CAMPEONATO MUNDIAL DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA NO GELO – SAITAMA

Por: Thays Moreno
28/09/2024 – São Paulo -SP

O Campeonato Mundial de Patinação Artística da ISU (International Skating Union) aconteceu em Saitama, Japão, na Saitama Super Arena, entre os dias 22 e 26 de março de 2023. Pela terceira vez o evento aconteceu na cidade, e, repetidamente, foi um grande sucesso de público e de audiência.

Os apaixonados torcedores da casa comemoraram muito as vitórias dos japoneses Uno Shoma (masculino) e Kaori Sakamoto (feminino), que venceram as suas disputas de patinação artística de simples, depois que a dupla Riku e Ryuichi Kihara conquistou o primeiro título mundial de duplas para o País.

Os Patinadores Riku Miura e Ryuichi Kihara
Fonte: Japan News (2023)

Riku Miura e Ryuichi Kihara já tinham se tornado os primeiros patinadores de duplas do Japão a vencer o prestigiado evento “Quatro continentes” na Broadmoor World Arena, em Colorado Springs. Kihara foi perfeita no último duplo axel de sua sequência de saltos. Junto com Riku Miura, eles superaram a equipe americana, composta por Emily Chan e Spencer Akira Howe.

A dupla japonesa ganhou um histórico ouro na patinação artística em duplas, completando uma ótima temporada de 2023. Eles também haviam conquistado a medalha de prata em Montpellier em 2022, após terminar atrás de Alexa Knierim e Brandon Frazier, dos Estados Unidos.

Apesar do título, nem tudo foi perfeito, pois Miura teve uma queda que quase comprometeu a vitória da dupla. Os dois estavam patinando quase sem erros, até que Miura caiu em um loop triplo, apesar da queda eles conseguiram um total combinado de 221,16, trazendo ambos às lágrimas, a plateia foi ao delírio sabendo que tinha assistido uma apresentação de campeões.

A medalha de prata ficou com os atuais campeões mundiais, os americanos Alexa Knierim e Brandon Frazier, com uma pontuação combinada de 217,48. O pódio foi completado, com a medalha de bronze da dupla italiana Sara Conti e Niccolo Macii, com uma pontuação de 208,08. A canadense Deanna Stellato-Dudek, competindo em seu primeiro campeonato mundial aos 39 anos, e Maxime Deschamps terminaram em quarto lugar com 199,97.

No simples masculino, o showman Uno Shoma se sagrou, novamente, campeão mundial na frente da plateia japonesa. O atual campeão teve uma semana de treinos atribulada, mas cumpriu os seus programas de forma impecável, conquistando o título de forma consecutiva. Três vezes medalhista olímpico do Japão, Shoma, teve que superar uma lesão e problemas com o seu salto “quad flip”.

O Patinador japonês Uno Shoma
Fonte: Japan News (2023)

Após a vitória, o patinador japonês deu uma entrevista, muito sincera, dizendo que não estava se sentindo à vontade durante a competição, e que achava que pelo seu físico e mental não pegaria nem pódio no campeonato. “Mesmo não estando no meu melhor momento eu dei tudo o que podia, trabalhei muito por esse momento e mesmo não estando bem, jamais entregaria o campeonato de mão beijada”, disse o incrédulo campeão.

A classificação final do Simples masculino, com as suas respectivas notas, ficou dessa forma:

OURO – Uno Shoma (Japão) – 301,14
PRATA – Cha Jun-hwan (Coréia) – 296,03
BRONZE – Ilia Malinin (Estados Unidos) 288,44
4º LUGAR. Kevin Aymoz (França) 282,97
5º LUGAR. Jason Brown (Estados Unidos) 280,04
6º LUGAR. Tomono Kazuki (Japão) 273,41

No simples feminino, brilhou a estrela de Kaori Sakamoto, dando a terceira medalha de ouro para o Japão, no Campeonato Mundial de Patinação Artística da ISU 2023. A patinadora japonesa ganhou o título mundial consecutivo na frente da torcida local.

Duas vezes medalhista olímpica, Sakamoto, se tornou a primeira mulher a repetir o Mundial desde que a russa Evgenia Medvedeva conquistou a medalha de ouro, nos mundiais de 2016 e 2017. Lee Hae-in ganhou a prata e Loena Hendrickx o bronze.

A Patinador japonesa Kaori Sakamoto
Fonte: Olympics (2023)

Em uma noite de muitas oscilações, das patinadoras, a atual campeã mundial manteve sua coroa com uma emocionante apresentação. Sakamoto Kaori defendeu seu título com uma patinação sólida, quase perfeita, chegando a fazer um salto triplo no final da sua exibição.

Seus dois programas totalizaram 224,61 pontos, ficando 3,67 pontos à frente de Lee Hae-in, da República da Coreia, que conquistou a medalha de prata, e havia patinado pouco antes de Sakamoto. O pódio foi fechado com a Belga Loena Hendrickx, que conseguiu um total de 210,42 no total das suas apresentações.

Kaori Sakamoto cobriu o rosto quando a sua nota foi anunciada, e não conteve a emoção quando o seu título foi confirmado. Foi um momento de êxtase para a patinadora japonesa. O público foi a loucura quando o locutor anunciou o resultado, foi um campeonato mágico para os anfitriões que abocanharam 3 medalhas de ouro.

Na modalidade dança do gelo, a dupla americana Madison Chock e Evan Bates ganhou o primeiro título mundial, depois de doze anos patinando juntos, eles se tornaram os medalhistas olímpicos mais velhos a vencer um campeonato mundial, totalizando 226,01 pontos entre a dança rítmica e a dança livre. A dupla conquistou a sua primeira medalha de ouro, no torneio, após três medalhas anteriores de prata ou bronze.

Dupla Americana Madison Chock e Evan Bates
Fonte: English News (2023)

Madison Chock e Evan Bates apresentaram uma coreografia inventiva com influências latinas em “Let’s Dance”, de David Bowie e terminaram em primeiro lugar com a melhor pontuação da temporada. Charlene Guignard e Marco Fabbri da Itália ganharam a medalha de prata, Piper Gilles e Paul Poirier do Canadá conquistaram o bronze.

“Não estaríamos aqui hoje sem muitos dos desafios que enfrentamos, não apenas nesta temporada, mas durante toda a nossa carreira”, disse Chock. “Nós realmente perseveramos e mostramos muita coragem, e acho que talvez nosso desempenho hoje tenha sido um pequeno reflexo disso.”

Chock e Bates conquistaram sua quarta medalha em mundiais, e ajudaram os Estados Unidos a baterem o recorde de maior número de medalhas, na dança no gelo, em Mundiais. A vitória dá continuidade ao recente domínio da equipe dos EUA na modalidade. Desde 2005, os Estados Unidos conquistaram 19 medalhas em campeonatos mundiais, na categoria “Dança no gelo”.

REFERÊNCIAS

https://www.detroitnews.com/story/sports/other/2023/03/25/shoma-uno-japan-repeats-world-figure-skating-champion-chock-bates-
https://english.news.cn/20230324/92b6f1af0ade48839d1eeb8eaa53c627/c.html
https://www.goldenskate.com/events/2023-world-figure-skating-championships/
https://japannews.yomiuri.co.jp/sports/figure-skating/20230213-90857/https://www.japantimes.co.jp/sports/2023/03/23/figure-skating/world-figure-skating-championships-kihara-miura/
https://www.nbcsports.com/olympics/news/madison-chock-evan-bates-figure-skating-world-championships-ice-dance
https://olympics.com/en/news/isu-world-figure-skating-championships-2023-all-results-scores-medals
https://olympics.com/pt/noticias/mundial-patinacao-artistica-2023-sakamoto-bicampea
https://olympics.com/en/news/isu-world-figure-skating-championships-2023-uno-shoma-repeats-champion-japandance/70048417007/
https://olympic.ca/2023/03/16/5-things-to-watch-at-2023-world-figure-skating-championships/
https://olympics.com/pt/noticias/mundial-patinacao-artistica-2023-sakamoto-bicampea
https://results.isu.org/events/fsevent00113613.htmhttps://results.isu.org/events/fsevent00113613.htm
https://usfigureskatingfanzone.com/news/2023/3/25/figure-skating-team-usa-wins-two-medals-on-final-day-of-world-championships.aspx
https://www.vogue.com/article/2023-world-figure-skating-championships-update