Por: Mônica Valêncio – São Paulo -SP
A patinação de velocidade inline é um esporte emocionante que combina técnica, velocidade e resistência, ele é praticado com patins inline, que possuem rodas em linha reta, ao contrário dos patins tradicionais (quad). A patinação de velocidade é uma modalidade em que os atletas competem em diferentes tipos de corridas, elas podem acontecer em pistas ovais específicas (pistas de 200 ou 250 metros, geralmente com curvas inclinadas) ou em circuitos de rua (urbanos, chamados de road races).

Competição, em equipes, de patinação de velocidade – Fonte Skate Australia (2023)
O objetivo da competição é simples, completar o percurso no menor tempo possível. Existem diferentes tipos de provas como a Sprint, prova de curta distância com opções de 100m, 200m, 500m. Tem as provas de média distância com opções de 1.000m e 1.500m, e, por último, as provas de longa distância, com opções de 10.000m, 20.000m, e maratonas de 42 km.
A técnica na patinação de velocidade é fundamental, os atletas usam uma postura baixa e aerodinâmica, com movimentos laterais potentes e controlados. Isso faz com que a transferência de peso seja eficiente, e se tenha um maior controle nas curvas.

Prova de patinação de Velocidade em circuito Oval
Os equipamentos utilizados são: Patins inline de velocidade, com cano baixo, bota rígida e rodas grandes, geralmente 3 ou 4 rodas de 100 mm a 125 mm). A escolha de rodas e rolamentos, influencia diretamente na velocidade, a roupa utilizada é justa e aerodinâmica, muitas vezes similar ao ciclismo, é obrigatório o uso de capacetes nas competições.
O esporte tem competições em níveis locais, nacionais e internacionais. Os principais eventos são: Jogos Pan-Americanos, Campeonatos continentais como o Europeu, Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade Inline, e World Games.

Prova de patinação de Velocidade em pista coberta – Fonte: Inline Speed Skater (2021)
A Colômbia é o país mais forte na patinação de velocidade inline nas últimas décadas, o País ganhou dezenas de medalhas em campeonatos mundiais. Existe um forte apoio governamental, centros de treinamento, programas de base e popularidade nacional. Gabriela Rueda, Jhony Ângulo, Pedro Causil, Fabriana Arias, Johana Viveros, são alguns atletas colombianos que se destacam no esporte.
A Europa é também um grande celeiro do esporte possuindo Países fortes no esporte como a França de Alexis Contin, a Itália de Luca Saggiorato, e a Espanha de Patxi Peula. A Ásia também é muito ativa no esporte, com destaque para Coréia do Sul, que é uma potência, tanto no inline, quanto no gelo, principalmente em velocidade pura e revezamentos.
Outros países têm se destacado ultimamente no esporte, como Taiwan, Estados Unidos, Chile e Equador, em ascensão na América do Sul. Outros países importantes para o esporte são: Alemanha, Bélgica, Holanda, que são bons no gelo e no inline.

Patinador Colombiano Jhony Ângulo, de amarelo e azul, compete em prova em Buenos Aires. Fonte: Panam Sports
A patinação de velocidade inline no Brasil é um esporte em crescimento, com atletas dedicados e eventos em expansão, mas ainda enfrenta dificuldades em relação à infraestrutura e apoio. Ela é regulamentada pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), que recentemente mudou sua denominação para Confederação Skate Brasil (CSB).
Apesar de não ser um esporte muito popular, o Brasil tem se destacado cada vez mais em competições sul-americanas e começa a marcar presença em eventos internacionais. Há, ainda, muitos desafios a serem vencidos como: poucas pistas oficiais (com padrão internacional), Falta de apoio financeiro e patrocínios e, infelizmente , baixa visibilidade na mídia, no entanto, nós da Ice Hockey, estamos aqui para divulgar e, futuramente, patrocinar eventos.

Atletas da Seleção Brasileira de Patinação de Velocidade FOTO: Divulgação/Faar – Fonte: TV e Rádio Encontro das Águas (2021)
Por outro lado, as expectativas futuras podem ser animadoras, o Brasil tem potencial atlético grande, e a patinação inline está se tornando mais vez mais conhecida, especialmente com o crescimento de esportes urbanos. As perspectivas futuras, na patinação de velocidade inline, são promissoras, contudo, dependem de fatores estratégicos que envolvem investimento, formação de base e visibilidade.
REFERÊNCIAS
https://www.cbhp.com.br/site/atletas-brasileiros-brilham-no-campeonato-mundial-master-de-patinacao-de-velocidade-em-havana-cuba/
https://colombiaone.com/2023/09/03/colombia-world-roller-skating-champion/
https://www.elpais.com.co/deportes/jhonny-angulo-el-caleno-que-inauguro-con-oro-el-patinaje-olimpico.html
https://www.inlinespeedskater.com/inline-races-events/crazy-world-class-men-1500-meter-inline-speed-skating-race-at-2021-orlando-inline-challenge-results/
https://www.olympics.com/en/news/colombians-skate-to-golden-double
https://www.skateaustralia.org.au/post/world-speed-skating-championships-team-announcement
https://www.worldskate.org/speed/news-speed/3669-inline-speed-skating-the-heat-is-on-at-the-world-skate-games-2024.html
REFERÊNCIAS DAS IMAGENS
Imagem 1-Competição, em equipes, de patinação de velocidade – Fonte Skate Australia (2023)
https://www.skateaustralia.org.au/post/world-speed-skating-championships-team-announcement
Imagem 2 – Prova de patinação de Velocidade em circuito Oval
https://www.worldskate.org/speed/news-speed/3669-inline-speed-skating-the-heat-is-on-at-the-world-skate-games-2024.html
Imagem 3 – Prova de patinação de Velocidade em pista coberta – Fonte: Inline Speed Skater (2021)
https://www.inlinespeedskater.com/inline-races-events/crazy-world-class-men-1500-meter-inline-speed-skating-race-at-2021-orlando-inline-challenge-results/
Imagem 4 – Patinador Colombiano Jhony Ângulo, de amarelo e azul, compete em prova em Buenos Aires. Fonte: Panam Sports
https://www.panamsports.org/en/news-sport/colombia-dominates-speed-skating-in-buenos-aires/
Imagem 5-Atletas da Seleção Brasileira de Patinação de Velocidade FOTO: Divulgação/Faar – Fonte: TV e Rádio Encontro das Águas (2021)
https://tveradioencontrodasaguas.com.br/patinac
ao-de-velocidade-atleta-de-tabatinga-representa-amazonas-no-mundial-da-colombia/