A HISTÓRIA DA PATINAÇÃO SOBRE RODAS

Por: Thays Moreno
04/09/2022 – São Paulo -SP

Durante a pandemia da Covid 19, em 2020, a patinação teve um grande retorno, à medida que as pessoas procuraram formas seguras de se manterem ativas durante a quarentena. Este lazer pode parecer um fenômeno recente, de meados do século 20, mas a verdade é que os primeiros patins inventados datam do início de 1700. Com o tempo os modelos foram evoluindo e melhoraram, a ponto de fazer surgir, no decorrer do século XIX, uma verdadeira febre pela patinação  nos Estados Unidos e na Europa.

Um dos primeiros protótipos de patins
Fonte: Blogs.loc.gov (2015)

A referência mais antiga que encontramos remete à Holanda do início do século XVII, quando um desconhecido decidiu patinar no gelo no verão, ele realizou a patinação em terra seca pregando carretéis de madeira em bases e prendendo-os aos seus sapatos.

Réplica do primeiro par de patins inventado
Fonte: Sutori (2022)

No ano de 1760, John Joseph Merlin projetou os primeiros patins. Eles foram feitos afixando rolos de metal em uma tábua de madeira com alças de couro para segurar os pés dentro. Eles tinham uma boa sustentação em função elas quatro rodas, mas o eixo era rígido e não permitia muitas manobras

A primeira patente de um patim de roda foi pedida por um Francês de nome Petitbled no ano de 1819. Esteticamente eles se aproximam dos atuais “Patins Inline”. O ponto negativo é que esses patins não eram muito manobráveis e não podiam ser usados por muito mais do que uma curva larga ou uma linha reta. Eles tinham a sola de madeira, com rodas também de madeira dispostas em linha reta.

Primeiro Patins patenteado em 1819
Fonte: Sutori (2022)

Em 1823, Robert John Tyers patenteou um patim chamado Rolito, ele tinha cinco rodas dispostas em uma única fileira na parte inferior de uma bota. O patim Rolito também tinha problemas para fazer curva curvo, ao contrário dos patins de hoje.

Projeto de Patins Rolito de 1823
Fonte: Sutori (2022)

1863, o americano James Plimpton melhorou e patenteou um novo design de patins. Ele foi projetado com quatro rodas, duas na frente e duas atrás, além disso a base era flexível de forma que o patinador poderia se inclinar para direcionar os patins. Este novo design aumentou consideravelmente a manobrabilidade, a aceitação do modelo garantiu a primeira pista pública de patinação em Nova York.

Patins patenteado por James Plimton em 1863
Fonte: Online Skating (2021)

Na década de 1860, Plimpton montou uma fábrica de patins e abriu as primeiras pistas de patinação da América em Nova York e Newport, Rhode Island, onde alugou patins para clientes. Patinar logo se tornou uma atividade familiar e popular. A associação de patinação de Nova York, a primeira do gênero e outros clubes realizaram competições de velocidade e distância em cidades dos Estados Unidos.

A década de 1880 é considerada como a primeira “febre’ mundial dos patins, eles já estavam sendo produzidos em massa no mundo. Nessa época Londres tinha 70 pistas de patinação, Paris tinha 40, Nova York pelo menos 20. Em 1902 houve a inauguração de pista pública de patinação, em Chicago, com a presença de 7.000 pessoas.

Pista de patinação em 1880
Fonte: Nationalgeographic.com (2021)

Em 1905 foi fundada a Chicago Roller Skate Company (CRS) pelos irmãos Ralph e Walter Ware. A empresa ajudou a difundir a patinação patrocinando a atividade ao ar livre e as corridas sobre patins, nessa época a empresa produzia rodas metálicas com rolos de madeira.

Depois de um hiato durante a Primeira Guerra Mundial, no qual a fábrica de CRS passou a fabricar parafusos de hélice para os militares, a fabricação de patins foi retomada em 1918, e, um ano depois, uma nova fábrica foi construída no West Garfield Park. o local permaneceria a sede da empresa pelo resto de seus dias.

Fábrica da CRS em 1918
Fonte: Made in Chicago museum (2020)

No início da década de 1930, havia um mundo em expansão, muitos adultos já estavam patinando, e grande parte já estava tratando isso como um esporte. Os primeiros eventos do “Roller Derby” foram organizados por volta desta época e começaram a atrair multidões para grandes locais como o Chicago Coliseum. Eram corridas de patins no estilo olímpico e se estendiam por vários eventos diferentes.

Transcontinental Roller Derby em 1935, no Chicago Coliseum
Fonte: Made in Chicago Museum (2020)

Chicago era um centro de patinação e do esporte Roller Derby, havia milhares de espectadores, a cidade que há muito estava obcecada com patinação no gelo passou a adotar a mesma paixão pela patinação sobre rodas, especialmente no verão.

Em todo o país começaram a surgir clubes de patinação e inúmeras pistas foram abertas para acomodar a febre crescente. Os Irmãos Ware passaram a divulgar, com frequência, a criação dessas pistas em seus próprios materiais promocionais.

Transcontinental Roller Derby em 1935, no Chicago Coliseum
Fonte: Made in Chicago Museum (2020)

O pico de produção dos patins da CRS ocorreu no final dos anos 30, ainda que em 1939 a guerra já tivesse começado na Europa. No período da entrada dos Estados Unidos na 2ª guerra mundial (de 1941 a 1945) a fábrica deixou de produzir patins para produzir granadas M21, fornecidas ao exército.

Com o término da guerra a patinação entrou em uma “era de ouro” nos Estados Unidos, onde se tornou o esporte de maior participação. No seu auge, havia cerca de 5.000 pistas e 18 milhões de patinadores. Os fãs se reuniram para assistir Roller Derby, no final da década de 1940 as partidas de contato total começaram a ser televisionadas toda semana.

Aniversário em Rink de patinação em 1950
Fonte: St Neots (2021)

Nessa época a Chicago Roller Skate voltou a produzir patins em grande escala, em 1952 a fábrica tinha 200 funcionários e produzia 3.250 pares de patins tradicional por dia. A empresa fabricava todos os componentes dos patins, do metal da base aos rolamentos. Em 1955 no 50º aniversário da empresa já havia cerca de 20 milhões de patinadores nos Estados Unidos.

Propaganda da CRS em 1952
Fonte: Chuckman (2012)

Nessa época os Rinks de patinação eram programa obrigatório para os jovens e eram negócios extremamente organizados, como qualquer outra empresa, possuindo logomarca, slogan e estrutura comercial.

Logomarcas de algumas pistas de patinação
Fonte: Made in Chicago Museum (2020)

Na década de 1960, com a queda da patinação, a CRS começou a vender componentes para indústria de skates, depois de algum tempo a própria empresa começou a fabricar os seus skates, de forma bastante tímida. Nessa época a população chamava o skate de “revolução do surf nas calçadas”.

Em 1966 Gordon Ware, então diretor da CRS, projetou pessoalmente um dos primeiros patins em linha (estilo hockey) que chegou a ser patenteado, infelizmente o conceito foi considerado muito à frente de seu tempo, e foi rapidamente deixado de lado.

Projeto de Patins em linha
Fonte: Made in Chicago Museum (2020)

Na década de 1970, com o advento da era “disco” os patins voltaram a ser consumidos em larga escala, culminando com a grande febre de patinação do final da década de 70, com a criação de centenas de novas pistas de patinação pelo mundo afora.

Pista de patinação nos anos 70
Fonte: Austin (2021)

Em 1979 o jovem Scott Olson, jogador de hockey que trabalhava no desenvolvimento de patins em linha, se deparou com a patente dos patins criados em 1966 por Gordon Ware. O Jovem empreendedor percebeu que precisaria comprar a patente da CRS, para levar o seu projeto à diante.

Olson adquiriu a compra dos direitos de licenciamento dos patins em linha em 1981. Ele conduziu uma tensa negociação com os diretores da Chicago Roller Skate, que depois de algumas negativas acabaram cedendo ao ímpeto do jovem empreendedor. Com a patente da CRS Olson fundou a Rollerblade, mas isso já é uma outra história.

REFERÊNCIAS

http://www.austinrollerdisco.com/
https://blogs.loc.gov/picturethis/2015/07/pictures-to-go-roller-skating-roundup/
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Roller_Skating_Rink_1945_Oak_Ridge.jpg
https://chuckmanchicagonostalgia.wordpress.com
https://www.liveabout.com/the-history-of-inline-skate-development-1963949
https://www.liveabout.com/the-history-of-figure-skating-1282594
https://www.madeinchicagomuseum.com/single-post/chicago-roller-skate-co/
https://www.nationalgeographic.com/history/history-magazine/article/roller-skating-revolution-swept-world-1800s
https://online-skating.com/featured-articles/james-leonard-plimpton-usa-the-father-of-traditional-roller-skating/
https://www.rookieroad.com/figure-skating/history/#what-are-the-basic-rules-of-figure-skating
https://seskate.com/the-history-of-roller-skates/
https://st-neots.ccan.co.uk/content/catalogue_item/a-christmas-party-at-st-neots-roller-skating-rink-in-the-mid-1950s-snemu-2008-138-1https://www.sutori.com/en/story/the-history-of-roller-skates–U5HeZ1eS7tkywCevG3rEa1Tb
https://www.thoughtco.com/history-of-roller-skates-1992385
https://www.vintag.es/2021/01/plimpton-skate.html