CAMPEONATO BRASILEIRO DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA – VENÂNCIO AIRES 2024

Por: Thays Moreno
27/02/2024 São Paulo -SP

A charmosa cidade de Venâncio Aires (RS), considerada a capital nacional do chimarrão, recebeu de 19 de fevereiro de 2024 a 02 de março de 2024 o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística. Com uma população de aproximadamente 70 mil habitantes, Venâncio Aires é um importante centro urbano na região central do Rio Grande do Sul, oferecendo infraestrutura e serviços para seus moradores e visitantes.

Venâncio Aires é conhecida por suas festas tradicionais, como a Festa Nacional do Chimarrão, que celebra a cultura gaúcha e a bebida típica do Rio Grande do Sul. Além disso, a cidade possui uma rica história e patrimônio cultural, com museus, igrejas e prédios históricos. A cidade possui uma economia muito diversificada, com destaque para os setores de agricultura, indústria e comércio.

Igreja São Sebastião Mártir, Cartão postal de Venâncio Aires (RS)
Fonte: Grupoahora (2024)

O Campeonato contou com a participação de 650 atletas, representando oito estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. As competições começaram em 19 de fevereiro e foram até o dia 2 de março. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão, entre 19 de fevereiro e 2 de março.


O campeonato é a maior competição oficial da modalidade, os atletas vencedores, nas categorias superiores, passaram a integrar a Seleção Brasileira de Patinação Artística e vão participar dos campeonatos Sul-Americano, Pan-Americano, Mundial e Copa do Mundo de Patinação Artística 2024.

Pódio da categoria solo dance
Fonte: AABB (2024)

A competição foi organizada pela Federação Gaúcha de Patinagem (FGP), sob a coordenação da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, entidade máxima do esporte no Brasil. A escolha por Venâncio Aires foi baseada na infraestrutura do Ginásio Poliesportivo e na parceria com a administração municipal.


O presidente da FGP, José Luiz Lazzaroni, enfatizou que a cidade, por intermédio da Prefeitura, tem sido parceira da FGP, e a federação queria trazer um evento nacional para o Rio Grande do Sul. Assim, foi apresentada a ideia para a administração municipal que se interessou muito.”

Competidora no Campeonato Brasileiro de Patinação Venâncio Aires (RS)
Fonte: GAZ (2024)

O evento contou com a presença de competidores de 58 clubes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.


O Quarteto Sênior Internacional da AABB Brasília conquistou o lugar mais alto do pódio. A equipe, formada por Letícia Barbosa, Hana Tavares, Luana Fontana, Gabriele Araújo e Júlia Fontana, é treinada pelos técnicos da Impulse Patinação: Bruna Santos, Alexandre Simas, Priscila Barbosa e Júnio dos Anjos.


Com o resultado, as patinadoras cumpriram muito bem a primeira etapa para a construção de futuras convocações pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação para o Pan-Americano e Sul-Americano. A disputa do Campeonato Mundial, previsto para setembro, na Itália, também é uma possibilidade após a conquista do grupo.

Pódio da competição de quarteto vencida pela AABB do DF Venâncio Aires (RS)
Fonte: AABB (2024)

Algumas equipes tiveram resultados expressivos, dentre elas a equipe de Santos, comandada pelo técnico da seleção brasileira da modalidade Gustavo Casado, Felipe Werle, que também é competidor, e Gabrielle Vieira.

Os atletas da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) se destacaram no Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Patinação Artística. Juntos, sete patinadores ganharam onze medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Felipe Werle conquistou duas medalhas de ouro no adulto (figuras obrigatórias e dupla de dança).

No cadete feminino, Ana Clara Pereira Meyer trouxe quatro medalhas: ouro (dança), prata (Open-Loops TN) e dois bronzes (Figuras Obrigatórias e Open Loops – TN). A santista Bianca Ameixeiro (Sênior), medalhista de prata no Pan 2023, também disputou a competição, garantindo o ouro (livre) e prata (dança).

A competidora de Novo Hamburgo, Antônia Homem Cornely, conquistou o 1º lugar em três modalidades do Campeonato Brasileiro de Patinação Artística. A premiação credenciou a atleta de 9 anos a ser convocada para a Seleção Brasileira na temporada de competições internacionais 2024.

A principal conquista foi o 1º lugar na modalidade livre Tots Classe Internacional 2024, vitória que lhe dá o status de campeã brasileira da categoria. O título veio durante prova realizada no começo da tarde da sexta-feira (23/02/24). Com 5 uma diferença de 8 pontos, a patinadora mirim de Novo Hamburgo desbancou a segunda colocada: Antônia somou 26.97 pontos, contra 18.86 pontos de Melissa Machado.

Atleta Antônia Homem Cornely, de 9 anos
Fonte: ABC MAIS (2024)

Guaíba teve destaque no Campeonato Brasileiro de Patinação Artística. As Guaibenses Laís Von Zeidler, Fernanda Barreto Quintanilla e Elisa Biscaio subiram ao pódio do, considerado maior campeonato nacional da modalidade de todos os tempos. Laís conquistou o 5º lugar em solo dance cadete internacional, 1º lugar na modalidade livre cadete torneio nacional, 1º lugar quarteto cadete internacional

– Yolo skating team e bronze em mini-grupo de show sênior; Fernanda Barreto ficou com a medalha de bronze em mini-grupo de show sênior e 16º lugar em solo dance juvenil; e Elisa Biscaio ganhou a medalha de bronze em mini-grupo de show sênior e o 4º lugar em combinado de dança Júnior torneio nacional.

As três representantes do Grupo Expressão de Patinação conquistaram a possibilidade de serem novamente convocadas pela Seleção Brasileira para participarem dos campeonatos sul-americano, panamericano e o mundial, que será na Itália.

6 Atletas de Guaiba
Fonte: Reporter Guaibense (2024)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Campeonato Brasileiro de Patinação Artística tem uma importância significativa para desenvolvimento do esporte. O evento é uma plataforma crucial para identificar e desenvolver talentos na patinação artística brasileira. A competição permite que atletas demonstrem suas habilidades e potencial, dando visibilidade aos talentos emergentes.

O campeonato ajuda a promover a patinação artística no Brasil, aumentando o interesse do público e incentivando mais pessoas a praticarem o esporte. Isso contribui para o crescimento da base de praticantes e para a popularização da modalidade. Ele também serve de preparação para os atletas de alto rendimento, que irão competir em campeonatos internacionais.

Todos os aspectos acima detalhados tornam o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística um torneio fundamental no desenvolvimento e na promoção do esporte no país.

REFERÊNCIAS

https://aabbdf.com.br/aabb-brasilia-conquista-titulo-no-brasileiro-de-patinacao/
https://www.abcmais.com/brasil/rio-grande-do-sul/menina-de-novo-hamburgo-e-campea-brasileira-de-patinacao-artistica/amp/
https://www.bs9.com.br/esportes/equipe-santista-brilha-no-campeonato-brasileiro-de-patinacao-artistica/22930/
https://www.cbhp.com.br/site/
https://folhadomate.com/livre/venancio-airenses-sao-destaque-no-brasileiro/
https://folhadomate.com/esportes/campeonato-brasileiro-de-patinacao-movimenta-o-parque-do-chimarrao-confira-a-programacao-do-fim-de-semana/
https://grupoahora.net.br/conteudos/2023/12/29/venancio-aires-sedia-campeonato-brasileiro-e-torneio-nacional/
https://grupoahora.net.br/conteudos/2023/10/18/a-historia-por-tras-do-cartao-postal-de-venancio-aires/
https://itajai.sc.gov.br/noticia/31776/atletas-da-patinacao-artistica-de-itajai-disputam-campeonato-brasileiro
https://portalrva.com.br/esporte/abertura-oficial-do-campeonato-brasileiro-de-patinacao-ocorre-nesta-quinta-feira-no-ginasio-poliesportivo/
https://portal.camaranh.rs.gov.br/pm3/informacao_e_conhecimento/noticias/hamburguense-vence-em-tres-modalidades-campeonato-brasileiro-de-patinacao-artistica-2024
https://www.reporterguaibense.com.br/noticia/guaiba-e-destaque-no-campeonato-brasileiro-de-patinacao-artistica-em-venancio-aires
https://www.youtube.com/@PatinacaoArtisticaRS/streams