PRIMEIRA MEDALHA BRASILEIRA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO DA JUVENTUDE GANGWON 2024

Por: Ronaldo Valêncio
27/01/2024 – São Paulo -SP

O brasileiro Zion Bethonico fez história nos jogos olímpicos de inverno da juventude, conquistando uma inédita medalha de bronze no snowboard cross na madrugada do sábado (20/01/2024). É a primeira vez que um brasileiro sobe ao pódio nessa competição, e o snowboarder não perdeu a oportunidade de homenagear o irmão Noah Bethonico, atual campeão sul-americano, ao apontar as influências que o ajudaram na conquista inédita do Brasil.

O atleta estava buscando o ouro, mas o bronze de Zion Bethonico no snowboard cross já entrou para a história como a primeira medalha do esporte brasileiro em Jogos Olímpicos de Inverno. Ele está em Gangwon, na Coreia do Sul, com outros 16 atletas que disputam a quarta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude e formam a maior delegação já enviada pelo Brasil.

Brasileiro Zion Bethonico, recebendo sua medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude
Fonte: Olympics.com (2024)

Snowboard cross, muitas vezes abreviado como SBX, é uma competição de snowboard que combina elementos de snowboard e motocross. É uma disciplina rápida e emocionante, onde vários snowboarders descem por um percurso de 1,2km, deslizando por uma série de obstáculos, como saltos, curvas e rampas. O primeiro competidor a cruzar a linha de chegada é o vencedor.

Design da pista é projetado com uma variedade de obstáculos para desafiar os pilotos, incluindo curvas fechadas, saltos, rampas e outros.

Os atletas começam a corrida simultaneamente a partir de um portão de largada. As competições de snowboard cross geralmente consistem em várias baterias, com os primeiros colocados de cada rodada avançando para a próxima, até que a final determine o vencedor geral.

Competidores de Snowboard cross em Gangwon-2024
Fonte: fis-ski.com (2024)

A natureza do snowboard cross, muitas vezes, leva ao contato físico entre os competidores, podendo ocasionar quedas. Escolher linhas de maneira estratégica, fazer curvas precisas e saltos no tempo correto são elementos cruciais para o sucesso. Os saltos são componentes fundamentais durante a descida e os competidores devem desenvolver esses saltos com habilidade para manter a velocidade e o controle sobre a prancha.

O snowboard cross é conhecido por sua natureza emocionante e imprevisível, tornando-se o esporte favorito entre os competidores e espectadores. A modalidade é um dos destaques nos X Games de Inverno e nas Olimpíadas de Inverno, ganhando popularidade por seu formato dinâmico e visualmente atraente.

Competidores de Snowboard em Gangwon-2024 – Fonte:
fis-ski.com (2024)

Zion Bethonico, que recebe bolsa atleta do ministério do esporte, ficou com o bronze, atrás apenas do francês Jonas Chollet (ouro) e do canadense Anthony Shelly (prata). Foi com a humildade que Zion avaliou a conquista. “Minha bandeira estava ali, então já estava bom, na próxima eu quero ver ela subir com o Hino Nacional”, brincou.

“Tem muitas coisas, mas o principal é ter um irmão que está no Mundial agora e que ao final de todas as minhas descidas ele subia comigo no “lift” (teleférico que leva os atletas para o local de início do percurso) e fazendo uma avaliação para melhorar em cada descida.”, concluiu o medalhista. “Ele está sempre do meu lado me ajudando nessa jornada aí”.

O feito do jovem Zion Bethonico, 17 anos, e já define Gangwon 2024 como a melhor campanha do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, superando Lillehammer 2016, quando Marley Linhares fez o oitavo lugar no monobob. Já a melhor campanha em Jogos Olímpicos de Inverno, do Brasil, era a nona posição de Isabel Clark em Turim 2006.

O feito de Zion ganha importância continental se analisarmos que essa é apenas a segunda medalha de países da América do Sul em Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. A primeira foi a prata do colombiano Diego Amaya na patinação de velocidade em Lausanne 2020. Mas para o jovem catarinense, de Florianópolis, apaixonado também por artes marciais e jogos eletrônicos competitivos como League of Legends, Call of Duty e God of War, esse é apenas o começo e os planos para o futuro estão traçados.

REFERÊNCIAS

https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/snowboard/
https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/zion-bethonico-conquista-a-primeira-medalha-olimpica-de-inverno-do-brasil
https://www.fis-ski.com/en/snowboard/news-multimedia/photos/sbx-and-mixed-team-sbx-yog-gangwon-2024
https://newsroom.olympics.com/record/1313
https://olympics.com/pt/noticias/zion-bethonico-bronze-snowboard-gangwon-2024
https://olympics.com/pt/noticias/zion-bethonico-medalhista-bronze-brasil-snowboard-gangwon-2024
https://www.thenewsmarket.com/gold-and-silver-for-dominant-french-snowboarders-in-team-event-at-winter-youth-olympic-games-gangwon/a/1483887a-00ca-4ad9-b88c-b5b304c10d92