LOCAIS PATINAÇÃO NO GELO

No Brasil, por ser um País tropical, não é fácil encontrar locais para patinar no gelo, principalmente se for uma cidade fora dos grandes centros econômicos. Foi apenas no final dos anos 70 que a empresa Holiday On Ice, em parceria com a Joal espetáculos, começou a montar pistas de gelo itinerantes. Na esteira desse projeto foram montadas duas pistas icônicas, que fizeram história.

Na cidade de São Paulo, a pista de gelo do Morumbi Shopping foi inaugurada no ano de 1982, ela ficou aberta até meados da década de 90. Outra pista de patinação no gelo, historicamente importante, foi inaugurada no início da década de 1980 no Barra Shopping, na cidade do Rio de Janeiro. Ela promoveu um grande interesse de novos aficionados e permaneceu ativa até 1993.

Em meados dos anos 90, com o fechamento dessas duas principais pistas, a patinação no gelo passou por uma fase de declínio, sem pistas adequadas para os atletas da modalidade treinar. As montagens de pistas itinerantes continuaram e se estenderam por cidades menores, à medida que os shoppings também chegavam até essas cidades, contudo suas áreas eram cada vez menores.

Pista de gelo do Morumbi Shopping em 1982
Fonte: Binho Pontes 2021

BARRA GARDEN SHOPPING
(RIO DE JANEIRO – RJ)

O início do novo milênio trouxe uma nova esperança, no ano de 2000 foi inaugurada uma pista fixa no Barra Garden Shopping (RJ), que permanece em atividade até os dias de hoje. Nessas duas décadas de existência a pista recebeu estrelas internacionais e brasileiras do esporte, como a Isadora Williams. Ela também foi palco de campeonatos brasileiros e sul-americanos de patinação artística organizados pela CBDG.

Também aconteceram no local três edições da “Dança do Gelo” do programa do Faustão, entre os anos de 2006 e 2008, a pista também serviu de pano de fundo para diversos programas de tv e novelas. Sobre o gelo do Barra Garden Shopping passaram inúmeros professores de patinação artística campeões brasileiros, como a Simone Pastusiak, Paulo Perez, Eldo Noronha, Rafael Braga, Anderson Borges, entre outros. 

Pista de gelo do Barra Garden Shopping (RJ)
Fonte: Barra On Ice (2022)

ARENA ICE BRASIL (SÃO PAULO – SP)

A patinação no gelo na atualidade,  até  setembro de 2022, ainda não conta com uma pista oficial, com dimensões olímpicas. No Brasil, existem poucas pistas fixas onde atletas podem treinar suas especialidades, com o intuito de competir nacionalmente, ou internacionalmente, contudo, existe um número expressivo de pessoas apaixonadas pelo esporte, que buscam iniciativas para mudar essa realidade.

As pistas fixas de patinação no gelo ainda são poucas, além da pista do Barra Garden Shopping, já mencionada anteriormente temos em São Paulo, a Arena Ice Brasil. Localizada no bairro do Morumbi ela é um projeto pioneiro da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos de Gelo). Tem uma estrutura de 2600m², com uma pista de gelo de 500m², onde existem treinamentos de patinação artística e de hockey, além de uma área específica para Curling.

Pista de gelo da Arena Ice Brasil
Fonte: Arena Ice Brasil (2022)

 MONTE VERDE (CAMANDUCAIA – MG) 

Distante 163 km da capital paulista, no município de Camanducaia (MG), encontramos o distrito de Monte Verde, na serra da Mantiqueira. O lugar está localizado a 1554 metros de altitude e tem como principal característica o charme de uma cidade europeia, principalmente na alta temporada de inverno quando as temperaturas atingem valores negativos.

Sua Arquitetura é inspirada em construções alpinas, e traduzem o encanto de suas construções. Sua paisagem é dominada por árvores da Mata Atlântica, como o ipê, o carvalho, e os Cedros. Outra vegetação bastante impactante são as araucárias, originárias da região sul do País, mas que compõe belamente a paisagem de Monte Verde.

Uma das principais atrações do distrito é  a pista de patinação no gelo, que foi inaugurada no ano de 2000 e faz muito sucesso até os dias de hoje. Ela tem 200 m² de área e é uma das pistas fixas mais antigas do Brasil. Nesse recanto, no meio da serra, o clima é de total harmonia e durante o inverno uma grande lareira é acesa dentro do galpão, dando ainda mais fascínio ao passeio.

Monte Verde e sua pista de gelo
Fonte: Monte Verde (2022)

TARUNDU (CAMPOS DO JORDÃO – SP)

A cerca de 140 km de Monte Verde, encontramos a badalada Campos do Jordão (SP), aquela que é considerada “A Suiça Brasileira”. A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, a 172 km da capital paulista e com uma altitude de 1628m. As temperaturas baixas e o encanto de uma cidade europeia fazem Campos do Jordão ser um dos destinos mais procurados, não somente no inverno.

A cidade oferece diversas atrações como o imperdível passeio pelo calçadão do Capivari, uma outra opção é ver a cidade da vista privilegiada do Morro do Elefante. Um passeio marcante na cidade é visitar os belos jardins do parque Amantikir, sem contar o clássico passeio de bondinho pela cidade, dentre muitas outras opções que a cidade oferece durante todo o ano.

Mesmo com todos esses atrativos, Campos do Jordão  ainda se orgulha da pista de patinação localizada no parque Tarundu. Localizado em uma região de mata, incrustado no coração da cidade. O parque conta com mais de 25 atrações, entre elas tirolesa, pait ball, Arco e Flecha, Orbite Ball entre outras, contudo a atração chefe é a Pista de patinação no gelo.

Atualmente, setembro de 2022, a pista de patinação no gelo do Tarundu está funcionando normalmente, com o seu charme e glamour, afinal de contas se Campos do Jordão é a nossa Suiça, então não podem faltar frio, um ótimo fondue, e uma bela pista de patinação no gelo para aquecer nossas emoções.

Pista de gelo do Tarundu
Fonte: Tarundu (2022)

PARK SHOPPING CANOAS (CANOAS – RS)

Canoas é a principal cidade da região metropolitana de Porto Alegre, distante 13,5 km da capital, tem uma população de 350 mil habitantes. O município é um grande polo industrial, tem o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, e 25º entre todas as cidades brasileiras. A economia da cidade é baseada em serviços, comércio, indústria da transformação e logística.

A cidade de Canoas é muito acolhedora, sua população é formada por diversas etnias, como italianos, alemães, árabes, palestinos, ucranianos, portugueses e africanos. A partir de 1950, a cidade passou a receber muitas pessoas de várias regiões do Estado, que buscavam melhores condições de trabalho e moradia. Toda essa riqueza etnológica contribuiu para o desenvolvimento econômico, cultural e social do município.

Em novembro de 2017, foi inaugurado na cidade o Park Shopping Canoas, empreendimento da gestora Multiplan. O local  possui um conceito diferenciado, com foco na sustentabilidade, com destaque para a maior planta fotovoltaica já construída sobre um empreendimento na América do Sul. Numa área de 18 mil m², estão instalados 4.160 painéis fotovoltaicos com capacidade de produção de 1.3 megawatts.

Outro diferencial do Shopping é ter uma pista fixa de patinação no gelo, com 450m². O local já foi palco de competições e shows de patinação artística, como o que ocorreu em 2018, com patinadores profissionais do Brasil e dos Estados Unidos. Cerca de 30 artistas se apresentaram com coreografias exclusivas, entre os patinadores presentes estavam: Adriana Krause e Stephan Christopher, que foram patinadores do Disney On Ice por seis anos; e a ex-campeã americana de patinação artística Alissa Czisny.

Pista de gelo do Park Shopping Canoas
Fonte: Correio do Povo (2021)

SNOWLAND (GRAMADO – RS)

A Serra Gaúcha é o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, sua região metropolitana é composta por 14 cidades dentre elas Caxias do Sul, que é a mais populosa da região. Na área conhecida como vale dos vinhedos encontramos três das mais badaladas cidades serranas; Gramado, Canela e Bento Gonçalves.

Gramado, além de bonita, é muito charmosa, a cidade investe constantemente em atrações com o intuito de incentivar o turismo. O município tem ares europeus que misturam um pouco da colonização alemã e italiana. Além das construções, ela possui belas praças e parques, a gastronomia típica e o comércio inspiram-se no visual do velho continente para criar um cenário perfeito.

Nessa cidade diferenciada encontramos um parque único, o “Snowland” pertencente ao grupo Gramado Parks, empresa que também administra outros empreendimentos na região tais como; o Parque Acquamotion  e também hotéis Buena Vitta, Exclusive Gramado,  Bella Gramado, Wyndham Gramado Termas Resort & Spa.   

O Snowland é um parque coberto e tem várias atrações como o vilarejo alpino com várias lojas temáticas, na montanha de neve acontece a prática de esqui e snowboard, além de outras atrações como o tubing e ice motion entre outras brincadeiras geladas. Uma das principais atrações do parque é a pista de patinação no gelo, que além de receber os praticantes de primeira viagem, recebem shows de patinadores profissionais.

Pista de patinação no gelo do parque Snowland
Fonte: Snowland (2022)

Além das cinco pistas fixas acima citadas (Barra Garden, Arena Ice Brasil, Monte Verde, Tarundu e Snowland), no Brasil, temos algumas empresas que montam pistas de patinação no gelo itinerantes e levam a magia da patinação para muitos lugares, no nosso território Nacional. Essas pistas são montadas em Shopping Centers, tanto na área interna, quanto nos seus estacionamentos.

As pistas de gelo itinerantes são montadas por curtos períodos, variando de dois a três meses, em duas épocas do ano. A primeira ocorre no meio do ano, nos meses de junho e julho, a segunda acontece no final do ano nos meses de novembro, dezembro e janeiro do ano seguinte.

A pequena quantidade de pistas fixas faz com que abrangência da patinação no gelo se torne limitada no nosso País. Infelizmente, ainda não dispomos de uma pista de patinação no gelo com dimensões olímpicas (30m x 60m), isso limita bastante o desenvolvimento de patinadores de alta performance.

A boa notícia é que existe uma legião de aficionados pelo esporte, tanto da patinação artística, quanto do hockey no gelo. Esses apaixonados, vão em busca de uma boa pista, esteja ela onde estiver e acabam se tornando tão itinerantes quanto as pistas que buscam. O sonho de todo amante do gelo é um dia poder frequentar uma pista olímpica, no Brasil, enquanto isso não ocorre vamos passando a nossa paixão pelo esporte, de geração para geração.

REFERÊNCIAS

http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/109.pdf
https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/regiao-metropolitana-da-serra-gaucha
https://cafeviagem.com/10-dicas-snowland-gramado/
https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/informacoes-turisticas/
http://www.cbdg.org.br/modalidades/patinacao-artistica/
https://www.esportividade.com.br/arena-ice-brasil-vira-a-casa-do-curling-e-da-patinacao-no-gelo-em-sao-paulo/
http://www.gramado.com.br/a-cidade
https://www.localgymsandfitness.com/BR/Rio-de-Janeiro/259566240850469/Escola-Pastusiak-de-Patina%C3%A7%C3%A3o-no-Gelo
https://www.melhoresdestinos.com.br/serra-gaucha.html
https://www.msgnetworks.com/2017/04/26/the-last-rangers-game-at-the-old-garden/
https://monteverde.org.br/patinacao-no-gelo/
https://www.parkshoppingcanoas.com.br/lazer/patinacao
https://www.patinacaonogelo.com.br/sobre
https://revistaoeste.com/brasil/coronavirus-brasil/monte-verde-ensaia-o-retorno-a-vida-como-ela-e/
https://www.surtoolimpico.com.br/2022/01/guia-pequim-2022-patinacao-artistica.html
https://www.snowland.com.br/o-que-fazer/atracoes
https://tarundu.com.br/o-que-fazer-em-campos-do-jordao/
https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/snowland/
https://vounomundo.com.br/que-fazer-monte-verde-mg/
https://monteverde.org.br/patinacao-no-gelo/
https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/arena-de-patina%C3%A7%C3%A3o-no-gelo-reabre-no-parkshopping-canoas-1.63553