Por: Victor Valêncio – São Paulo -SP
Connor McDavid marcou aos oito minutos do início da prorrogação, e o Canadá venceu seu quarto torneio internacional consecutivo, derrotando os Estados Unidos por 3 a 2, na decisão do campeonato do “4 Nations Face-Off” no TD Garden, na quinta-feira (20/02/25).
Nathan MacKinnon e Sam Bennett também marcaram, Mitch Marner deu duas assistências e o goleiro Binnington fez 31 defesas pelo Canadá, incluindo seis na prorrogação. “Eu estava apenas batalhando, tentando fazer meu trabalho”, disse Binnington. “Nós encontramos uma maneira de fazer o trabalho e, obviamente, há pequenos momentos como esse que são mais especiais quando você vence.”

A equipe do Canadá posa para foto oficial do título, com a taça do torneio “4 Nations Face-Off” – Foto: Andre Ringuette – 4NFO-Getty Images – Fonte: Hockey Canadá (2025).
O Canadá ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Vancouver de 2010, as Olimpíadas de Sochi de 2014 e na Copa do Mundo de Hockey de 2016. Também fez o mesmo nas Olimpíadas de Salt Lake City de 2002 e na Copa do Mundo de Hockey de 2004, conquistando o ouro em seis dos últimos sete torneios internacionais.
Por outro lado, os Estados Unidos não vencem um torneio de hockey masculino de primeira linha desde a Copa do Mundo de Hockey em 1996. Se considerarmos os torneios de elite no hockey no gelo masculino como Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais da IIHF e a Copa do Mundo de Hockey, já são quase 30 anos desde a última conquista de peso no hockey masculino (Copa do Mundo de 1996) e mais de 40 anos sem um ouro olímpico.

Foto oficial com o capitão dos Estados unidos, Auston Matthews, e o capitão do time do Canadá, Sidney Crosby no “4 Nations Face-Off” – Foto: Andre Ringuette – 4NFO-Getty Images – Fonte: Hockey Canadá (2025).
“Por mais um ano, pelo menos, temos direito de nos gabar”, disse MacKinnon. “Temos que fazer isso de novo em fevereiro de 2026.” Pelo lado americano Brady Tkachuk e Jake Sanderson marcaram, Auston Matthews deu duas assistências e Connor Hellebuyck fez 24 defesas.
“Isso só nos deixa com mais fome”, disse o defensor dos EUA Zach Werenski . “Agora sabemos que estamos no nível do Canadá, esperamos estar nesses jogos com eles e esperamos vencer. Acho que isso é emocionante para este grupo. Isso nos dá muita confiança de que nossa hora está chegando, nossa hora é agora.”

Connor McDavid #97 da equipe do Canadá comemora depois de marcar o gol da vitória, na prorrogação do torneio “4 Nations Face-off”, entre a equipe do Canadá e a equipe dos Estados Unidos – Foto: Brian Babineau / 4NFO / Copa do Mundo de Hockey / Getty Images – Fonte: Edition CNN (2025)
McDavid trouxe emoção na prorrogação, ele pegou o puck de Marner sem ninguém por perto e chutou no canto. Em seguida saiu pulando na comemorar o título do Canadá. O jogador do Edmonton Oillers foi eleito o craque do jogo, enquanto MacKinnon foi eleito o jogador mais valioso do torneio (MVP), sendo o artilheiro com quatro gols, incluindo aquele que deu ao Canadá uma vantagem de no primeiro período.
MacKinnon é considerado um dos melhores atacantes do mundo, ele combina velocidade absurda, com um incrível controle do puck, e uma capacidade de criar jogadas em alta velocidade que poucos jogadores conseguem igualar. Para o Canadá, isso significa ter alguém capaz de quebrar defesas fechadas e gerar chances de gol.

O jogador do Canadá, Nathan Mackinnon, levanta o troféu do torneio “4 Nations face-off” © Brian Babineau/4NFO/Copa do Mundo de hockey via Getty Images – Fonte: NHL (2025)
Pelo time do Estados Unidos, Jack Eichel começou o jogo como pivô entre os irmãos Tkachuk, mas Sullivan trocou Matthews de lugar, e funcionou. Matthews pegou o disco com espaço atrás da rede e deu um passe preciso para Brady Tkachuk, que conseguiu passar por Binnington, e marcar um belo gol. “Acho que deixamos absolutamente tudo no gelo”, disse Brady Tkachuk.
Essa linha funcionou novamente no gol de Sanderson aos 7:32 do segundo período, colocando os EUA em vantagem por 2 a 1. O forecheck, estratégia usada para pressionar o time adversário no seu próprio campo de defesa, de Brady Tkachuk permitiu que os EUA levassem o disco até a parede para Werenski.

O jogador dos Estados Unidos, Brady Tkachuk, comemora o seu gol no torneio “4 Nations Face-Off”. – Foto: David Kirouac – Imagn Images – Fonte: The Play Offs News (2025)
Os irmãos Matthew e Brady Tkachuk tiveram participações destacadas no torneio “4 Nations Face-Off”, representando a equipe dos Estados Unidos. Ambos contribuíram significativamente para o desempenho da equipe ao longo do torneio. Brady Tkachuk participou de quatro jogos, marcando três gols e não registrando assistências, totalizando três pontos. Ele teve um saldo de +3 e acumulou cinco minutos de penalidade.
Matthew Tkachuk esteve presente em 3 jogos, nos quais marcou dois gols e deu uma assistência, somando 3 pontos. Seu saldo foi neutro, com 5 minutos de penalidade. No confronto contra o Canadá, na primeira fase, os irmãos Tkachuk estiveram envolvidos em uma partida intensa que contou com três brigas nos primeiros nove segundos de jogo.

Os irmãos Matthew Tkachuk e Brady Tkachuk, jogadores dos Estados Unidos no torneio “4 Nations Face-Off”. – Foto: Andre Ringuette/4NFO/ – Fonte: NHL (2025).
No confronto contra o Canadá, os irmãos Tkachuk estiveram envolvidos em uma partida intensa que contou com três brigas nos primeiros nove segundos de jogo. Matthew Tkachuk e J.T. Miller iniciaram as animosidades, logo após o início da partida, seguidos por Brady Tkachuk e outros jogadores.
Essas ações foram planejadas como uma demonstração de desafio e unidade diante da hostilidade esperada dos fãs canadenses em Montreal. Apesar das brigas iniciais, os EUA venceram o Canadá por 3-1, garantindo uma vaga na final do torneio.

Sidney Crosby, capitão do time do Canadá, – Foto: Andre Ringuette – 4NFO-Getty Images – Fonte: Hockey Canadá (2025).
O torneio 4 Nations Face-Off de 2025 foi um evento internacional de hockey no gelo realizado de 12 a 20 de fevereiro de 2025, com jogos no Centre Bell, em Montreal, e no TD Garden, em Boston. Participaram as seleções nacionais do Canadá, Estados Unidos, Finlândia e Suécia, todas compostas exclusivamente por jogadores da NHL.
As quatro equipes competiram em um formato de “todos contra todos” na fase de grupos, onde cada equipe disputou três jogos. As duas melhores colocadas avançaram para a final única que decidiu o campeão.

Jogo entre Canadá e Suécia, na primeira fase do torneio “4 Nations face-off” – Foto: Minas Panagiotakis/Getty Images – Fonte: NHL (2025)
O primeiro jogo da fase de grupo ocorreu no dia 12/02/2025 com o embate entre as equipes do Canadá e da Suécia, em um jogo eletrizante com o Canadá fazendo 2×0 no primeiro período e a Suécia virando o jogo para 3×2 aos 9 minutos do terceiro período. Dois minutos depois o Canadá empatou o jogo, levando a definição para a prorrogação, faltando 4 minutos para encerrar o tempo extra Marner acertou um forte chute, de longe, e deu a vitória ao Canadá.
O segundo jogo, entre EUA x Finlândia, ocorrido no dia 13/02/2025, teve um nome Tkachuk, e os dois irmãos, Brady e Matthew como protagonistas. Os irmãos Tkachuk, nunca haviam jogado um jogo significativo de hockey, e marcaram dois gols cada, consolidando uma grande vitória contra a Finlândia por 6×1.

Jogo entre Canadá e Suécia, na primeira fase do torneio “4 Nations face-off” – Foto: Minas Panagiotakis/Getty Images – Fonte: NHL (2025)
Os outros resultados da primeira fase, foram: Finlândia 4×3 Suécia, no mesmo dia a equipe dos Estados unidos enfrentou o Canadá e obteve uma vitória convincente por 3×1. No último dia da fase de classificação a equipe da Suécia surpreendeu os Estados Unidos, com uma vitória por 2×1, e o Canadá obteve a sua classificação para a final com uma vitória por 5×3 contra a Finlândia.

O capitão dos Estados Unidos Auston Matthews no jogo final Foto: Getty Images – By Bill Price – Fonte: NHL (2025)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O 4 Nations Face-Off 2025 marcou um retorno triunfante dos torneios internacionais de hockey no gelo com presença exclusiva de jogadores da NHL, após quase uma década sem competições desse porte. O evento entregou partidas de alto nível técnico, muita rivalidade e momentos memoráveis, consolidando-se como um grande sucesso para a NHL e para o hockey no gelo internacional.
As quatro seleções (Canadá, Estados Unidos, Finlândia e Suécia) apresentaram elencos de elite, proporcionando jogos equilibrados e emocionantes. Os jogos em Montreal e Boston tiveram lotação máxima, com torcidas apaixonadas criando uma atmosfera digna dos grandes eventos esportivos. Como ponto negativo fica a ausência de nações importantes no Hockey, como a Rússia e a República Checa, e as lesões dos irmãos Brady Tkachuk e Matthew Tkachuk, dos EUA.
REFERÊNCIAS
https://www.hockeycanada.ca/en-ca/team-canada/men/world-cup/2025-4nf
https://www.hockeycanada.ca/en-ca/photos/368295/2025-4nf-can-3–usa-2-ot-championship
https://www.hockeycanada.ca/en-ca/photos/368295/2025-4nf-can-3–usa-2-ot-championship
https://www.hockeycanada.ca/en-ca/team-canada/men/world-cup/2025-4nf#:~:text=Connor%20McDavid%20won%20it%208,2%20win%20over%20the%20U.S.
https://www.nhl.com/events/2025-4-nations-face-off
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/4-nations-face-off-schedule-rosters-canada-united-states-sweden-finland
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/4-nations-face-off-will-display-speed-skill-intensity
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/tkachuk-brothers-teaming-up-for-usa-at-4-nations-face-off
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/connor-hellebuyck-ready-to-be-u-s-starter-for-4-nations-face-off
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/matthew-tkachuk-gave-all-for-united-states-in-4-nations-face-off-championship
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/national-pride-on-the-line-at-4-nations-face-off-tournament
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/4-nations-face-off-schedule-rosters-canada-united-states-sweden-finland
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/jordan-binnington-delivers-for-canada-in-4-nations-face-off-final
REFERÊNCIAS DOS JOGOS
https://www.nhl.com/news/canada-sweden-4-nations-face-off-game-recap-february-12
https://www.nhl.com/news/united-states-finland-4-nations-face-off-game-recap-february-13
https://www.nhl.com/news/finland-sweden-4-nations-face-off-game-recap-february-15
https://www.nhl.com/news/united-states-canada-4-nations-face-off-game-recap-february-15
https://www.nhl.com/news/canada-finland-4-nations-face-off-game-recap-february-17
https://www.nhl.com/gamecenter/swe-vs-usa/2025/02/17/2024190006
https://www.nhl.com/video/can-at-usa-recap-4-nations-face-off-6369131065112
https://www.nhl.com/video/game/gameid-2024190006/
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/canada-united-states-4-nations-face-off-game-recap-february-20
REFERÊNCIAS DAS IMAGENS
Imagem 1 – A equipe do Canadá posa para foto oficial do título, com a taça do torneio “4 Nations Face-Off” – Foto: Andre Ringuette – 4NFO-Getty Images – Fonte: Hockey Canadá (2025).
https://www.hockeycanada.ca/en-ca/photos/368295/2025-4nf-can-3–usa-2-ot-championship
Imagem 2 –Foto oficial com o capitão dos Estados unidos, Auston Matthews, e o capitão do time do Canadá, Sidney Crosby no “4 Nations Face-Off” – Foto: Andre Ringuette – 4NFO-Getty Images – Fonte: Hockey Canadá (2025).
https://www.hockeycanada.ca/en-ca/photos/368295/2025-4nf-can-3–usa-2-ot-championship
Imagem 3 – Connor McDavid #97 da equipe do Canadá comemora depois de marcar o gol da vitória, na prorrogação do torneio “4 Nations Face-off”, entre a equipe do Canadá e a equipe dos Estados Unidos – Foto: Brian Babineau / 4NFO / Copa do Mundo de Hockey / Getty Images – Fonte: Edition CNN (2025)
https://edition.cnn.com/2025/02/20/sport/4-nations-face-off-championship-spt/index.html
Imagem 4 – O jogador do Canadá, Nathan Mackinnon, levanta o troféu do torneio “4 Nations face-off” © Brian Babineau/4NFO/Copa do Mundo de hockey via Getty Images – Fonte: NHL (2025)
https://www.nhl.com/news/nathan-mackinnon-named-mvp-of-4-nations-face-off-for-canada
Imagem 5 – O jogador dos Estados Unidos, Brady Tkachuk, comemora o seu gol no torneio “4 Nations Face-Off”. – Foto: David Kirouac – Imagn Images – Fonte: The Play Offs News (2025)
https://theplayoffs.news/noticias/nhl/4-nations-face-off-brady-tkachuk-lesao-eua/
Imagem 6 – Os irmãos Matthew Tkachuk e Brady Tkachuk, jogadores dos Estados Unidos no torneio “4 Nations Face-Off”. – Foto: Andre Ringuette/4NFO/ – Fonte: NHL (2025).
https://www.nhl.com/news/tkachuk-brothers-teaming-up-for-usa-at-4-nations-face-off
Imagem 7 – Sidney Crosby, capitão do time do Canadá, – Foto: Andre Ringuette – 4NFO-Getty Images – Fonte: Hockey Canadá (2025).
https://www.hockeycanada.ca/en-ca/photos/368295/2025-4nf-can-3–usa-2-ot-championship
Imagem 8 – Jogo entre Canadá e Suécia, na primeira fase do torneio “4 Nations face-off” – Foto: Minas Panagiotakis/Getty Images – Fonte: NHL (2025)
https://www.nhl.com/news/4-nations-face-off-live-blog-canada-sweden-february-12-2025
Imagem 9 – Jogo entre os Estados Unidos e a Finlândia, pelo torneio “4 Nations Face-Off”- Foto: Credit: David Kirouac-Imagn Images – Fonte: Daily Face Off (2025)
https://www.dailyfaceoff.com/news/4-nations-face-off-top-standouts-as-usa-beats-finland-6-1
Imagem 10- O capitão dos Estados Unidos Auston Matthews no jogo final Foto: Getty Images – By Bill Price – Fonte: NHL (2025)
https://www.nhl.com/news/topic/4-nations-face-off/united-states-captain-auston-matthews-great-leader-at-4-nations-face-off