Por: Thays Moreno
São Paulo -SP
O campeonato mundial de Hockey Inline aconteceu no período de 29 de agosto de 2024 a 22 de setembro de 2024 em Roccaraso – Itália. O torneio esteve inserido nos jogos mundiais sobre patins (World Skate Games – Itália 2024), que teve participação de mais de 12.000 pessoas, incluindo atletas, treinadores e delegações de 100 países do mundo todo.
A competição é disputada entre seleções nacionais e ocorre anualmente, é considerado o equivalente ao Campeonato Mundial de Hockey no Gelo, porém jogado sobre Patins Inline. As seleções jogam em um sistema de fases de grupos, seguido por eliminatórias até a grande final. As equipes são divididas em grupos com base na classificação mundial e no desempenho anterior.
Jogadores de Hockey Inline perfilados antes de jogo
Fonte: Worldskate (2024)
Este ano, foi introduzido um novo formato de playoff que começa nas oitavas de final. Todos os times do Grupo C e D jogaram dois jogos pré-agendados cada. Após esses jogos, os times que ficaram nas 4 primeiras posições de cada grupo avançaram para se juntar aos times do Grupo A e B nas oitavas de final. Os times restantes formaram um novo grupo e competiram pelas outras posições.
Categoria Sênior Feminina: Esta categoria apresentou 21 equipes nacionais. As 8 melhores equipes com base no último resultado do Campeonato Mundial são divididas em Grupos A e B. As equipes restantes foram sorteadas em 4 grupos (C, D, E, F) de 4 e 3 equipes.
Tabela do Senior Feminino
Fonte: Worldskate (2024)
A competição começou a ganhar popularidade nos anos 1990, conforme o hockey inline foi se desenvolvendo como uma modalidade esportiva. É praticado tanto por homens, quanto por mulheres, com versões separadas do campeonato para cada categoria.
Categoria Sênior Masculino: Esta categoria reuniu 24 equipes nacionais. As 8 melhores equipes de acordo com o último Campeonato Mundial foram alocadas no grupo A e B. As equipes restantes foram divididas em 2 grupos (C, D), onde as 2 melhores equipes de cada grupo se classificaram para a fase seguinte.
Tabela do Senior Masculino
Fonte: Worldskate (2024)
A equipe de Hockey Masculino (Senior) dos Estados Unidos continua imparável, ela conquistou seu 20º Campeonato Mundial, no caminho eles superaram todos os obstáculos, provando a sua reputação como a força dominante no Hockey Inline neste momento.
A final foi contra a República Checa que abriu o marcador com Petr Skoloud, com um gol relâmpago, de longe, após receber um passe limpo e eficiente do capitão Jakub Bernad, de longa distância.
O troféu em disputa da categoria Senior Maculino
Fonte: Worldskate (2024)
Apesar da rápida desvantagem, os americanos não se abalaram, aumentando o ritmo do jogo imediatamente e passaram a dominar a posse do disco e o controle do jogo, forçando os checos a tomarem uma posição mais defensiva. O técnico dos Estados Unidos, Tim McManus, foi o responsável pela equipe manter o foco e a determinação no jogo.
Com a postura e o domínio do jogo os americanos tiveram alguns momentos espetaculares e alguns chutes certeiros, mas todos facilmente desviados pelo goleiro líder do torneio, Troy Redman. Então, num piscar de olhos tão rápido quanto o primeiro gol, o americano Nick Dellamorte marcou o seu, recebendo um toque após passe preciso de Joe Dimartino.
Chaveamento Senior Maculino
Fonte: Facebook (2024)
O time dos EUA estava inspirado e encontrava-se um passo à frente em velocidade e pressão, enquanto os checos tentaram todas as soluções criativas e técnicas contra a coragem e determinação dos americanos. O final do primeiro tempo foi um alívio bem-vindo para o time europeu.
No segundo período, os tchecos colocaram o coração em campo, chutando de todos os cantos e tornando o jogo mais apertado, mas os americanos se inspiraram na defesa e, quando finalmente conseguiram sair, Scott Savage lançou um disco certeiro que encontrou Ross Garret, o desvio foi o suficiente para mudar a trajetória e ir direto para a rede.
Jogadores Americanos comemoram o Título
Fonte: USA RSI (2024)
Os checos continuaram a lutar, muitas vezes com coragem, mas sem sucesso, a equipe dos EUA manteve a posse, o controlou do ritmo do jogo até o apito final. Os checos foram vice-campeões com honraria e aceitaram a merecida medalha de prata com dignidade, como verdadeiros cavalheiros desta equipe lendária.
A medalha de bronze ficou com o time da casa, que enfrentou a surpreendente equipe da Namíbia. A Itália fez uma grande partida, com um jogo consistente, ficou com o terceiro lugar no campeonato. Os italianos tiveram que superar uma espécie de magia africana, evocada pela equipa de Windhoek, que conseguiu mais milagres do que se poderia imaginar, na sua curta história a nível mundial.
Equipe da Itália no WSG – Itália 2024
Fonte: World Skate (2024)
A equipe do Brasil ficou com o 20º lugar sendo superada pela ordem por: EUA, República Checa, Itália, Namíbia, Taipei Chinês, Argentina, Canadá, Suécia, França, Suíça, Eslováquia, Espanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Colômbia, Austrália, Alemanha e México.
Na categoria Senior Feminino, o time dos EUA ganhou a medalha de ouro, com uma vitória corajosa, pelo placar de 2 a 1, sobre a Espanha no WSG Itália 2024. Mesmo as muitas reclamações com a arbitragem, não foram suficientes para tirar o foco da Equipe americana.
Equipe feminina da Itália no WSG – Itália 2024
Fonte: World Skate (2024)
Ambas as equipes chegaram à final de maneira invicta, o time dos Estados Unidos sobrou no Grupo A, atropelando Canadá, França e México para garantir a primeira colocação. A Espanha repetiu o mesmo desempenho no Grupo B, ganhando da Argentina, Itália e Colômbia.
As principais feras do time americano foram; Kraft, Stoddard, Veharanta, Bryant e Huynh, mantendo uma média de quatro ou mais gols cada. Não podemos esquecer da dupla de goleiras, Jolee Savoy e Frankie Sanchez, que se mostraram verdadeiros paredões no gol, fazendo inúmeras defesas difíceis.
Equipe feminina dos EUA no WSG – Itália 2024
Fonte: Roller Dad (2024)
A Espanha tinha um elenco forte, cheio de jovens talentos, e eram lideradas por duas estrelas absolutas: Ana Sierra (12 pontos) e Olivia Monjas (7 pontos). Outro ponto forte do time espanhol eram as suas goleiras, Lopez e Sierra. Elas foram muito eficientes em seis jogos, deixando apenas quatro discos escaparem durante todo o torneio. Basicamente, foi um confronto de titãs.
As mulheres derrotaram a Espanha em uma batalha acirrada por 2 a 1 pela Medalha de Ouro. Esta foi a primeira medalha de ouro desde 2019 para o vermelho, branco e azul. O torneio foi realizado em Roccaraso, Itália, com a presença de 21 equipes do mundo todo.
Equipe feminina dos EUA perfilada antes da Final
Fonte: Fonte: USA RS (2024)
A equipe dos EUA terminou conquistou o campeonato de forma invicta, derrotando a Namíbia nas quartas de final por 6-0. Nas semifinais, a equipe dos EUA enfrentou a França pela segunda vez, foi um jogo difícil, com os EUA saindo atrás duas vezes, para vencer o jogo de virada por 4-3.
Na final do campeonato, os Estados Unidos enfrentaram os antigos campeões mundiais, a Espanha, que assumiu a liderança no início do jogo por 1 a 0, mas não segurou o impeto americano, que reagiu com 2 gols para terminar o jogo em 2 a 1, conquistando a medalha de ouro. A equipe brasileira acabou o campeonato na 15ª colocação.
Equipe feminina dos EUA Campeã no WSG 2024
Fonte: USA RS (2024)
REFERÊNCIAS
https://www.facebook.com/story.php/?story_fbid=1031918468936471&id=100063549817298&_rdr
https://www.usarsinlinehockey.org/news/sr-men-win-world-championships
https://worldskategamesitalia2024.org/
https://www.worldskate.org/news/49-discipline/inline-hockey/3636-inline-hockey-world-championships-official-rounds.html
https://worldskategamesitalia2024.org/i-campioni-si-aggiudicano-loro-e-alzano-la-coppa-per-il-loro-paese-mentre-i-festeggiamenti-continuano-e-linline-hockey-rivolge-un-affettuoso-addio-a-tutti-alla-chiusura-del-nostro-campionato-piu/
https://worldskategamesitalia2024.org/la-fresca-aria-di-montagna-soffia-sulle-stelle-nascenti-dellhockey-inline-ai-campionati-mondiali-e-il-momento-delle-semifinali-e-i-sogni-stanno-prendendo-forma/