A PRIMEIRA PISTA DE GELO MONTADA NO BRASIL

Por: Victor Valêncio
20/07/2024 – São Paulo -SP

Existem algumas divergências com relação à informação, da data e o local, da montagem da primeira pista de gelo no Brasil. Algumas fontes afirmam que a primeira pista foi inaugurada em 1941, na cidade do Rio de Janeiro e se chamava “Palácio do Gelo”, contudo não encontramos fontes de pesquisas confiáveis sobre essa informação.

Outras fontes situam a primeira montagem de uma pista de gelo no palácio Fazendinha, em Petrópolis (RJ) na década de 50, sendo que existem mais referências ligando-as a essa segunda pista. Em função disso, consideramos ela, como sendo a pioneira na patinação no gelo no Brasil.

Competidora nos Jogos Olímpicos de Inverno em Chamonix França 1924
Fonte: People.com (2014)

Em razão do que foi exposto acima, vamos fixar a primeira montagem, destinada para uso recreativo, como aquela montada no Palácio Quitandinha em Petrópolis (RJ), no final da década de 50. Apesar do local possuir quadras, três piscinas, cinema e boates, a pista de gelo era uma atração diferenciada, algo que só existia na Europa e Estados Unidos e atraia bastante as atenções da elite carioca.

O Palácio Quitandinha foi construído em 1944, para ser o maior hotel cassino da américa latina, possuía 50 mil metros quadrados e seis andares, divididos em 440 apartamentos e 13 grandes salões com até 10 metros de altura. A cúpula do Salão Mauá era a maior cúpula em concreto do mundo, medindo 30m de altura e 50m de diâmetro.

Palácio Quitandinha na década de 50
Fonte: Maria do Resguardo (2014)

O Palácio Quitandinha era frequentado por milionários e políticos da época, era um local onde podia se encontrar a alta classe carioca. Pelo hotel passaram várias personalidades como; os atores Errol Flynn, Orson Welles, Lana Turner, Henry Fonda, Greta Garbo, Carmen Miranda, Walt Disney, Bing Crosby, além de políticos do porte de Getúlio Vargas e Evita Perón.

Outra grande personalidade da época, o presidente dos Estados Unidos da América Harry S. Truman, esteve lá, em 1947, participando da conferência interamericana. No palácio, ocorreu a assinatura da declaração de guerra dos países americanos ao eixo, na Segunda Guerra Mundial.

Parte interna do Palácio Quitandinha
Fonte: Tribuna de Petrópolis (2024)

A pista era coberta e oferecia uma estrutura sofisticada para a época, atraindo um público curioso e ávido por novidades. Eram fornecidos patins para os visitantes, assim como equipamentos de segurança.

A introdução da patinação no gelo foi uma novidade que rapidamente se tornou popular entre os moradores do Rio de Janeiro. Eram organizados eventos e competições que atraíam tanto patinadores quanto espectadores.

Vista Atual do Palácio Quitandinha
Fonte: Booking.com (2024)

Desde a inauguração da primeira, a popularidade das pistas de patinação no gelo cresceu no Brasil, com a instalação de várias outras pistas em shoppings e centros de lazer nas grandes cidades. As pistas modernas oferecem uma infraestrutura avançada, incluindo sistemas de resfriamento eficientes, equipamentos de segurança e instrutores qualificados.

A pista do Palácio Quitandinha foi a pioneira na introdução da patinação no gelo no Brasil, estabelecendo uma tradição que continua até hoje. As pistas atuais, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro continuam a atrair pessoas de todas as idades, proporcionando diversão e exercício em um ambiente seguro e controlado.

REFERÊNCIAS

https://www.aconteceempetropolis.com.br/2022/02/13/voce-sabia-conheca-a-historia-do-palacio-quitandinha/
https://www.cbdg.org.br/modalidades/patinacao-artistica/
https://www.mariadoresguardo.com.br/2014/07/palacio-quitandinha-petropolis-rj-em.html
https://www.patinacaonogelo.com.br/sobre
https://people.com/sports/when-were-the-first-winter-olympics-in-1924-heres-what-they-looked-like/
https://tribunadepetropolis.com.br/noticias/obras-arquitetonicas-marcantes-em-petropolis-palacio-quitandinha/