A HISTÓRIA DAS JERSEYS DE HOCKEY, NA NHL

Por: Mônica Valêncio
São Paulo -SP

A NHL (National Hockey League) foi criada em 26 de novembro de 1917, em Montreal, Canadá, com 4 times: Montreal Canadiens, Montreal Wanderers, Ottawa Senators e Toronto Arenas, que, mais tarde, se chamaria Toronto Mapple Leafs. Desde o início da liga, existia uma preocupação coma criação das Jerseys (uniformes de hockey no gelo).

Time do Chicago Blackhawks de 1934 – Fonte: puckjunk.com (2025)

Time do Chicago Blackhawks de 1934
Fonte: puckjunk.com (2025)

Os uniformes de hockey eram muito simples no início, como a maioria dos jogadores também jogava futebol no verão, eles simplesmente pegavam essas calças emprestadas para jogos de hockey, depois adicionavam um suéter de gola alta para se manterem aquecidos, junto com algumas meias até o joelho.

Em um segundo momento, as jerseys passaram a ser feitas de lã grossa ou tecidos pesados, projetados para manter os jogadores aquecidos no gelo. A história das jerseys (ou uniformes) de hockey no gelo é rica e reflete a evolução do esporte, da tecnologia têxtil e da cultura esportiva.

Montreal Canadiens de 1917 – Fonte: ice hockey fandom (2025)

Montreal Canadiens de 1917
Fonte: ice hockey fandom (2025)

Com relação ao design, os primeiros uniformes eram simples, muitas vezes com cores sólidas ou padrões básicos, como listras horizontais. Não havia logotipos elaborados, e os números eram raros. Nessa época, o foco estava mais na funcionalidade do que no estilo. As camisas eram largas para permitir a mobilidade.

Montreal Wanderers de 1915 – Fonte: Hockey Gods (2025)

Montreal Wanderers de 1915
Fonte: Hockey Gods (2025)

Em 1933, o Detroit Red Wings escolheu a cor de seus novos uniformes e eles eram os mesmos do Montreal Canadiens . Quando os times se encontraram pela primeira vez em Montreal, para diferenciá-los, os Wings foram forçados a usar capas brancas. Elas cobriam os números dos jogadores, irritando os fãs presentes, além de parecerem bobos. Assim começou o debate sobre as cores usadas pelos times durante os jogos.

Com a melhor organização das ligas profissionais, como a NHL (National Hockey League), as equipes começaram a adotar logotipos distintos para representar suas franquias. Os times passaram a ter cores específicas, promovendo a identificação com torcedores. A lã continuou predominante, mas houve inovações no corte e na costura, tornando as jerseys mais ajustadas ao corpo.

Equipe do Toronto Maple Leafs de 1927 – Fonte: ediwfashion (2025)

Equipe do Toronto Maple Leafs de 1927
Fonte: ediwfashion (2025)

Na década de 1940, alguns times começaram a usar voluntariamente cores contrastantes, mas em uma reunião da NHL em 1950 o uso de uniformes contrastantes se tornou obrigatório. O motivo foi devido ao número crescente de cinejornais cinematográficos, que logo se tornaria televisão em preto e branco.

A NHL exigiu que cada time usasse cores contrastantes para tornar mais fácil para os espectadores distinguirem os times durante as transmissões em preto e branco. O time da casa usaria escuro, o visitante, branco, foi Hockey Night In Canada que sugeriu que a NHL mudasse em 1970, para o time da casa usar camisas brancas.

Equipe do Boston Bruins – Temporada 1955/1956 – Fonte: ebay (2025)

Equipe do Boston Bruins – Temporada 1955/1956
Fonte: ebay (2025)

Na década de 60, a lã foi substituída por tecidos sintéticos, como poliéster, que eram mais leves, absorviam menos umidade e aumentavam o conforto. Os uniformes começaram a incorporar gráficos mais elaborados, com logotipos maiores, números destacados e até slogans. Com a popularização das transmissões televisivas, na década de 80, as jerseys foram otimizadas para serem bem visualizadas na TV, incluindo cores vibrantes e contrastantes.

Equipe do Boston Bruins de 1961 – Fonte: ice hockey Fandom (2025)

Equipe do Boston Bruins de 1961
Fonte: ice hockey Fandom (2025)

Na década de 70, os designs eram mais simples, com faixas horizontais marcantes nas mangas e na barra inferior da jersey, frequentemente usando duas ou três cores principais Grandes escudos ou logos no centro eram comuns, representando o time de forma icônica, muitas vezes, eram bordados.

Os materiais utilizados ainda eram algodão ou poliéster grosso, as camisas eram pesadas e menos respiráveis. As mangas e o corpo das jerseys eram mais largos, refletindo um corte reto, tinha uma tendência a combinações de cores vibrantes e contrastantes, como o azul e vermelho dos New York Rangers, ou o preto e amarelo dos Boston Bruins.

Jogador Pete Stemkowski , que jogou New York Rangers entre 1971 e 1977 – Fonte: Blue LIne (2025)

Jogador Pete Stemkowski , que jogou New York Rangers entre 1971 e 1977
Fonte: Blue LIne (2025)

Nos anos 80, houve a Introdução de mais elementos gráficos, como listras diagonais e detalhes mais elaborados nas mangas e ombros. Algumas equipes começaram a usar designs ousados, como o Vancouver Canucks com seu “V” gigante no peito.

Com relação aos materiais, houve uma transição completa para novos compostos de poliéster e tecidos sintéticos mais leves, melhorando a mobilidade e a absorção de suor. Alguns times experimentaram paletas mais chamativas e incomuns, como o roxo e amarelo dos Los Angeles Kings.

Jersey do Los Angeles Kings temporada 1980-1981

Jersey do Los Angeles Kings temporada 1980-1981

A década de 1990 foi marcada por inovação e exagero, com logos maiores, designs angulares e gráficos únicos. Exemplos notáveis incluem a jersey com tubarão do San Jose Sharks e o pato dos Mighty Ducks of Anaheim. Com relação aos materiais houve avanços em tecidos sintéticos, que tornaram as camisas mais leves e respiráveis.

Foram feitos ajustes mais anatômicos, mas ainda soltos para acomodar as proteções. Os designers trabalharam com paletas de cores mais ousadas e experimentais, como o turquesa, dourado e prata.

Jersey do jogador Anaheim Mighty Ducks, Paul Kariya, de 1995 – Fonte e-bay.com (2025)

Jersey do jogador Anaheim Mighty Ducks, Paul Kariya, de 1995
Fonte e-bay.com (2025)

Nos anos 2000, houve uma modernização dos logos e simplificação das linhas, com designs mais “limpos”. Algumas equipes optaram por estilos retrô como alternativa. Houve Introdução de tecidos técnicos, como o sistema Reebok Edge, que era mais leve, resistente e projetado para minimizar a absorção de água.

Com relação às cores, foram adotados tons metálicos e sombreados em alguns designs, como o preto e dourado nos Penguins e o vermelho e dourado nos Flames. As Jerseys começaram a ser mais ajustadas ao corpo, seguindo a tendência de desempenho.

Jogadores do Pittisburg Penguins, com Jersey utilizada no início dos anos 2000 – Fonte: Pensburgh (2019)

Jogadores do Pittisburg Penguins, com Jersey utilizada no início dos anos 2000
Fonte: Pensburgh (2019)

Nos anos 2010, houve uma combinação de elementos retrô com modernidade, times começaram a homenagear sua história com jerseys inspiradas em designs vintage, em eventos como Winter Classic e Heritage Classic. A Adidas assumiu a produção das jerseys da NHL em 2017, introduzindo o Adizero, um tecido ainda mais leve e aerodinâmico.

Também com relação às cores, houve uma volta às paletas clássicas para muitos times, enquanto outros incorporaram detalhes fluorescentes ou neons. Foram criadas tecnologias voltadas para maximizar a performance, como tecido de secagem rápida e melhor ventilação.

Jogadores do Chicago Blackhawks comemoram a conquista da Stanley Cup de 2015– Fonte: Historia Deportiva (2015)

Jogadores do Chicago Blackhawks comemoram a conquista da Stanley Cup de 2015
Fonte: Historia Deportiva (2015)

No início da década de 2020, as Jerseys de hóquei no gelo refletiam uma mistura de elementos modernos e homenagens ao passado. Elas continuaram a evoluir em design, materiais e funções, oferecendo melhor desempenho e apelo visual. Muitas equipes optaram por designs que homenageavam suas raízes históricas. 

O logo principal continuou a ser o foco central, mas algumas Jerseys apresentaram logos alternativos nos ombros ou designs exclusivos para eventos especiais. Algumas equipes simplificaram suas linhas, adotando visuais mais limpos e menos exagerados, enquanto outras exploraram gráficos ousados, como o uso de gradientes ou padrões geométricos.

 

Jersey do Philadelphia Flyers Temporada 2022-2023 – Fonte wkwvmall (2025)

Jersey do Philadelphia Flyers Temporada 2022-2023
Fonte wkwvmall (2025)

As Jerseys dos anos 2020 tem, cada vez mais, evoluído na qualidade do tecido, ideal para jogos de alta intensidade, melhorando a ventilação e a regulação de temperatura. O material utilizado hoje é resistente à absorção de água, além de várias outras qualidades.

Elas são projetadas para serem ajustadas ao corpo e facilitar a mobilidade, sem comprometer o conforto sobre as proteções. Muitas equipes adotaram tons mais sombreados ou metálicos para modernizar seus visuais.

Hoje, as jerseys de hóquei são muito mais do que apenas parte do equipamento de jogo. Elas se tornaram itens de moda, símbolos culturais e objetos de colecionador, lançamentos de edições limitadas e retrôs são aguardados com entusiasmo pelos fãs, enquanto as jerseys vintage são valorizadas por sua história e estética.

REFERÊNCIAS

https://bluelinestation.com/2020/04/19/part-two-new-york-rangers-teams-somehow-didnt-win-cup/
https://www.ebay.ca/itm/184112050217
https://www.ediwfashion.shop/?ggcid=8431028
http://www.historiadeportiva.com/2015/05/hockey-hielo-playoffs-nhl-20142015_31.html
https://hockeygods.com/images/
https://hockeygods.com/images/12363Montreal_Wanderers_Team_Photo_1915
https://icehockey.fandom.com/wiki/1960%E2%80%9361_Boston_Bruins_season
https://icehockey.fandom.com/wiki/1916%E2%80%9317_Montreal_Canadiens_season
https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/mais-esportes/2015/06/16/noticia_maisesportes,312628/chicago-blackhawks-bate-tampa-bay-lightning-e-conquista-titulo-da-nhl-em-casa-apos-77-anos.shtml
https://www.nhlshop.ca/en/los-angeles-kings/mens-los-angeles-kings-dave-taylor-mitchell-and-ness-purple-1980/81-blue-line-player-jersey/t-14378497+p-9470785762769+z-9-917964027
https://www.pensburgh.com/2019/8/14/20803787/2000s-pittsburgh-penguins-best-team-lemieux-sidney-crosby-evgeni-malkin-jagr-straka-kovalev-letang
https://thehockeywriters.com/a-brief-history-of-nhl-uniforms/#google_vignette
https://thehockeywriters.com/a-brief-history-of-nhl-uniforms/
https://unitedstatesofhockey.com/2013/08/27/team-usa-olympic-hockey-jersey-a-retrospective-1920-2010/
https://www.uzhafashion.shop/?path=page/ggitem&ggpid=1893422
https://www.wkwvmall.shop/?ggcid=728690

Você também pode gostar de:

Recent Posts

  • All Post
  • Esportes no Gelo
  • Evento no Gelo
  • História do Esporte
  • Hockey
  • Inline Cross
  • Jogador de Hockey
  • Locais para Patinar
  • Patinação
  • Time de Hockey
  • Vertical
    •   Back
    • Olimpíadas de Inverno
    • Curling
    •   Back
    • Patinação Artística Inline
    • Patinação Artística Quad
    • Patinação Recreação
    • Patinação Inline Downhill
    • Patinação de Velocidade
    • Patinação Inline
    • Patinação Quad
    • Patinação Slalom
    • Patinação Artística
    • Patinação Street
    • Patinação no Gelo
    • Dança no Gelo
    • Patinação Artística Brasileira
    • Roller Freestyle Vertical
    •   Back
    • Hockey Inline
    • Hockey no Gelo
    • Hockey NHL
    • história do hockey
    • Hockey Tradicional
    • Stanley Cup
    • Hockey no Gelo Brasileiro
    • Hockey Inline Brasileiro
    •   Back
    • Pista de Gelo
    • Lagos Congelados

Tags

Edit Template

Notícias Recentes

  • All Post
  • Esportes no Gelo
  • Evento no Gelo
  • História do Esporte
  • Hockey
  • Inline Cross
  • Jogador de Hockey
  • Locais para Patinar
  • Patinação
  • Time de Hockey
  • Vertical
    •   Back
    • Olimpíadas de Inverno
    • Curling
    •   Back
    • Patinação Artística Inline
    • Patinação Artística Quad
    • Patinação Recreação
    • Patinação Inline Downhill
    • Patinação de Velocidade
    • Patinação Inline
    • Patinação Quad
    • Patinação Slalom
    • Patinação Artística
    • Patinação Street
    • Patinação no Gelo
    • Dança no Gelo
    • Patinação Artística Brasileira
    • Roller Freestyle Vertical
    •   Back
    • Hockey Inline
    • Hockey no Gelo
    • Hockey NHL
    • história do hockey
    • Hockey Tradicional
    • Stanley Cup
    • Hockey no Gelo Brasileiro
    • Hockey Inline Brasileiro
    •   Back
    • Pista de Gelo
    • Lagos Congelados

Contato

E-mail: contato@icehockey.com.br

© 2024 Ice hockey. Todos os direitos reservados.