Por: Victor Valêncio – São Paulo -SP
A prática de patinação urbana, também conhecida como urban skating, ou apenas Urban, é uma atividade recreativa e esportiva que tem ganhado cada vez mais adeptos nas cidades ao redor do mundo. Combinando lazer, esporte e estilo de vida, ela envolve o uso de patins em ambientes urbanos, como ruas, calçadas, praças e ciclovias
Essa atividade traz inúmeros benefícios para saúde física como: melhora do condicionamento físico, fortalecimento dos músculos das pernas, glúteos e abdômen. Ela também auxilia na queima de calorias e no controle de peso, e aumenta a capacidade cardiovascular.

Grupo de patinadores fazendo Urban em Paris – Fonte: Photograph by Pari Roller, Guillaume Ombreux (National Geographic – 2024)
A prática de andar patins em grupo reduz o estresse, promove bem-estar emocional, estimula a sensação de liberdade e diversão. É uma alternativa ecológica ao transporte motorizado, permite deslocamentos rápidos em curtas e médias distâncias. É importante dar atenção ao tipo de patins utilizado, existem modelos que são próprios para andar no asfalto irregular, um dos mais utilizados é o patins com 3 rodas grandes.
Os patins de Urban são modelos em bota rígida com protetor dianteiro para slide, e acolchoamento extra no calcanhar para absorção de impactos. No caso do patins com 3 rodas, a base é de alumínio CNC, com furação universal 165mm e distância 243mm, que comporta 3 rodas de 110mm.

Grupo de patinadores fazendo Urban em Ottawa – Fonte: Dra. Maryam Hassanzadeh, D.C (Kentchiromed 2024)
Como a patinação ocorre em ruas e obstáculos irregulares é fundamental a utilização de equipamentos de segurança tais como: capacete, joelheiras, cotoveleiras e protetores de punho. É indicada a utilização de roupas confortáveis: Preferencialmente, roupas leves que permitam movimentos livres.
Para os iniciantes, é importante a escolha de locais seguros para começar, como parques ou ciclovias com pouco tráfego. É fundamental a prática do equilíbrio e frenagem antes da exploração de áreas mais movimentadas, também é importante estar atento às regras de trânsito, e respeitar pedestres e outros usuários do espaço público.

Grupo de patinadores fazendo Urban – Fonte: Skate Hunnies (ourculver.org 2024)
Fazer Urban é também uma prática social, com grupos organizados promovendo encontros, passeios e até competições. Eventos como night skates (patinações noturnas em grupo) são populares em muitas cidades e proporcionam um ambiente divertido para praticar e conhecer outros adeptos.
A patinação urbana é uma atividade vibrante e estimulante, mas ela apresenta uma série de desafios que devem ser observados. Os maiores se referem aos locais onde a prática do urban ocorre.

Grupo de patinadores no Rockefeller center em Nova York – Fonte: Flipper’s Roller Boogie Palace – Nicole Saraniero (untapped cities 2023)
Um dos principais desafios da patinação urbana é a infraestrutura inadequada das cidades, as ruas têm superfícies irregulares, paralelepípedos, buracos, rachaduras e calçadas sem conservação. Todos esses obstáculos podem trazer um perigo adicional para o patinador e dificultar a prática da patinação urbana.
O patinador também deve estar atento ao trânsito de pedestres, veículos e obstáculos como postes e bancos. A prática do “Urban” exige equilíbrio e habilidade, e as quedas são comuns, podendo causar lesões.

Grupo de patinadores de Nova York – Fonte: Empire Skate (2025)
Muitas cidades não possuem pistas específicas ou áreas seguras para patinadores, e o uso de espaços compartilhados pode gerar conflitos com pedestres e motoristas, além dos riscos de acidentes.
Muitos patinadores negligenciam o uso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras, e sua ausência pode contribuir para lesões, em quedas provocadas pelo piso irregular ou em condições climáticas adversas como a chuva.

Grupo de patinadores de Nova York – Fonte: Rollerblade (2020)
Muitas manobras urbanas exigem prática intensa, força física e mental para serem dominadas. O uso de obstáculos urbanos como escadas, corrimãos e paredes são desafiadores e requerem técnica apurada, é importante que o patinador urbano saiba qual é o seu nível e suas limitações.
Outro aspecto fundamental é a manutenção dos equipamentos, pois existe um desgaste natural de rodas, rolamentos e as próprias botas, em função do impacto nas superfícies duras. Equipamentos de qualidade podem ser caros, e a substituição frequente representa um desafio financeiro.

Grupo de patinadores de Lisboa – Fonte: Urban Rollers (2025)
Comparado a outros esportes, temos a percepção que a patinação urbana recebe menos atenção e patrocínio do que deveria. Em algumas regiões, há poucas competições ou eventos organizados para reunir patinadores, e isso se torna negativo para a expansão da atividade.
Apesar dos desafios, a patinação urbana também oferece inúmeros benefícios, como o fortalecimento físico, a liberdade de expressão e a sensação de comunidade. Com planejamento urbano mais inclusivo e conscientização, muitos desses obstáculos podem ser superados, promovendo o crescimento da prática da Patinação Urbana.
REFERÊNCIAS
https://www.empireskate.org/group.html
https://www.kentchiromed.com/blog/ottawa-inline-skating-2024/
https://myvancity.ca/2021/08/21/gender-inclusive-youth-sport-loses-access-to-practice-space/
https://www.nationalgeographic.com/travel/article/rollerskating-europe-five-best-destinations
https://www.nationalgeographic.com/travel/article/paris-rollerskate-party-pari-rollers
https://www.ourculver.org/blog/skate-hunnies
https://www.rollerblade.com/usa/en/the-rollerblade-experience/events/big-apple-roll-2020
https://urbanrollers.pt/en/
http://ww.urbanrollers.pt/wp-content/uploads/2019/02/IMG_20180823_201942-1024×768.jpg
http://wwurbanrollers.pt/wp-content/uploads/2019/02/IMG_20180823_201942-1024×768.jpg
www.urbanrollers.pt/wp-content/uploads/2019/02/IMG_20180823_201942-1024×768.jpg
https://www.untappedcities.com/rockefeller-center-roller-rink/
REFERÊNCIAS DAS IMAGENS
Imagem 1 – Grupo de patinadores fazendo Urban em Paris – Fonte: Photograph by Pari Roller, Guillaume Ombreux (National Geographic – 2024)
https://www.nationalgeographic.com/travel/article/paris-rollerskate-party-pari-rollers
Imagem 2 – Grupo de patinadores fazendo Urban em Ottawa – Fonte: Dra. Maryam Hassanzadeh, D.C (Kentchiromed 2024)
www.kentchiromed.com/blog/ottawa-inline-skating-2024/
Imagem 3 – Grupo de patinadores fazendo Urban – Fonte: Skate Hunnies (ourculver.org 2024)
https://www.ourculver.org/blog/skate-hunnies
Imagem 4 – Grupo de patinadores no Rockefeller center em Nova York – Fonte: Flipper’s Roller Boogie Palace – Nicole Saraniero (untapped cities 2023)
https://www.untappedcities.com/rockefeller-center-roller-rink/
Imagem 5 – Grupo de patinadores de Nova York – Fonte: Empire Skate (2025)
https://www.empireskate.org/group.html
Imagem 6 – Grupo de patinadores de Nova York – Fonte: Rollerblade (2020)
https://www.rollerblade.com/usa/en/the-rollerblade-experience/events/big-apple-roll-2020
Imagem 7 – Grupo de patinadores de Lisboa – Fonte: Urban Rollers (2025)
https://urbanrollers.pt/wp-content/uploads/2019/02/IMG_20180823_201942-1024×768.jpg