assim:

REFERÊNCIAS

https://www.flohockey.tv/articles/11801914-usa-hockey-defeats-finland-will-play-for-gold-medal-at-2024-world-juniors
https://iihfworldjuniors.com/
https://www.iihf.com/en/events/2024/wm20/schedule
https://www.iihf.com/en/events/2024/wm20/news/57440/top_10_moments_from_2024_world_juniors
https://www.iihf.com/en/events/2024/wm20/news/57285/power_rankings_(3)
https://www.iihf.com/en/events/2024/wm20/news/57305/publikrekord_pa_jvm_i_goteborg_%E2%80%93_over_165%c2%a0000_aska
https://www.nhl.com/news/world-junior-championship-2024-schedule-results-tv-info
https://www.nhl.com/news/world-junior-championship-semifinals-preview
https://teamusa.usahockey.com/news_article/show/1295939https://teamusa.usahockey.com/news_article/show/1296325
https://www.theguardian.com/sport/2024/jan/05/usa-sweden-world-hockey-juniors-championship